Perguntas Frequentes

OLÁ, SEJA BEM-VINDO À NOSSA CENTRAL DE AJUDA.

Para ajudar a esclarecer suas dúvidas, temos algumas respostas que podem te ajudar. Escolha um dos temas abaixo, talvez já tenhamos a resposta para você.

1. Coronavírus

  • Saiba mais sobre sintomas, exame, atendimento e prevenção

ABRAMGE

  • O que é ABRAMGE?

    ABRAMGE é Associação Brasileira de Planos de Saúde, o qual congrega planos de saúde e fazem atendimento entre os associados em casos de urgência e emergência, quando o beneficiário está fora de área de abrangência do produto contratado. A listagem dos planos associados e locais de atendimento estão presentes no site desta associação.

    Lembrando que o atendimento é urgência e emergência e quando fora de área de abrangência do produto original. 

    É necessário verificar se na sua carteirinha consta a informação desta cobertura antes de buscar o atendimento.

    Você também pode entrar em contato com o nosso Call Center, através dos telefones abaixo (discagem direta, sem DDD), para esclarecer sua dúvidas:

    Call Center 24h (Capitais): 4002.3633 ou 4020.3633

    Call Center 24h (Pernambuco): 4002.2870 

    Call Center 24h (Interiores e capitais): 0300 313 3633

     

Alteração Cadastral

  • CPF: Como faço para solicitar alteração do CPF cadastrado no meu plano?

    Se o plano é individual (pessoa física):
    Qualquer alteração no contrato deverá ser solicitada pelo titular do plano contratado.
    A solicitação para alteração do CPF pode ser feita presencialmente no Atendimento do Cadastro da sua filial.
    Caso o titular não possa comparecer, outra pessoa, tendo em mãos uma procuração reconhecida em cartório para este fim, poderá solicitar a alteração. Neste caso, é necessário apresentar no Atendimento do Cadastro:
    - Procuração reconhecida em cartório (original ou cópia autenticada);
    - Documento de identificação com foto e CPF do titular;
    - Ter os dados do contrato que deseja fazer a alteração.

    ou 

    O titular do plano também pode entrar em contato com o nosso SAC para realizar a sua solicitação. 

    - Através do nosso atendimento on-line, em nosso chat
    - Hapvida SAC 24h (exclusivo para telefones fixos): 0800 280 9130
    - Hapvida +Odonto SAC 24h: 0800 275 9092

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):
    Por favor entrar em contato com o RH da sua empresa.

    Se o plano é empresa com recibo (pessoa jurídica):
    Seguir a mesma orientação do plano individual.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):
    Por favor entrar em contato com a sua Administradora.

     

     

  • Nome: Como faço para solicitar alteração do nome cadastrado no meu plano?

    Se o plano é individual (pessoa física):
    Qualquer alteração no contrato deverá ser solicitada pelo titular do plano contratado.
    A solicitação para alteração do nome pode ser feita presencialmente no Atendimento do Cadastro da sua filial.
    Caso o titular não possa comparecer, outra pessoa, tendo em mãos uma procuração reconhecida em cartório para este fim, poderá solicitar a alteração. Neste caso, é necessário apresentar no Atendimento do Cadastro:
    - Procuração reconhecida em cartório (original ou cópia autenticada);
    - Documento de identificação com foto e CPF do titular;
    - Ter os dados do contrato que deseja fazer a alteração.

    ou 

    O titular do plano também pode entrar em contato com o nosso SAC para realizar a sua solicitação. 

    - Através do nosso atendimento on-line, em nosso chat
    - Hapvida SAC 24h (exclusivo para telefones fixos): 0800 280 9130
    - Hapvida +Odonto SAC 24h: 0800 275 9092

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):
    Por favor entrar em contato com o RH da sua empresa.

    Se o plano é empresa com recibo (pessoa jurídica):
    Seguir a mesma orientação do plano individual.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):
    Por favor entrar em contato com a sua Administradora.

     

  • Titularidade: Como faço para solicitar alteração de titularidade do meu plano?

    Se o plano é individual (pessoa física):
    Qualquer alteração no contrato deverá ser solicitada pelo titular do plano contratado.
    A solicitação para alteração de titularidade deve ser feita presencialmente no Atendimento do Cadastro da sua filial.Caso o titular não possa comparecer, outra pessoa, tendo em mãos uma procuração reconhecida em cartório para este fim, poderá solicitar a alteração de titularidade. Neste caso, é necessário apresentar no Atendimento do Cadastro:
    - Procuração reconhecida em cartório (original ou cópia autenticada);
    - Documento de identificação com foto de quem receberá a titularidade e da pessoa presente à solicitação;
    - Ter os dados pessoais do titular; 
    - Ter os dados do contrato que deseja fazer a alteração.

    Em caso de falecimento do titular, o dependente do plano deverá se dirigir ao Atendimento do Cadastro da sua filial, substituindo a procuração pelo atestado de óbito do titular do plano. 
    Caso nenhum dependente possa comparecer, outra pessoa poderá solicitar a alteração, apresentando: procuração reconhecida do dependente,  atestado de óbito do titular e os demais documentos.

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):
    Por favor entrar em contato com o RH da sua empresa.

    Se o plano é empresa com recibo (pessoa jurídica):
    Seguir a mesma orientação do plano individual.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):
    Por favor entrar em contato com a sua Administradora.
     

Atendimento Hospitalar

  • Como faço para solicitar prontuário médico?

    O solicitante deve ser o próprio paciente ou responsável legal através de uma procuração reconhecida em cartório para este fim.

    Prazo de entrega: 30 a 45 dias.

    Documentos: RG e CPF do paciente e do responsável que está solicitando. Em caso de óbito, familiar de 1º grau deve levar a certidão de óbito.

    Fortaleza - CE: Deverá comparecer ao setor de arquivo, localizado na Rua Nogueira Acioly, 365, Centro.
    Horário: De segunda a sexta das 08h às 18h. 

    Demais localidades: Deverá comparecer na recepção do hospital onde esteve internado e preencher ficha solicitando o prontuário médico.  
    Horário: De segunda a sexta das 08h às 18h.

  • Como ocorre a marcação de procedimentos no hospital?

    O médico ou secretária do mesmo entra em contato com a central de marcação via telefone ou e-mail para realizar a marcação do procedimento conforme agenda do centro cirúrgico de cada unidade. 
    Após realizar o agendamento com o hospital, o médico ou secretária entra em contato com o paciente para passar as informações do agendamento.
     

  • É permitido acompanhante durante o parto?

    Deve ser acordado com o médico que irá realizar o procedimento. 

  • É permitido fotógrafo particular na hora do parto?

    Deve ser acordado com o médico que irá realizar o procedimento. 

  • No ambulatório do hospital são realizados curativos?

    Aracaju: Curativos são realizados no Hospital Gabriel Soares nos seguintes horários: das 08h às 11h e das 13h às 17h.

    Bahia: Curativos são realizados de acordo com a agenda do médico solicitante.

    Ceará: Curativos são realizados no Hospital Antonio Prudente após avaliação do cirurgião geral. Esse atendimento funciona 24h.

    Maceió: Curativos são realizados no Hospital Maceió. O paciente dá entrada no serviço de urgência e o médico prescreve a realização do curativo. Procedimento é realizado das 08h às 11h e das 14h às 18h.

    Manaus: Curativos são realizados no Hospital Rio Negro de acordo com a orientação médica. 
    Curativos comuns: Todos os dias (inclusive nos finais de semana) 24h. Curativos ortopédicos: De segunda a sexta, das 09h às 19h.

    Mossoró: Curativos são realizados no Hospital Rodolfo Fernandes nos seguintes horários: das 07h às 11h.

    Paraíba: Curativos são realizados no Hospital João Pessoa, somente em pacientes internados.

    Pernambuco: Curativos são realizados na unidade Pronto Atendimento de Caxangá, de segunda a sexta, das 07h às 17h. 
    Observação: O paciente deve apresentar a guia médica de indicação do cirurgião para a realização do procedimento.

    Rio Grande do Norte: Curativos são realizados no Hospital Antonio Prudente de Natal. O paciente dá entrada no serviço de urgência e o médico prescreve a realização do curativo. Os curativos são realizados na sala de PQA.

    Teresina: Curativos são realizados no Hospital Rio Poty. O paciente dá entrada no serviço de urgência e o médico prescreve a realização do curativo. Os curativos são realizados na sala de PQA.    

  • Nos casos de internação, obrigatoriamente o acompanhante tem que ser do mesmo sexo do paciente?

    Orientamos que o acompanhante seja do mesmo sexo, as exceções são tratadas e avaliadas pelo serviço social. 

  • Os hospitais próprios da Hapvida atendem outros convênios?

    Fortaleza – CE: Hospital Antonio Prudente atende os seguintes convênios:
    Allianz, ASSEFAZ, Banco Central, CAFAZ, CAMED, CAPESESP, Cassi, April / Coris Brasil, Embratel / Claro, Telos, AMAP, FACHESF, FAMED, PAME, Petrobras / ASFOR / Petróleo, Petrobras / DISFOR / Distribuidora, Postal Saúde / Correios, Proasa, Vale do Rio Doce.

    Fortaleza – CE: Hospital Luís França atende os seguintes convênios:
    ASSEFAZ, CAFAZ, CAMED, Postal Saúde / Correios, FACHESF, FAMED, Petrobras/ ASFOR / Petróleo, Petrobras / DISFOR / Distribuidora.

    Demais hospitais o atendimento é exclusivo aos clientes do convênio Hapvida.

  • Qual a idade inicial e a idade limite para acompanhante no hospital?

    Inicial - 18 anos.
    Limite - Não há uma idade exata, mas deverá atender as seguintes condições: seja um acompanhante saudável e sem limitações dos movimentos.

Autoatendimento

  • Como faço para usufruir dos serviços disponíveis no aplicativo da Hapvida?

    Baixe nosso app no celular através da Play Store (Android) e App Store (IOS) e siga os seguintes passos:

    1. Clique no botão de barras brancas localizado no canto superior esquerdo;

    2. Vá na opção “Cadastrar Login/Senha”;

    3. Digite o número da sua carteira do plano de saúde ou do plano odontológico;

    4. Digite sua data de nascimento;

    5. Informe seu endereço de e-mail;

    6. Confirme seu e-mail;

    7. Crie uma senha de 06 (seis) dígitos;

    8. Confirme sua senha;

    9. Clique no botão “Prosseguir”. 

    Pronto, seu cadastro será realizado e você terá acesso aos serviços disponíveis no aplicativo pelo tempo que durar o seu contrato.

    OBS: Se você já fez seu cadastro pelo site não precisa realizar novamente, basta usar o mesmo login e senha.

  • Como obtenho minha carteira online?

    Acesse o nosso site, clique em Portal do Cliente e preencha com o seu CPF e data de nascimento. Quando acessar, aparecerá um campo chamado “Carteira Online”, no qual você deve clicar para imprimir a carteira do titular e/ou dependente.

  • Como posso obter a minha carteirinha virtual da Hapvida?

    A carteira é disponibilizada de forma digital através do nosso aplicativo. 

    Baixe nosso app no celular através da Play Store (Android) e App Store (IOS) e siga os seguintes passos:

    1. Clique no botão de barras brancas localizado no canto superior esquerdo;

    2. Vá na opção “Carteirinha Virtual”;

    3. Faça seu login de acesso informando: e-mail ou CPF e senha com 6 dígitos;

    4. Digite o código se segurança que será apresentado;

    5. Clique no botão “Prosseguir”;

    6. Selecione o beneficiário que deseja consultar carteirinha virtual;

    7. Clique no botão “Salvar Carteirinha Virtual”.

    Pronto, sua carteirinha virtual estará disponível.

  • Esqueci minha senha de acesso ao aplicativo da Hapvida. Como devo proceder?

    Siga os seguintes passos:

    1. Clique no botão de barras brancas localizado no canto superior esquerdo;

    2. Selecione a opção “Esqueci Minha Senha”;

    3. Informe o e-mail cadastrado;

    4. Informe a data de nascimento;

    5. Digite o código se segurança que será apresentado;

    6. Clique no botão “Prosseguir”;

    7. Verifique se as informações correspondem ao seu login;

    8. Selecione um número de celular para que seja enviado o código de redefinição da sua senha;

    9. Ao confirmar as informações clique no botão “Prosseguir”. 

     

    Ao receber o código verificador no seu e-mail e no telefone celular você deve:

    1. Digitar o código verificador recebido;

    2. Digitar uma nova senha de 06 (seis) dígitos;

    3. Confirmar a nova senha;

    4. Clicar no botão “Prosseguir”. 

    OBS: Verifique se o e-mail com a informação do código de redefinição da sua senha encontra-se na sua caixa de spam.

  • Não estou conseguindo realizar meu cadastro para ter acesso aos serviços disponíveis no aplicativo. Como devo proceder?

    Certifique-se que os campos foram digitados corretamente:

    1. Verifique se seu CPF ou a carteira hapvida corresponde a data de nascimento informada;

    2. O e-mail não pode ter sido utilizado como acesso em outro contrato;

    3. A senha deve conter apenas 06 (seis) dígitos;

    4. Verifique se a imagem de segurança está preenchida corretamente. 

     

    Se mesmo assim você não consiga criar seu login envie um e-mail para autoatendimento@hapvida.com.br com as seguintes informações:

    1. O endereço de e-mail a ser utilizado para acesso aos serviços do autoatendimento;

    2. O número da sua carteira do plano de saúde ou do plano odontológico;

    3. Seu telefone de contato.

    Em breve entraremos em contato com você.

  • Quais os serviços disponíveis nos canais do Autoatendimento?

    Pensando em proporcionar a melhor experiência para os nossos clientes disponibilizamos os seguintes serviços: 

     - Marcar, desmarcar e visualizar consultas agendadas (hapvida saúde e hapvida +odonto); 

    - Marcar, desmarcar e visualizar resultados de exames;

    - Carteirinha virtual (hapvida saúde e hapvida +odonto);

    - Autorização online de exames e cirurgias;

    - Consultar o guia médico e odonto;

    - Avaliar seus atendimentos médicos e odontológicos com nota a partir de 1 até 5 estrelas.

    Para isso, basta fazer o download do nosso aplicativo disponível na Play Store (Android) e App Store (IOS).

    Você também tem disponível o nosso ChatBot através do nosso site onde você pode marcar e desmarcar consultas e exames, retirar a segunda via do boleto, além de acessar o Chat SAC para tirar dúvidas gerais.

    No site também é possível obter a sua carteirinha online, boleto de pagamento e muitos outros serviços acessando a aba “cliente”.

    Além dos canais digitais, você também conta com os serviços de marcação de consulta, exames, guia médico e boleto de pagamento nos Terminais de Autoatendimento (Totem). 

Autorização

  • Autorização Online: Como faço para autorizar um exame ou cirurgia?

    Sem sair de casa você pode autorizar seu exame e/ou cirurgia. Basta acessar nossas plataformas digitais.
    Entre no site ou em nosso aplicativo e siga os seguintes passos:
    1. Acesse a área do cliente na opção "Solicitar Autorização";
    2. Use seu login e senha (o mesmo login e senha utilizados para os demais serviços);
    3. Uma vez feito o login, selecione o beneficiário que deseja autorização;
    4. Selecione "Criar Nova Solicitação" (preencha o formulário);
    5. Envie fotos legíveis de todas as guias de solicitação médica. Caso possua relatório e exames relacionados à patologia, selecione "Anexar Imagem";
    6. Quando as imagens forem carregadas selecione "Concluir". 

    O processo de avaliação da autorização será iniciado logo depois da sua solicitação ser concluída.
    Depois é só acompanhar sua solicitação na tela de acompanhamento através do protocolo que será fornecido.

  • Não posso comparecer ao posto da Central de Autorização. Como devo proceder?

    Sem sair de casa você pode autorizar seu exame e/ou cirurgia. Basta acessar nossas plataformas digitais.
    Entre no site ou em nosso aplicativo e siga os seguintes passos:
    1. Acesse a área do cliente na opção "Solicitar Autorização";
    2. Use seu login e senha (o mesmo login e senha utilizados para os demais serviços);
    3. Uma vez feito o login, selecione o beneficiário que deseja autorização;
    4. Selecione "Criar Nova Solicitação" (preencha o formulário);
    5. Envie fotos legíveis de todas as guias de solicitação médica. Caso possua relatório e exames relacionados à patologia, selecione "Anexar Imagem";
    6. Quando as imagens forem carregadas selecione "Concluir". O processo de avaliação da autorização será iniciado logo depois da sua solicitação ser concluída;
    7. Depois é só acompanhar sua solicitação na tela de acompanhamento através do protocolo que será fornecido.

    Ou 

    Um representante deve comparecer ao posto de autorização munido de carteira do plano e documentação pessoal do cliente (RG ou CPF), guia de solicitação médica devidamente preenchida, carimbada e assinada pelo médico.

     

    IMPORTANTE: Clientes que necessitem de avaliação da Auditoria Médica ou que necessitem de perícia médica no processo de autorização de cirurgias eletivas, deverão comparecer pessoalmente ao posto de autorização, não podendo ser representados. Os clientes menores de 18 anos deverão estar acompanhados do seu responsável legal. 

  • Onde localizo na guia de solicitação médica a pré-senha?

    Na mesma linha do campo 27 – Descrição há um campo identificado com o nome de pré-senha. A pré-senha é iniciada com uma letra e números. 

    Esse será o número da pré-autorização do seu exame.

  • O que é uma pré-senha?

    A pré-senha é uma pré-autorização. A pré-senha é gerada no ato da consulta com o médico. Quando é feita a solicitação do exame em sistema, caso não haja nenhuma restrição, o sistema gera uma pré-senha automaticamente. 

    O cliente munido dessa pré-autorização precisa apenas agendar a data para realização do procedimento e esse agendamento pode ser feito nos seguintes canais de atendimento:

    1. No site, na aba do “Cliente” e em seguida “Exames”;

    2. No site, através do nosso ChatBot de marcação;

    3. No aplicativo, na opção “Marcar Exame”;

    4. No Call Center de 06:00 às 22:00 (discagem direta, sem DDD) através dos números 4002.3633 ou 4020.3633 para as capitais, 4002.2870 somente para Pernambuco e 0300 313 3633 para interiores e capitais. 

  • Preciso autorizar meus exames de laboratório?

    Exames laboratoriais (exceto exames de genética e teste do pezinho) não necessitam de autorização. Para realizar esses exames basta se dirigir a um de nossos postos de coleta com o pedido médico e a documentação de identificação necessária. 

  • Quais situações há necessidade do comparecimento a um posto da Central de Autorização do plano?

    A solicitação de autorização presencial será necessária caso haja algum impedimento no uso dos canais de autoatendimento, casos que necessitem de avaliação da Auditoria Médica ou que necessitem de perícia médica. Como exemplos podemos citar a análise da carência contratual para realização do procedimento, exclusões contratuais e Cobertura Parcial Temporária (CPT). 

    Para essas análise é indispensável a apresentação da guia médica devidamente preenchida, carimbada e assinada pelo médico solicitante.

  • Qual documentação devo apresentar para autorizar os meus procedimentos?

    Você deve apresentar a carteirinha de cliente do plano, documento de identificação com foto e guia da Hapvida devidamente preenchida e carimbada pelo médico.

    Quando se tratar de exames e/ou cirurgias complexas, apresentar laudos dos exames comprobatórios para realização do procedimento.

  • Qual o prazo de validade de uma senha de autorização?

    O prazo de validade é de 60 (sessenta) dias a partir da data de autorização do procedimento, podendo ser revalidada por mais 30 (trinta) dias.  

    Você pode revalidar a senha através do nosso Call Center (discagem direta, sem DDD) através dos números 4002.3633 ou 4020.3633 para as capitais, 4002.2870 somente para Pernambuco e 0300 313 3633 para interiores e capitais.

  • Todo procedimento necessita de uma autorização prévia?

    Não. Nem todo procedimento necessita de autorização prévia. 

    Exames de imagem e laboratoriais (exceto exames de genética e teste do pezinho) são autorizados no ato da realização do procedimento, não havendo necessidade do cliente se dirigir a um dos nossos postos de autorização ou solicitar autorização através do nosso site ou aplicativo. 

    Além disso, para alguns procedimentos, o médico já fornece ao paciente uma guia de solicitação de exames com uma pré-senha.

Bebê Hap

  • O que é o Bebê Hap?

    Plano Com Obstetrícia:
    A(o) cliente que tiver o plano Hapvida, com obstetrícia e com carência cumprida para parto, terá até 30 (trinta) dias, do nascimento ou da adoção de seu filho, para fazer a inclusão da criança no plano Hapvida e torná-lo um “Bebê Hap”. Com isso, o bebê não cumprirá qualquer tipo de carência.
     
    No caso de plano empresarial (pessoa jurídica), a inclusão do recém-nascido deverá ser realizada diretamente com o RH da sua empresa, em até 30 dias do nascimento da criança.
     
    Lembre-se: O prazo é, de no máximo, 30 dias do nascimento ou da adoção. Caso você perca o prazo, já não será possível a inclusão do seu filho como “Bebê Hap”. Ele poderá ser incluído no plano Hapvida como seu dependente, porém deverá cumprir todas as carências descritas no contrato. 
     
    Plano Sem Obstetrícia:
    Se você é cliente (independente do sexo) do Hapvida, mas o seu plano não tem cobertura para o módulo obstetrícia, faça a adesão da cobertura obstétrica antes do nascimento ou da adoção da criança, para que o seu bebê possa ser beneficiado com o tempo de carência a partir da adesão do módulo obstetrícia.

  • Qual a documentação necessária para a inclusão do bebê no plano?

    Plano Individual: Caso o titular do plano não possa comparecer à nossa administração para a inclusão do bebê, deverá encaminhar uma declaração escrita a próprio punho, assinada com reconhecimento de firma em cartório, autorizando a inclusão do bebê. Também é necessário apresentar cópia do RG e certidão de nascimento do bebê. Caso possa comparecer, deverá apresentar o seu RG e a carteira do plano Hapvida.

    A(o) cliente receberá boleto para pagamento da primeira mensalidade do bebê, de acordo com a tabela vigente,  e o pagamento deverá ser efetuado nas redes bancárias, casas lotéricas ou correspondentes bancários.

     Plano Empresa: A(o) cliente deve se dirigir ao setor de RH da sua empresa, pois a inclusão do bebê será feita pela própria empresa.
     

Biometria

  • Caso a minha digital não seja reconhecida, onde posso recadastrar?

    Nos locais que possuem Setor de Digitais.
    De segunda a quinta, das 7h às 17h30. 
    Na sexta-feira, das 7h às 16h30.

    ARACAJU – SE
    Rua Campos, 927, São José

    BELÉM - PA                        
    Travessa Lomas Valentino, 1140, Pedreira

    CAMPINA GRANDE – PB
    Rua Severino Cruz, 277, Centro

    FORTALEZA – CE
    Av. Heráclito Graça, 406, Centro

    JOÃO PESSOA – PB
    Av. Júlia Freire, 1058, Expedicionários 

    JOINVILLE – SC
    Rua Itaiópolis, 128, América

    JUAZEIRO DO NORTE – CE
    Rua Padre Cícero, 529, Centro

    MACEIÓ – AL
    Rua Ivan Wolf, 09, Farol

    MANAUS – AM
    Av. João Valério, 60, São Geraldo
    Av. Silves, 1658, Crespo
    Av. Duque de Caxias, 1905, Praça 14 de Janeiro

    MOSSORÓ – RN
    Av. Augusto Severo, 237, Centro

    NATAL – RN
    Rua Felipe Camarão, 417, Cidade Alta
    Rua Presidente Quaresma, 967, Alecrim
    Rua Dr. João Medeiros Filho, 301, Igapó
    Av. Tomaz Landim, 1022, Jardim Lola, São Gonçalo do Amarante - RN

    RECIFE – PE
    Rua Pacífico dos Santos, 25, Paissandu
    Av. Presidente Vargas, 428 , Cabo de Santo Agostinho 
    No Cabo de Santo Agostinho, o recadastramento é de segunda a quinta, das 7h às 11h30 e de 13h às 16h30. Na sexta-feira, de 7h às 11h30 e de 13h às 15h30.

    SALVADOR – BA
    Rua Frederico Simões, 98, Ed. Advanced Trade, Caminho das Árvores
    Av. Radial B, S/N – Alto da Cruz – Camaçari/BA
    Rua Professor Edelvira de Oliveira, 140, Centro - Feira de Santana/BA

    SÃO LUIS – MA
    Av. Kennedy, 1620, Fatima

    SOBRAL – CE
    Rua Coronel Frederico Gomes, 21, Centro

    TERESINA – PI
    Rua Eliseu Martins, 1672, Centro 

  • Como é realizado o cadastro da Biometria Digital?

    Realizado no 1º atendimento médico, sendo obrigatório entre as idades de 04 à 79 anos.

  • Como é realizado o cadastro da Biometria Facial?

    Realizado no 1º internamento ou no 1º atendimento em uma das nossas Hapclínicas, após 5 tentativas frustradas da digital. Sendo obrigatório a partir de 03 anos de idade.

  • Onde posso cadastrar a digital e qual a documentação necessária?

    A digital é cadastrada no primeiro atendimento, em qualquer prestador da Rede Própria ou Rede Credenciada e o cliente terá que apresentar a seguinte documentação:

    Adulto
    Carteira do Plano (Se possuir);
    Documento oficial com foto (RG, Carteira Profissional, Identidade Militar ou Habilitação).

    Menor de 18 anos
    Carteira do Plano (Se possuir);
    Documento (RG, Certidão de Nascimento);
    Documento do responsável legal maior de 18 anos (RG, Carteira Profissional, Identidade Militar ou Habilitação).
     

  • Qual a finalidade da Biometria Digital?

    É o mecanismo, utilizado pela operadora, para identificar o cliente e confirmar a realização do atendimento. 

  • Sou o titular do plano, posso cadastrar minha digital no lugar da digital do meu dependente?

    Não. Cada cliente deve cadastrar a sua digital, que é sua identificação individual.

  • Tenho consulta marcada, e minha digital não foi reconhecida, terei direito ao atendimento?

    Sim, desde que esteja portando o documento de identificação com foto.

    Para cliente menor de 18 anos de idade que não possui o RG, a certidão de nascimento e o documento de identificação do responsável legal, são obrigatórios.

    Caberá ao atendente da unidade de atendimento seguir os protocolos internos para que seu atendimento seja realizado. 

     

    OBS: É de extrema importância que logo após o atendimento você compareça em uma de nossas Centrais de Atendimento para realizar o recadastramento da sua digital.

Canal de comunicação para clientes no exterior

Cancelamento

  • Cancelar o plano exime o cliente do pagamento?

    Para o período seguinte, sim.
    Para os serviços já executados até a data da solicitação do cancelamento, incluindo período de cobertura ao qual não foi solicitado serviço, faz-se necessário pagamento dos vencimentos, como uma fatura normal, inclusive relativos a coparticipação.
     

  • Com o cancelamento do plano e na necessidade de uma nova adesão em um novo contrato, como ficará a carência?

    - Novo cumprimento de períodos de carência;

    - Perda do direito ao exercício da portabilidade de carências (quando aplicável);

    - No preenchimento de nova declaração de saúde e, caso haja doença ou lesão preexistente (DLP), no cumprimento de cobertura parcial temporária (CPT), por um período ininterrupto de até 24 meses, a partir da data da contratação ou adesão em novo plano, a suspensão de: procedimentos de alta complexidade (PAC), leitos de alta tecnologia e procedimentos cirúrgicos;

    - Perda imediata do direito de remissão, quando houver, devendo o cliente arcar com o pagamento de um novo contrato de plano de saúde que venha a contratar.

    OBS: Remissão é a continuidade do atendimento aos dependentes após a morte do titular, por períodos que variam entre 3 e 5 anos, sem cobrança de mensalidades, constante em alguns contrato de planos de saúde.

  • Como faço para cancelar meu contrato ou excluir alguém do contrato?

    Qualquer alteração no contrato deverá ser solicitada pelo titular do plano contratado.

    - O cancelamento do contrato e/ou exclusão de dependente(s) pode ser feito presencialmente em uma de nossas Centrais de Atendimento;

    - Por meio de atendimento telefônico, através dos números  4020-1885 (contratos de assistência médica com ou sem odontologia) e 4020-3255 (contratos de assistência exclusivamente odontológica). O horário de funcionamento é de 8h às 20h de segunda a sexta e de 8h às 16h aos sábados (exceto aos domingos e feriados nacionais); 

    - Por meio da página da Hapvida (www.hapvida.com.br) , mediante acesso PIN-SS ( Portal de Informações do Beneficiário), no seguinte link: https://www.hapvida.com.br/pls/webhap/pk_portal_transparente.login.

    Para mais orientações você pode entrar em contato com o nosso atendimento on-line através do nosso chat ou entrar em contato com o nosso SAC. Hapvida SAC 24h (exclusivo para telefones fixos): 0800 280 9130. Hapvida +Odonto SAC 24h: 0800 275 9092.

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):
    Por favor entrar em contato com o RH da sua empresa.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):
    Por favor entrar em contato com a sua Administradora.

  • Depois de solicitado cancelamento, qual o prazo para ele efetivamente ser cancelado?

    A solicitação de cancelamento do contrato ou exclusão de dependente(s) ocorre a partir da ciência da operadora ou da Administradora de Beneficiários.

     

  • Quem poderá solicitar o cancelamento do plano?

    Se o plano é individual (pessoa física):
    Esse serviço é regulamentado conforme a ANS e trata-se de uma rescisão unilateral do(s) contrato(s) de plano de saúde, devendo ser realizado apenas a pedido do cliente titular do plano.

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):
    Por favor entrar em contato com o RH da sua empresa.

    Se o plano é empresa com recibo (pessoa jurídica):
    Seguir a mesma orientação do plano individual.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):
    Por favor entrar em contato com a sua Administradora.

  • Quem poderá solicitar o cancelamento do plano, no caso de falecimento do titular do plano?

    Se o plano é individual (pessoa física):

    - Caso o paciente falecido for o titular do plano, o cancelamento poderá ser solicitado por um familiar próximo, mediante apresentação da cópia do documento de identificação do titular juntamente com a certidão de óbito no setor de Atendimento do Cadastro da sua filial.

    Se na localidade não houver setor de Atendimento do Cadastro, o cancelamento do contrato poderá ser feito em uma de nossas Centrais de Atendimento; 

    - Por meio de atendimento telefônico, através dos números  4020-1885 (contratos de assistência médica com ou sem odontologia) e 4020-3255 (contratos de assistência exclusivamente odontológica). O horário de funcionamento é de 8h às 20h de segunda a sexta e de 8h às 16h aos sábados (exceto aos domingos e feriados nacionais);

    Para mais orientações você pode entrar em contato com o nosso atendimento on-line através do nosso chat ou entrar em contato com o nosso SAC. Hapvida SAC 24h (exclusivo para telefones fixos): 0800 280 9130. Hapvida +Odonto SAC 24h: 0800 275 9092.

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):

    Por favor entrar em contato com o RH da empresa.

    Se o plano é empresa com recibo (pessoa jurídica):

    Seguir a mesma orientação do plano individual.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):

    Por favor entrar em contato com a Administradora. 

  • Reativação de contrato individual cancelado:

    O titular do plano deve entrar em contato com o nosso SAC para realizar a sua solicitação. 
    Hapvida SAC 24h (exclusivo para telefones fixos): 0800 280 9130
    Hapvida +Odonto SAC 24h: 0800 275 9092

    Também pode entrar em contato com o nosso atendimento on-line através do nosso chat.

Carência

  • O que é carência?

    É o tempo de plano a ser cumprido para começar a utilizar os benefícios médicos do seu plano de saúde. Esses prazos estão estipulados na cláusula “DAS CARÊNCIAS” do seu contrato. 

    Assim como ocorre no plano de saúde, no plano odontológico os períodos de carência são informados no contrato.

    A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) define carência como período para começar a usar o plano.

  • Quais são os prazos de Carência?

    Esses prazos estão estipulados na cláusula “DAS CARÊNCIAS” no seu contrato firmado com o Hapvida.

  • Qual é o prazo de carência para o plano odontológico?

    Atendimento de urgência ou emergência são fornecidos a partir de 24 horas após a efetivação do contrato. Para início do tratamento eletivo é necessário que o cliente tenha cumprido o prazo de carência de 60 (sessenta) dias.

Centrais de Atendimento

  • Cadastro: Endereços de Atendimento do Cadastro:

    Endereços de Atendimento do Cadastro

    ARACAJU - SERGIPE
    Rua Campos do Brito, 1180, São José
    Horário: segunda a quinta 08:00 às 18:00h. Sexta: 08:00 às 17:00h.

    BELÉM  - PARÁ
    Travessa Lomas Valentina, 1176, Pedreira
    Horário: segunda a quinta 08:00 às 17:30h. Sexta: 08:00 às 16:30h. 

    CAMPINA GRANDE – PARAÍBA
    Rua Dr. Severino Cruz, 277, Centro
    Horário: Horário: segunda a quinta: 08:00hs ás 11:00hs / 12:00 ás 18:00h. Sexta: 08:00 ás 11:00hs / 13:00 ás 17:00h.

    FORTALEZA - CEARÁ
    Av. Heráclito Graça, 406, Centro
    Horário: segunda a quinta 07:00 às 17:30h. Sexta: 07:00 às 16:30h.

    JOÃO PESSOA - PARAÍBA
    Av. Julia Freire, n°1058, Expedicionários
    Horário: segunda a quinta: 08:00hs ás 12:00hs / 13:00 ás 16:00h. Sexta: 08:00 ás 12:00hs / 13:00 ás 15:00h. 

    JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ
    Rua Padre Cícero, 529, Centro
    Horário: segunda a sexta: 08:00hs ás 12:00hs / 14:00 ás 18:00h. 

    MACEIÓ - ALAGOAS
    Rua Ivan Wolf, n°09, Pinheiro
    Horário: segunda a quinta 07:00 às 17:30h. Sexta: 07:00 às 16:30h. 

    MANAUS - AMAZONAS
    Rua João Valério, 60, São Geraldo
    Horário: segunda a quinta 07:00 às 17:30h. Sexta: 07:00 às 16:30h / sábado: 07: às 11:00h. 

    MOSSORÓ  - RIO GRANDE DO NORTE
    Rua Augusto Severo, 273, Centro
    Horário: segunda a quinta 07:30 às 12:00 / 13:00 às 17:30h. Sexta: 07:30 às 12:00 / 13:00 às 16:30h.

    NATAL - RIO GRANDE DO NORTE 
    Rua Felipe Camarão, 417, Cidade Alta
    Horário: segunda a quinta 08:00 às 18:00h. Sexta: 08:00 às 17:00h.

    RECIFE  - PERNAMBUCO
    Rua Pacífico dos Santos, 25, Paissandu
    Horário: segunda a quinta 07:00 às 17:30h. Sexta: 07:00 às 16:30h. 

    SALVADOR - BAHIA
    Frederico Simões, n°98, Ed. Advanced Trade, Caminho das Árvores
    Horário: segunda a quinta 07:00 às 17:30h. Sexta: 07:00 às 16:30h.

    SÃO LUÍS  - MARANHÃO
    Av. Guaxenduba, 260, Centro
    Horário: segunda a quinta 07:00 às 17:00h. Sexta: 07:00 às 16:00h. 

    TERESINA - PIAUÍ
    Rua Eliseu Martins, 1672, Centro
    Horário: segunda a quinta: 07:30h ás 12:00h / 13:00 ás 17:30h. Sexta: 07:30 ás 12:00h / 13:00 ás 16:30h.

  • Digital: Endereços para recadastramento da digital:

    Nos locais que possuem Setor de Digitais, os horários de atendimento são:
    De segunda a quinta, das 7h às 17h30. 
    Na sexta-feira, das 7h às 16h30.

    ARACAJU – SE
    Rua Campos, 927, São José

    BELÉM - PA                         
    Travessa Lomas Valentino, 1140, Pedreira

    CAMPINA GRANDE – PB
    Rua Severino Cruz, 277, Centro

    FORTALEZA – CE
    Av. Heráclito Graça, 406, Centro

    JOÃO PESSOA – PB
    Av. Júlia Freire, 1058, Expedicionários

    JOINVILLE – SC
    Rua Itaiópolis, 128, América

    JUAZEIRO DO NORTE – CE
    Rua Padre Cícero, 529, Centro

    MACEIÓ – AL
    Rua Ivan Wolf, 09, Farol

    MANAUS – AM
    Av. João Valério, 60, São Geraldo
    Av. Silves, 1658, Crespo
    Av. Duque de Caxias, 1905, Praça 14 de Janeiro

    MOSSORÓ – RN
    Av. Augusto Severo, 237, Centro

    NATAL – RN
    Rua Felipe Camarão, 417, Cidade Alta
    Rua Presidente Quaresma, 967, Alecrim
    Rua Dr. João Medeiros Filho, 301, Igapó
    Av. Tomaz Landim, 1022, Jardim Lola, São Gonçalo do Amarante - RN

    RECIFE – PE
    Rua Pacífico dos Santos, 25, Paissandu
    Av. Presidente Vargas, 428 , Cabo de Santo Agostinho 
    No Cabo de Santo Agostinho, o recadastramento é de segunda a quinta, das 7h às 11h30 e de 13h às 16h30. Na sexta-feira, de 7h às 11h30 e de 13h às 15h30.

    SALVADOR – BA
    Rua Frederico Simões, 98, Ed. Advanced Trade, Caminho das Árvores
    Av. Radial B, S/N – Alto da Cruz – Camaçari/BA
    Rua Professor Edelvira de Oliveira, 140, Centro - Feira de Santana/BA

    SÃO LUIS – MA
    Av. Kennedy, 1620, Fatima

    SOBRAL – CE
    Rua Coronel Frederico Gomes, 21, Centro

    TERESINA – PI
    Rua Eliseu Martins, 1672, Centro 

     

Consultas

  • Após consulta oftalmológica, uma vez receitado os óculos de grau, no caso de revisão destes óculos, será necessário marcar uma nova consulta com o oftalmologista?

    Não, basta que você se dirija ao mesmo local da consulta oftalmológica, com os óculos e a receita, de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.

  • Como posso ver os médicos da Rede Própria de Atendimento do Hapvida?

     Acesse o Guia Médico Online e tenha a listagem completa de médicos, clínicas, laboratórios e hospitais do Hapvida.

    O guia médico também está disponível no nosso APP:

    Clique para baixar:

    Google Play 

    App Store 

    Windows Store 

  • Não vou poder comparecer à minha consulta, como faço para desmarcá-la?

    Você pode desmarcar sua consulta através do nosso site, aplicativo Hapvida, terminais de autoatendimento (Totens) na nossa rede própria (clique aqui) ou ligando para o nosso Contact Center 24h (discagem direta, sem DDD) através dos números 4002.3633 e 4020.3633 para as capitais; 4002.2870,somente para Recife; e 0300 313 3633 para cidades do interior.

    Saiba mais no nosso vídeo:

  • No dia da consulta, com quanto tempo de antecedência devo chegar para o atendimento?

    O ideal é que você chegue 15 minutos antes do horário marcado.

  • Onde posso marcar a minha consulta?

    Você tem várias opções para marcar sua consulta:

    - Pelo nosso aplicativo HAPVIDA. 

    Clique nas opões abaixo para baixar:

    Google Play 

    App Store 

    Windows Store 

    - No site do Hapvida, acessando Marcação de Consultas

    -Terminais de Autoatendimento, em todas as unidades Hapvida (Totens).

    -Contact Center 24h (discagem direta, sem DDD) através dos números, 4002.3633 e 4020.3633 para as Capitais; 4002.2870 somente para Recife; e 0300 313 3633 para quem está no interior.

    Veja o video com mais orientações:

  • Tenho uma consulta de retorno, é necessário marcar?

    Sim, toda consulta tem que ser marcada através site do Hapvida, digitando www.hapvida.com.br e escolhendo o menu Marcar / Visualizar Consulta ou através do Contact Center no número 4002.3633. A exceção é para as consultas obstétricas, que a marcação do retorno acontece na própria Hapclínica.

Convênio Hapvida e Pague Menos

  • A partir de quanto tempo de plano o desconto com a Pague Menos pode ser utilizado?

    A partir de 15 dias do início do contrato o cliente já pode comprar medicamentos com o desconto do convênio. Basta se dirigir a qualquer farmácia Pague Menos e informar o CPF do titular do contrato antes de passar no caixa. 
    Mas lembre-se, este benefício são para os clientes Hapvida cadastrados no programa de Fidelidade da Pague Menos na categoria “SEMPRE AZUL”.

  • Como é o convênio entre o Hapvida e a Farmácia Pague Menos?

    Trata-se de uma parceria onde os clientes Hapvida poderão ser beneficiados com descontos nos medicamentos que fazem parte do Programa de Fidelidade da Farmácia Pague Menos.

  • Como sei qual a minha categoria no programa de fidelidade da Farmácia Pague Menos ?

    Na própria Farmácia Pague Menos os clientes devem ser informados sobre sua categoria: SEMPRE AZUL, SEMPRE OURO e SÊNIOR. 
    Clientes da categoria SEMPRE OURO e SÊNIOR terão o desconto direto da própria Pague Menos, desta forma, não terão  o desconto pelo Convênio Hapvida. 

  • Como sei se faço parte do convênio Hapvida e Farmácia Pague Menos?

    A Pague Menos possui 3 (três) perfis de clientes em seu programa de fidelidade: SEMPRE AZUL, SEMPRE OURO e SÊNIOR. 
    Os clientes Hapvida cadastrados no programa de Fidelidade da Pague Menos na categoria “SEMPRE AZUL” serão beneficiados com um maior desconto nos medicamentos que fazem parte do programa de fidelidade da farmácia. 
    Para saber se você faz parte do programa, forneça o número do CPF do titular do plano na própria farmácia. 

Formas de Contratação do Plano

  • Quais as formas de contratação do plano de saúde e plano odontológico?

    A contratação dos planos de saúde e planos odontológicos podem ser:

    INDIVIDUAL ou FAMILIAR

    O plano individual ou familiar é aquele contratado individualmente por uma pessoa física, em seu benefício próprio e/ou de seu grupo familiar. 

    Características:

    Adesão: Livre.

    Cobrança: Diretamente ao consumidor pelo plano de saúde e plano odontológico. 

     

    COLETIVO EMPRESARIAL

    O plano coletivo empresarial é aquele contratado por uma pessoa jurídica, para oferecer serviços de assistência à saúde e/ou odontológica à população a ela vinculada.

    Características:

    Adesão: Exige vínculo com pessoa jurídica por relação empregatícia (empresa) ou estatutária (órgão de administração pública).

    Cobrança: Diretamente à pessoa jurídica contratante do plano de saúde e plano odontológico. 

     

    COLETIVO POR ADESÃO

    O plano coletivo por adesão é aquele contratado por uma pessoa jurídica de caráter profissional, classista ou setorial (conselhos profissionais, sindicatos, entidades estudantis, associações etc.). 

    O plano coletivo por adesão também é aquele contratado através de administradoras de benefícios.

    Características:

    Adesão: Exige vínculo com associações profissionais, sindicatos ou administradoras de benefícios.

    Cobrança: Diretamente à pessoa jurídica ou administradora contratante do plano de saúde e plano odontológico.

Glossário

  • Glossário de especialidades em saúde:

    Especialidades médicas, odontológicas e da área de saúde:

    Acupuntura: Ramo da medicina que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos no corpo para obter efeito terapêutico.

    Alergologia e Imunologia: Especialidade específica que trata de alergias e do sistema imunológico.

    Anestesiologia: Ramo da medicina que estuda e proporciona ausência ou alívio da dor.

    Angiologia: É a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos.

    Cardiologia: Tratamento das doenças do coração.

    Cardiologia Pediátrica: Diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração em crianças.

    Cirurgia Cardiovascular: É a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico das doenças do coração. 

    Cirurgia Buco Maxilo Facial: Tratamento odontológico na região do osso hióide e do osso frontal. 

    Cirurgia da Mão: É a especialidade médica que se ocupa da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das patologias que acometem as mãos.

    Cirurgia de Cabeça e Pescoço: Especialidade médica que se ocupa da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das patologias que acometem tecidos moles da região da cabeça e do pescoço.

    Cirurgia Cardíaca: Procedimento cirúrgico no coração e/ou grandes vasos.

    Cirurgia do Aparelho Digestivo: Ramo da medicina que estuda, sob o ponto de vista cirúrgico, as doenças que são oriundas dos órgãos responsáveis pela digestão.

    Cirurgia Ginecológica: Refere-se a cirurgia realizada no trato genital das mulheres.

    Cirurgia Geral: Tratamento cirúrgico, principalmente da parte abdominal.

    Cirurgia Odontológica: É a especialidade relacionada ao tratamento cirúrgico da cavidade bucal, realizada em consultório odontológico.

    Cirurgia Oncológica: Especialidade médica responsável por realizar o tratamento cirúrgico dos diversos tipos de câncer. 

    Cirurgia Oncológica: Especialidade médica responsável por realizar o tratamento cirúrgico dos diversos tipos de câncer. 

    Cirurgia Pediátrica: Cirurgia em crianças.

    Cirurgia Plástica: Intervenção cirúrgica para correção de lesões deformantes, defeitos congênitos ou adquiridos.

    Cirurgia Torácica: Tratamento de patologias pulmonares e torácicas passíveis da abordagem cirúrgica.

    Cirurgia Vascular: Tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos.

    Cirurgia Vascular Periférica: Cirurgia realizada para o tratamento de varizes e veias.

    Clínica Médica: Tratamento clínico de doenças diversas.

    Coloproctologia: É uma especialidade médica cirúrgica das doenças do intestino grosso (cólon), do reto e ânus. 

    Dentista: Ou odontologia estética é o ramo da odontologia que atua na área da cosmética e restauração dental. Entre outros serviços, os profissionais desta especialidade tratam de clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações estéticas.

    Dermatologia: Diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem a pela.

    Endocrinologia e Metabologia: Estudo do funcionamento dos hormônios/glândulas no organismo humano.

    Endocrinologia Pediátrica: Estudo do funcionamento dos hormônios/glândulas nas crianças.

    Endodontia: Especialista no tratamento de canais e lesões provocadas por infecções no nervo do dente. 

    Endoscopia: Especialidade médica que se ocupa de obter imagens diagnósticas utilizando-se de um endoscópio.

    Fisioterapeuta: Especialista focado no estudo, diagnóstico, prevenção e reabilitação dos pacientes que possuam algum distúrbio de movimento ou funcionamento (cinético funcional) dos órgãos ou sistemas corporais.

    Fonoaudiologia:  Área especializada nos distúrbios da linguagem/comunicação.

    Gastroenterologia: Tratamento das doenças do sistema digestivo.

    Gastroenterologia Pediátrica: Tratamento das doenças dos sistema digestivo em crianças.

    Genética Médica: Utilização de várias técnicas para a identificação de doenças genéticas.

    Geriatria: Ramo da medicina que enfoca o estudo, prevenção e tratamento das doenças e da incapacidade em idades avançadas.

    Ginecologia e Obstetrícia: Pré-natal, partos e doenças do aparelho genital feminino.

    Hematologia e Hemoterapia: Área especializada nas doenças e emprego terapêutico do sangue.

    Homeopatia: Trata as diversas doenças através da medicina natural.

    Homeopatia Pediátrica: Método terapêutico natural em crianças.

    Infectologia: Ramo da medicina que estuda as doenças infecto contagiosas.

    Mastologia: Ramo da medicina que  trata as doenças das mamas.

    Medicina de Família e Comunicada: Especialidade médica que presta assistência a saúde de forma continuada e centrada na pessoa, com foco na família e orientada para a comunidade. 

    Medicina Intensiva: É a especialidade médica dedicada ao suporte  a vida ou suporte de sistemas e órgãos em pacientes em estado crítico, que necessitam de um acompanhamento intensivo e monitorado.

    Medicina Nuclear: Especialidade médica que utiliza materiais radioativos com finalidade diagnóstica e terapêutica.

    Nefrologia: Ramo da Medicina que trata das doenças dos rins.

    Nefrologia Pediátrica: Área especializada em doenças dos rins em crianças.

    Neurocirurgia: É a especialidade médica que trata de doenças do sistema nervoso central e periférico, traumas crânio-encefálicos e raqui-medulares passíveis de abordagem cirúrgica. 

    Neurologia: É a especialidade médica especializada no estudo do sistema nervoso (central e periféricos). 

    Nutrologia: É a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar.

    Nutrição: Ciência que estuda os alimentos e suas relações com a saúde.

    Oftalmologia: Tratamento de doenças dos olhos.

    Odontologia Clínica: Especialista na identificação e diagnóstico de problemas bucais e problemas odontológicos básicos.

    Odontopediatria: Atendimento a crianças e adolescentes, utilizando técnicas de prevenção para evitar o aparecimento de cáries e para a correção dos dentes entre outros.

    Oncologia Clínica: Ramo da medicina que trata dos tumores, incluindo o estudo de seu desenvolvimento, diagnóstico, tratamento e prevenção.

    Ortodontia: Especialista na instalação de aparelhos fixos e removíveis para correção dos dentes. 

    Ortopedia e Traumatologia: Tratamento de doenças dos ossos e articulações, fraturas, deslocamento repentino e contusões.

    Ortopedia Pediátrica: Especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações em crianças.

    Otorrinolaringologia: Tratamento de doenças do ouvido, nariz e garganta.

    Patologista: É o especialista pelos diagnósticos anatomopatológicos.

    Pediatria: Especialidade médica dedicada a assistência a saúde infantil.

    Periodontia: Especialista no tratamento das estruturas de suporte (ossos) e proteção (gengiva e mucosa) dos dentes. 

    Pneumologia: Tratamento de doenças do pulmão.

    Pneumologia Pediátrica: Tratamento de doenças do pulmão em crianças.

    Proctologia: Tratamento de doenças do intestino grosso, reo e ânus.

    Prótese Odontológica: Especialista nas restaurações extensas e substituição de um ou mais dentes por meio de serviços envolvendo um protético. Exemplos de próteses: coroas, dentaduras, próteses-fixas/móveis.

    Psiquiatria: Tratamento de doenças mentais e do comportamento.

    Radiologia e Diagnóstico por Imagem: É a especialidade médica que se dedica ao estudo e emprego dos exames de imagem com fins diagnósticos.

    Radiologia Odontológica: É a especialidade que se dedica ao estudo dos exames radiológicos empregados para diagnóstico e orientação dos tratamentos de cáries e canais, no planejamento de cirurgias, tratamentos ortodônticos, protéticos entre outros.

    Radioterapia: É uma especialidade médica focada no tratamento oncológico utilizando radiação ionizante.

    Reumatologia: Estudo das doenças que acometem os tecidos conjuntivos.

    Terapia Ocupacional: É uma área voltada aos estudos, a prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras.

    Urologia: Tratamento das doenças das vias urinárias.

Hapvida+Odonto

  • Como faço para marcar minha consulta odontológica?

    As consultas podem ser marcadas pelo site https://www.hapvida.com.br/site/maisodonto, terminais de autoatendimento (Totens) presentes em nossa rede de atendimento ou através do Call Center 24h no número 4002 2722 (Capitais e Região Metropolitana) ou 0300.313.9094 (Outras localidades). 
     

  • Como faço para saber sobre a cobertura do meu plano odontológico?

    Os dados sobre cobertura contratual podem ser acessados via campo CLIENTE na área PIN-SS (Portal de Informações do Beneficiário da Saúde Suplementar) em nosso site www.hapvida.com.br. 

    Caso permaneça alguma dúvida, pedidos que entre em contato conosco nos números abaixo: 
    Call Center (Capitais): 4002.2722 
    Call Center (Interior): 0300 313.9094 

  • Não vou poder comparecer à minha consulta odontológica, como faço para desmarcá-la?

    Você pode desmarcar sua consulta através do nosso site https://www.hapvida.com.br/site/maisodonto, terminais de autoatendimento (Totens) presentes em nossa rede de atendimento ou através do Call Center 24h no número 4002 2722 (Capitais e Região Metropolitana) ou 0300.313.9094 (Outras localidades). 
     

  • No dia da minha consulta odontológica, que documentação devo levar?

    Você deve levar documento com foto. Dê preferência ao RG.  
    Certidão de Nascimento para menores de 18 anos que não possuem carteira de identificação com foto, junto com a identidade do responsável.
     

  • O dentista que realiza meu tratamento hoje não é credenciado ao Hapvida +Odonto. Como devo proceder?

    Agende sua consulta em nossa rede credenciada, onde você poderá dar continuidade ao seu tratamento na especialidade desejada.
     

  • Onde posso encontrar a rede credenciada do Hapvida+Odonto?

    Acesse o nosso site https://www.hapvida.com.br/maisodonto ou infome-se pelo telefone no número 4002.2722.

  • Quais procedimentos posso realizar na urgência?

    Qualquer procedimento que cause dor, entre eles: controle de hemorragias, drenagem de abscessos, fraturas dentárias, e reimplantes de dentes avulsionados.

    Não serão realizados na urgência procedimentos eletivos como canais, restaurações e demais onde o beneficiário pode se programar para tratar.

  • Qual é o prazo de carência para o plano odontológico?

    Atendimentos de urgência ou emergência são fornecidos a partir de 24 horas após a efetivação do contrato. Para início do tratamento eletivo é necessário que o cliente tenha cumprido o prazo de carência de 60 (sessenta) dias.

  • Quando ocorre o reajuste no plano exclusivamente odontológico?

    O reajuste é anual, ou seja, no aniversário da assinatura do contrato. 
    O índice percentual é o estabelecido pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). 
    Esta informação está presente na cláusula “Reajuste” do contrato.

  • Quem pode ingressar em um plano Hapvida +Odonto?

    O plano oferece o tipo de contratação individual ou familiar. No plano coletivo por adesão, indivíduo com vínculo à pessoa jurídica por relação profissional, classista ou setorial. Já no plano coletivo empresarial, indivíduo com vínculo a pessoa jurídica por relação empregatícia ou estatutária. 

    Você pode entrar em contato através do Call Center 24h no número 4002 2722 ou através do 0800 284 9131.
     

  • Tenho uma consulta de retorno, é necessário marcar?

    Sim, toda consulta deve ser marcada.

Imposto de Renda

  • É possível separar o Imposto de Renda por beneficiários do plano?

    Não, o informe de rendimentos sempre será emitido no nome do titular do plano que é o responsável financeiro pelo contrato junto ao Hapvida.

  • Meu plano já está cancelado, como faço para conseguir meu informe de rendimentos?

    Os informes de rendimentos dos planos individuais cancelados ficam disponíveis normalmente no site Hapvida. Basta acessar com os dados solicitados.

  • Não sou titular do contrato e preciso do informe de rendimentos no meu nome, é possível?

    Não, o informe de rendimentos sempre será emitido no nome do titular do plano que é o responsável financeiro pelo contrato junto ao Hapvida.

  • O informe de rendimentos do plano de saúde e plano odontológico são emitidos juntos?

    Se você tem um único contrato com saúde e odontologia será emitido um único informativo no site Hapvida.

    Se você possui apenas o contrato odontológico será emitido somente o informativo do plano odonto no site Hapvida+Odonto.

  • O titular do plano foi alterado, o informe de rendimentos já poderá ser emitido no nome do novo titular?

    O informe sairá com o nome do novo titular a partir do mês que foi feito a alteração da titularidade. O informe referente aos meses anteriores permanece com o nome do titular anterior.

  • Preciso que no informe de rendimentos conste o valor pago por cada dependente do meu plano, isso é possível?

    Em nosso site fica disponível o informe referente ao valor total pago pelo contrato mês a mês. Caso necessite do detalhamento pago mensal por beneficiário, entre em contato com o nosso SAC. Mas lembre-se, no documento vai constar o nome do titular como responsável financeiro.

Inclusão de Novos Dependentes

  • Como proceder para solicitar a inclusão de dependente(s)?

    Se o plano é individual (pessoa física):
    Qualquer inclusão no contrato deverá ser solicitada pelo titular do plano contratado.
    A solicitação para inclusão de dependente(s) deve ser feita presencialmente no Atendimento do Cadastro da sua filial. 
    É necessário apresentar no Atendimento do Cadastro:
    - RG e CPF do(s) dependente(s) maior(es) de idade;
    - Certidão de Nascimento do(s) menor(es) de idade e CPF;
    - Comprovante de residência.

    Caso o titular não possa comparecer, outra pessoa, tendo em mãos uma procuração reconhecida em cartório para este fim, poderá solicitar a inclusão. Neste caso, é necessário apresentar no Atendimento do Cadastro:
    - Procuração reconhecida em cartório (original ou cópia autenticada);
    - Documento de identificação com foto do titular e da pessoa presente à solicitação;
    - E demais documentos já informados.

    OBS: Independente do seu tipo de plano, no momento da inclusão do(s) dependente(s), você será informado sobre as carências que devem ser cumpridas.  

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):
    Por favor entrar em contato com o RH da sua empresa.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):
    Por favor entrar em contato com a sua Administradora.
     

  • Quem pode ser dependente?

    Se o plano é individual (pessoa física):
    - Cônjuge ou companheiro (a) desde que comprove esta condição legalmente;
    - Os filhos menores, naturais até 21 anos ou até 24 se estiverem cursando a universidade;
    - Os filhos adotivos menores de 12 anos, com aproveitamento das carências já cumpridas pelo titular do plano nos termos do art.12, VII, da Lei 9.656/98;
    - O recém-nascido, filho adotivo ou natural, com isenção de carência nos termos do art. 12, III, alínea “b” da Lei 9.656/98 (quando incluir atendimento obstétrico), desde que a inscrição ocorra no prazo máximo de 30 (trinta) dias do nascimento ou da adoção.

    OBS: Será cobrado valor adicional pelo dependente de acordo com a tabela vigente no momento da inclusão e de acordo com a idade e cobertura dos benefícios. 

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):
    Por favor entrar em contato com o RH da sua empresa.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):
    Por favor entrar em contato com a sua Administradora.

Lei Geral de Proteção de Dados

  • Como posso exercer meus direitos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)?

    a.     Realizar a solicitação por nossos canais oficiais de comunicação;

    b.     Descrever quais são as informações que deseja obter ou a operação com os seus dados que deseja realizar.

    As solicitações serão enviadas a área de privacidade e proteção e dados da Hapvida e serão respondidas dentro do período exigido pela legislação.

  • O que é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)?

    A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD ou LGPDP), Lei nº 13.709/2018, é a legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais e que também altera os artigos 7º e 16º do Marco Civil da Internet.

  • Quais são os canais de atendimento da Hapvida para assuntos de proteção de dados?

    As solicitações de exercício de direitos dos titulares podem ser encaminhadas para nosso canal oficial de atendimento para assuntos de Privacidade e Proteção de Dados através do e-mail: privacidade@hapvida.com.br.  Responsável Encarregado de Proteção de Dados, Luis Henrique de Almeida Pereira.

Medicina Preventiva

  • Na Medicina Preventiva, quais são os grupos de atendimento?

    Você pode fazer parte dos seguintes grupos da Medicina Preventiva Hapvida:

    VIVA LEVE  
        Tendo como objetivo incentivar a mudança no estilo de vida e promover a reeducação alimentar  dos nossos clientes, com foco nos pacientes hipertensos, diabéticos e obesos, o grupo conta com uma equipe multidisciplinar (Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Terapia ocupacional e Fonoaudiologia) que vai facilitar o alcance de uma via saudável.

    Presente nas seguintes cidades: Fortaleza / Belém / Natal / Recife / Salvador / Aracaju.

    GEO (Grupo Terapêutico de Enfrentamento à Obesidade)
        É um grupo terapêutico com o intuito de auxiliar na perda de peso e na adoção de um estilo de vida mais saudável a partir da resolução de problemas emocionais. A proposta é dar suporte, conscientizar e incentivar a reeducação alimentar através do compartilhamento de experiências, informações para o entendimento da obesidade tanto no aspecto psicológico como nutricional.

    Presente nas seguintes cidades: Fortaleza / Belém / Natal / Recife / Salvador / Aracaju.

    REVIVER
        Grupo com atividades educativas e terapêuticas voltadas para a Promoção da Saúde da Terceira Idade com foco no estímulo para que os idosos adquiram maior autonomia, melhorem sua autoestima, qualidade de vida, senso de humor e promovam sua inclusão social. São realizadas palestras com equipe multidisciplinar, oficinas de memória, dinâmicas de grupos, oficinas expressivas, contoterapia, atividades de sociabilização (passeios e eventos em datas comemorativas) e circuitos psicomotores. O grupo atende clientes com idade a partir de 55 anos.

    Presente nas seguintes cidades: Fortaleza / Belém / Natal / Recife / Salvador / Aracaju.

    CRESCER BEM
        O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento é de fundamental importância para a promoção à saúde da criança e prevenção de doenças. A equipe da Medicina Preventiva orienta os pais com relação a todos os cuidados com o bebê; desde o aleitamento, higiene, alergias, banho de sol, vacinação, testes neonatais (pezinho, olhinho, ouvidinho) e alimentação das lactantes. 

    O agendamento do atendimento é realizado na Maternidade Eugênia Pinheiro em Fortaleza - CE.

  • No dia da consulta, com quanto tempo de antecedência devo chegar para o atendimento?

    O ideal é que você chegue 15 minutos antes do horário marcado.
     

  • O que precisa para realizar a consulta?

    O cliente deve estar portando: guia de encaminhamento autorizada, carteirinha do plano e documento de identificação com foto.

  • Para agendar o atendimento: psicologia, fonoaudiologia, nutrição ou terapia ocupacional, como devo fazer?

    Será necessário encaminhamento médico e autorização prévia para estas especialidades. Após autorizado, o agendamento deverá ser realizado através do Call Center de 06:00 às 22:00 (discagem direta, sem DDD) através dos números, 4002.3633 e 4020.3633 para as capitais; 4002.2870 somente para Recife; e 0300 313 3633 para interiores e capitais.

    Para a especialidade Nutrição, não há necessidade de encaminhamento médico. Você poderá agendar da seguinte forma:
    1. Site da Hapvida: www.hapvida.com.br 
    2. Através do aplicativo Hapvida APP.
    3. Terminais de Autoatendimento em todas as unidades Hapvida (Totens).
    4. Call Center de 06:00 às 22:00 (discagem direta, sem DDD) através dos números, 4002.3633 e 4020.3633 para as capitais; 4002.2870 somente para Recife; e 0300 313 3633 para interiores e capitais.

Pagamento

  • Boleto: Como faço para alterar a data de vencimento do meu boleto?

    Se o plano é individual (pessoa física):
    Qualquer alteração no contrato deverá ser solicitada pelo titular do plano contratado.
    A solicitação para alteração da data de vencimento do boleto deve ser feita presencialmente no Atendimento do Cadastro da sua filial. É necessário apresentar no Atendimento do Cadastro:
    - Comprovante de pagamento (boleto) em dia;
    - Documento de identificação com foto.

    Caso o titular não possa comparecer, outra pessoa, tendo em mãos uma procuração reconhecida em cartório para este fim, poderá solicitar a alteração. Neste caso, é necessário apresentar no Atendimento do Cadastro:
    - Procuração reconhecida em cartório (original ou cópia autenticada);
    - Comprovante de pagamento (boleto) em dia;
    - Documento de identificação com foto do titular e da pessoa presente à solicitação;
    - Ter os dados do contrato que deseja fazer a alteração.

    IMPORTANTE: Após a mudança da data de vencimento, o cliente arcará com o custo dos dias proporcionais devido alteração. Exemplo: Vencimento é dia 10 e solicita-se alteração para o dia 15, será emitido a cobrança dos 5 dias.

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):
    Por favor entrar em contato com o RH da sua empresa.

    Se o plano é empresa com recibo (pessoa jurídica):
    Seguir a mesma orientação do plano individual.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):
    Por favor entrar em contato com a sua Administradora.

     

  • Boleto: Como funciona a emissão de boleto registrado?

    Desde 27/10/2018, os boletos com valores a partir de R$ 0,01 (um centavo) passaram a ser do tipo registrado.
    O boleto registrado é uma modalidade criada pelo Banco Central. Desta forma, todo e qualquer banco possui as informações sobre o boleto, podendo este ser pago, mesmo em atraso, em qualquer banco, agência, internet, mobile ou caixas eletrônicos. 
    As informações são trazidas automaticamente no momento do pagamento, assim o cálculo de juros e multas ocorre no momento do pagamento. Com isto, nosso cliente não precisará mais solicitar a emissão da 2ª via do seu boleto, podendo ser pago em qualquer agência bancária até 90 dias após a data do vencimento.

  • Boleto: Onde posso pagar o meu boleto?

    O boleto pode ser pago em bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários ou por meio da internet banking.
     

  • Boleto: Onde posso solicitar a emissão da 2ª via do boleto de pagamento no caso de não recebimento ou perda?

    Plano Individual
    A 2ª via do boleto pode ser retirada no site do Hapvida, no campo  2ª Via de Boleto ou nos Terminais de Autoatendimento (Totens) da unidade Hapvida mais perto de você.
    O Titular do plano também pode entrar em contato com a nossa central para solicitar a 2ª via através dos telefones abaixo:
    Call Center 24h (Capitais): 4002.3633 ou 4020.3633 
    Call Center 24h (Pernambuco): 4002.2870 
    Call Center 24h (Interiores e capitais): 0300 313 3633 
    + Odonto
    Call Center (Capitais): 4002.2722 
    Call Center (Interior): 0300 313.9094 
    Plano Empresa 
    O responsável pela empresa deve acessar o site Hapvida. É necessário que o responsável tenha o código da empresa para ter acesso à emissão do boleto.

     

     

  • Boleto: Quais são as datas disponíveis para o vencimento do boleto?

    Se o plano é individual (pessoa física):
    As datas disponíveis são dia 5, 10, 15, 20,25 e 30.

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):
    Por favor entrar em contato com o RH da sua empresa.

    Se o plano é empresa com recibo (pessoa jurídica):
    As datas disponíveis são as mesmas do plano individual.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):
    Por favor entrar em contato com a sua Administradora.

  • Débito em Conta: Como faço para solicitar o serviço de débito em conta da minha fatura?

    Cliente de contrato individual pode aderir ao pagamento de débito em conta.
    Para isso, o titular precisa possuir conta corrente “Pessoa Física” em um dos bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Bradesco.
    A solicitação pode ser feita pelo titular através do número 4020.9093 nos seguintes horários (exceto aos domingos e feriados nacionais):
    Segunda a sexta das 08h às 20h.
    Sábados de 08h às 14h. 

    ou

    O titular pode comparecer a sede administrativa da sua filial, com seu RG, CPF e comprovante de dados bancários (preferencialmente cartão bancário com as informações da agência e conta corrente). A conta deve pertencer ao titular do plano. 

    OBS: A adesão à modalidade de débito em conta deverá ser confirmada pelo cliente junto ao banco onde possui a conta cadastrada. Ou seja, após solicitação, o cliente receberá o código do convênio e deverá ir ao seu banco para o desconto ser autorizado.  

  • Negociação: Como faço para negociar boletos atrasados?

    Se o plano é individual (pessoa física):
    O titular do plano deve entrar em contato com a nossa a Central de Negociação, através do número 4020.9093. O horário de funcionamento é de 08 às 20h de segunda a sexta e de 08 às 14h aos sábados (exceto aos domingos e feriados nacionais).
     
    Para contratos ativos, a negociação é feita, preferencialmente,  no cartão de crédito, para as faturas em aberto a partir de 05 dias de atraso.

    Contrato cancelado, o titular do plano deve entrar em contato com  o nosso SAC e realizar a sua solicitação. 

     

  • Negociação: Qual o telefone da Central de Negociação?

    O contato é 4020.9093 

    Horário de atendimento (exceto aos domingos e feriados nacionais):
    Segunda a sexta das 08h às 20h
    Sábados de 08h às 14h

  • Pagamento: Pagamento de boleto após 90 dias do vencimento:

     Após 90 dias de vencido, os boletos são cancelados nos sistemas bancários. 

    Para efetuar o pagamento há duas formas:

    Pagar no cartão de crédito: o titular do plano individual pode entrar em contato com a nossa Central de Negociação, através do número 4020.9093. O horário de funcionamento é de 08 às 20h de segunda a sexta e de 08 às 14h aos sábados (exceto aos domingos e feriados nacionais).

    Se não for possível o pagamento através do cartão de crédito é necessário registrar SAC. Entraremos em contato com o cliente informando a geração de um novo boleto ou, se for o caso, para informar os dados da conta do Hapvida para ser feito um depósito ou transferência do valor referente ao(s) boleto(s) em aberto. 

Portabilidade

  • A quem se aplica a portabilidade?

    A portabilidade se aplica a planos individuais (pessoa física) e planos empresariais (pessoa jurídica), tanto para o titular quanto para o(s) dependente(s) do plano.

  • O plano de destino pode ter coberturas não previstas no plano atual?

    Sim. Neste caso você irá cumprir carência para as novas coberturas. 

  • O que é portabilidade de plano de saúde?

    Portabilidade de plano de saúde é a possibilidade que o cliente tem de mudar seu tipo de plano ou mudar de operadora sem ter que cumprir nova carência.

  • Quais os documentos necessários para solicitar a portabilidade de carência?

    - Comprovante de que está em dia com o pagamento das mensalidades do seu plano atual, tais como: comprovante de pagamento das 3 (três) últimas mensalidades ou declaração da operadora informando que o cliente está em dia com as mensalidades;
    - Comprovante de prazo de permanência, tais como: proposta de adesão assinada ou contrato assinado ou declaração da operadora informando o prazo de permanência no plano;
    - Relatório de compatibilidade entre os planos (atual e de destino) ou número de protocolo de portabilidade, ambos emitidos pelo Guia ANS de Planos de Saúde;
    - Se o plano de destino for coletivo, comprovante de vínculo com a pessoa jurídica.
     

  • Quais são os requisitos necessários para mudar de plano ou de operadora sem cumprir novas carências?

    Para realizar a portabilidade de carências, devem ser atendidos simultaneamente os seguintes requisitos:

    - O contrato deve estar ativo, ou seja, o plano atual não pode estar cancelado;

    - O cliente deve estar adimplente, ou seja, deve estar em dia com o pagamento das mensalidades;

    - O plano atual deve ter sido contratado após 1 de janeiro de 1999 ou ter sido adaptado a Lei dos Planos de Saúde (Lei n. 9656/98);

    - Na primeira portabilidade de carências, o cliente deve ter cumprido o prazo mínimo de permanência de 2 anos no plano atual ou no mínimo 3 anos se tiver cumprido Cobertura Parcial Temporária (CPT) para uma doença ou lesão preexistente;

    - Na segunda portabilidade e nas posteriores, o cliente deve ter cumprido o prazo mínimo de permanência de 1 ano no plano atual ou no mínimo 2 anos caso tenha feito portabilidade para o plano atual com coberturas contratuais não previstas no plano anterior;

    - A faixa de preço do plano de destino deve ser igual ou inferior que a do plano atual (as faixas de preço são definidas pela ANS).  Sendo que a compatibilidade do preço refere-se ao valor pago individualmente e não ao valor total no caso de plano familiar.

    OBS: Não será exigida a compatibilidade por faixa etária de preço quando a portabilidade for realizada de um plano empresarial para outro empresarial (pessoa jurídica).

    OBS: Para os planos exclusivamente odontológicos, considera-se na mesma faixa de preço, o plano de destino cuja mensalidade seja igual ou inferior a mensalidade do plano atual acrescida de 30% (trinta por cento).

  • Quando pode ser solicitada a portabilidade de carências?

    Após cumprir o prazo mínimo de permanência no plano, a portabilidade pode ser solicitada a qualquer tempo.

    - Na primeira portabilidade de carências, o cliente deve ter cumprido o prazo mínimo de permanência de 2 anos no plano atual ou no mínimo 3 anos se tiver cumprido Cobertura Parcial Temporária (CPT) para uma doença ou lesão preexistente;

    - Na segunda portabilidade e nas posteriores, o cliente deve ter cumprido o prazo mínimo de permanência de 1 ano no plano atual ou no mínimo 2 anos caso tenha feito portabilidade para o plano atual com coberturas contratuais não previstas no plano anterior.

    Atenção:  Se o cliente estiver internado, a portabilidade só poderá ser solicitada após alta hospitalar.

Preexistência

  • O que é Cobertura Parcial Temporária (CPT) e qual o prazo?

    Cobertura Parcial Temporária (CPT) é o período de até 24 (vinte e quatro) meses contados a partir da contratação ou adesão ao plano de saúde, onde o cliente não poderá utilizar o plano nos casos de Doença ou Lesão Preexistente (DLP) informadas em sua declaração de saúde ao contratar o plano, para os procedimentos de alta complexidade (PAC), leitos de alta tecnologia – CTI e UTI – e cirurgia decorrente da doença preexistente.
     

  • O que é Declaração de Saúde?

    É o formulário preenchido na contratação ou adesão do plano para que sejam relacionadas as doenças ou lesões que o cliente tenha conhecimento de portar ou sofrer. Tanto o titular como o(s) dependente(s) que venham a integrar o plano de saúde. 

Programa Cuidar Bem

  • Qual o objetivo do Programa Cuidar Bem e como ele funciona?

    Para promover cada vez mais o bem-estar à mulheres, implantamos o Programa Cuidar Bem, iniciativa voltada para a prevenção do câncer do colo de útero. 

    Quando identificado nos estágios iniciais, o câncer de colo de útero pode ser tratado com maior eficácia. Por isso é tão importante a realização do exame preventivo (papanicolau) anualmente. 

    O Programa Cuidar Bem convida as mulheres a realizarem o exame preventivo (papanicolau) e após obter o resultado do exame é só procurar por um dos nossos profissionais especializados. 

    O programa está presente na seguinte cidade: Manaus-AM.

Programa Nascer Bem

  • Como faço para participar do Programa Nascer Bem?

    Entre em contato com a nossa Central de Atendimento às Gestantes por meio do telefone 4020.1785 (discagem direta, sem DDD) e verifique qual o melhor núcleo Nascer Bem para agendar seu atendimento.

    O Programa está presente nas seguintes cidades: Fortaleza, Recife, Salvador, Belém e Manaus.

  • O atendimento realizado pela Central de Gestante Hapvida precisa ser agendado?

    Sim. Toda primeira consulta de pré-natal deve ser agendada na Central de Gestante Hapvida no número 4020.1785 (discagem direta, sem DDD) ou através do chat na nossa página www.hapvida.com.br.

  • Onde posso encontrar o curso para gestantes do Programa Nascer Bem?

    Os cursos são ofertados em Fortaleza, Recife, Salvador, Belém e Manaus, aos sábados, e são elaborados por trimestre para facilitar as duvidas de nossas gestantes.

    A inscrição é gratuita e deve ser feita pela Central de Gestante Hapvida no número 4020.1785 (discagem direta, sem DDD) ou no consultório pela equipe do pré-natal.

    O Programa Nascer Bem tem como objetivo acolher as gestantes com maior qualidade e segurança durante toda a gestação e pós-parto. Dispomos de equipe especializada e comprometida com a saúde das nossas gestantes.

  • Qual o objetivo do Programa Nascer Bem?

    Durante a gestação, todos os cuidados com a saúde da mãe e do bebê são de extrema importância. Pensando nisso, o Hapvida Saúde criou o Programa Nascer Bem, um programa de assistência pré-natal.

    Nosso objetivo é proporcionar ainda mais qualidade no atendimento, garantindo tranquilidade e confiança, durante toda a gestação e pós-parto, assegurando um nascimento seguro e saudável para as mamães e bebês. Para isso, o programa conta com equipes multiprofissionais, central de gerenciamento de gestantes, curso para gestantes e toda nossa estrutura de serviços de saúde.

    Além disso, acreditamos que o pré-natal é um dos passos mais importantes para uma gestação tranquila e saudável, por isso, o Programa Nascer Bem é uma solução diferenciada e moderna em gerenciamento de saúde.

Programa Viver Bem

  • Como funciona o Programa Viver Bem?

    Realizamos atendimentos personalizados, humanizados e acolhedor com equipe multidisciplinar formada por enfermeira, médico e nutricionista exclusivos e especializados no atendimento ao paciente com diabetes e doenças mais comumente associadas.

  • O que é o Programa Viver Bem?

    É um programa assistencial de prevenção secundária a saúde, voltada para clientes Hapvida maiores de 18 anos portadores de Diabetes tipo 2 compensados ou não.

    Entre em contato com a nossa Central de Atendimento por meio do telefone 4020.1785 (discagem direta, sem DDD) e verifique qual o melhor núcleo Viver Bem para agendar seu atendimento.

    O programa está presente nas seguintes cidades: Fortaleza, Salvador e Recife.

  • Sou diabético e não sei qual tipo. Como sei se posso participar do Programa?

    Ligue para nossa Central de Atendimento por meio do telefone 4020.1785 (discagem direta, sem DDD) e solicite o agendamento de uma consulta.

  • Sou portador de diabetes tipo 1. Posso fazer parte do Programa Viver Bem?

    O Programa Viver Bem é um programa voltado para pacientes com diabetes tipo 2 e atua no estímulo à mudanças do estilo de vida e orientação de uma vida saudável baseada em exercícios físicos regulares e alimentação saudável, além do uso de medicações de baixo custo, alta eficácia e segurança comprovada. O diabetes tipo 1 é uma doença genética complexa que surge nos primeiros anos de vida do pacientes, de forma que seu tratamento deve ser gerenciado pelo médico especialista nesta doença, o endocrinologista.

Reajuste

  • Qual o motivo para haver o reajuste do plano?

    É a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS que determina o percentual de reajuste anual que as operadoras de planos de saúde devem aplicar para reajustar os contratos individuais ou familiares.

    Isso ocorre devido a ANS atualizar, anualmente, a cobertura dos planos de saúde, disponibilizando novos procedimentos e tratamentos. Além disso, os custos médicos assistenciais têm uma inflação própria, bem acima da inflação geral, fazendo com que o reajuste seja necessário para o equilíbrio econômico e financeiro do contrato de plano de saúde.

  • Quando ocorre o reajuste do plano exclusivamente odontológico?

    O reajuste é anual, ou seja, no aniversário da assinatura do contrato. 
    O índice percentual é o estabelecido pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). 
    Esta informação está presente na cláusula “Reajuste” do contrato. 

  • Quando são realizados os reajustes no plano de saúde?

    Se o plano é individual (pessoa física):
    Existem dois tipos:
    Reajuste Anual: No aniversário da assinatura do contrato. O índice percentual é o estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
    Reajuste por faixa etária: Este se dá quando o cliente muda de faixa etária, as quais são determinadas pela ANS. O índice percentual encontra-se no seu contrato.

    Atenção: Se os dois tipos coincidirem no ano vigente, você terá dois reajustes no mesmo ano.

    OBS: Se seu plano foi contratado antes do dia 1º de janeiro de 1999 e não foi adaptado à Lei 9656/98 os reajustes devem seguir o que estiver escrito no contrato.

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):
    Por favor entrar em contato com o RH da sua empresa.

    Se o plano é empresa com recibo (pessoa jurídica):
    Seguir a mesma orientação do plano individual.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):
    Por favor entrar em contato com a sua Administradora.

Telemedicina

  • A Telemedicina é regulamentada no Brasil?

    Sim. A Telemedicina é regulamentada por Lei Federal 13989, de 15 de abril de 2020, liberando o atendimento médico remoto em todo o território nacional, autorizando também receitas e atestados eletrônicos.

  • Como faço para agendar uma consulta por Telemedicina?

    Para marcar uma consulta por Telemedicina você poderá realizar o agendamento pelo portal de marcações de consultas no endereço:

    https://marcacaoconsulta.hapvida.com.br/, ou diretamente no Call Center.

    Lembramos que para as Teleconsultas eletivas é necessário ter biometria facial cadastrada.

  • Como faço para receber atestado médico no atendimento por Telemedicina?

    Os atestados são enviados por SMS para o seu celular ao final do atendimento. O atestado tem um formato eletrônico, ou seja, a assinatura do médico é um QR Code ou um código de barras.

  • Como faço para receber prescrição médica no atendimento por Telemedicina?

    As prescrições são enviadas por SMS para o seu celular ao final do atendimento. A prescição tem um formato eletrônico, ou seja, a assinatura do médico é um QR Code ou um código de barras.

  • Eu posso esclarecer minhas dúvidas ou resolver pendências do meu plano pela Telemedicina?

    Não. Para orientações sobre o seu plano você pode entrar em contato com o atendimento on-line através do chat ou entrar em contato com o SAC.

    Hapvida SAC 24h (exclusivo para telefones fixos): 0800 280 9130. Hapvida +Odonto SAC 24h: 0800 275 9092.

  • Eu posso perguntar sobre qualquer assunto para o médico da Telemedicina?

    A Teleconsulta é uma consulta médica como outra qualquer. Contudo, a plataforma de Teleconsulta de urgência deve ser usada para urgências simples, sintomas como dor de cabeça, febre, tosse, coriza, dor de garganta e outros. Não deve ser usada para troca de receitas ou troca de atestados. Portanto, você pode sim perguntar sobre qualquer coisa referente aos seus sintomas.

  • Já me consultei pela Telemedicina, porém, se eu tiver novas dúvidas eu posso entrar em contato com o serviço novamente?

    Sim, o serviço pode ser consultado novamente, sempre que necessário, sem restrições.

  • Minha internet precisa ter qual velocidade para eu ser atendido?

    A sua internet precisa de no mínimo 2Mbps de upload e 2Mbps de download para que a videoconferência com o médico seja realizada com sucesso.

  • O que é Telemedicina?

    A Telemedicina é a troca de informações em saúde de forma estruturada, utilizando as tecnologias de informação e comunicação disponíveis.

     

  • Para que serve a Telemedicina?

    A Telemedicina serve para aproximar profissionais de saúde e pacientes, diminuindo os abismos existentes na saúde, nivelando a qualidade assistencial e reduzindo gargalos de acesso a diversas especialidades médicas.

  • Posso ceder meus dados cadastrais para que outra pessoa passe por consulta de Telemedicina?

    Não. A consulta deve ser realizada apenas para o beneficiário cadastrado no plano de saúde, inclusive, o prontuário e receita médica são emitidos com o nome do beneficiário cadastrado.

  • Prescrições digitais são aceitas normalmente em farmácias?

    As prescrições digitais são aceitas normalmente em farmácias. Está previsto em Lei Federal 13989 promulgada em 15 de abril de 2020.

  • Quais as formas de interação na Telemedicina?

    A Telemedicina possui vários modelos de interação. Os mais comuns são:

    Teleconsulta: Nesse modelo, paciente e profissional de saúde se encontram por vídeo ou áudio, sem a intermediação de outro profissional ao lado do paciente. Nesse modelo o especialista remoto pode emitir receitas, atestados e pedidos de exames sempre que necessário. Além de proporcionar conforto para o paciente e facilidade no acesso a especialidade, evita também deslocamentos desnecessários para avaliações mais simples.

    Teleinterconsulta: Na Teleinterconsulta, o médico assistente presencial, que está ao lado do paciente, recebe orientações diretas do médico especialista remoto. O paciente também pode interagir com o médico especialista sempre que necessário.

    Telediagnóstico: Esse modelo é bem conhecido pelos médicos radiologistas que fazem laudos de exames a distância. Outros especialistas como os patologistas e dermatologistas se utilizam também do Telediagnóstico para ajudar os pacientes a distância.

  • Qual a realidade da Telemedicina na Hapvida ?

    A Telemedicina ambulatorial da Hapvida realiza mais de 6.000 avaliações por mês em diversas especialidades como Neurologia, Reumatologia, Gastroenterologia, Nefrologia, Neuropediatria, Hematologia, Genética Médica e Alergologia. Além disso, possuimos um sistema interconectado de avaliações da Telemedicina nas emergências de 20 (vinte) unidades hospitalares, incluindo programas como a Telecardiologia, Teleneurologia, Telepsiquiatria e o Telegrave.

    O sistema de Teleconsultas de urgência lançado para o atendimento aos beneficiários no período de pandemia (COVID-19) já realizou mais de 30.000 atendimentos, com uma média de 900 atendimentos por dia. Recentemente, foi lançado o programa de Teleconsultas eletivas diretas ao paciente, para dar ainda mais acesso e qualidade no atendimento dos clientes Hapvida.

  • Tenho que pagar por este atendimento?

    Não. O atendimento está incluso nos benefícios do seu plano de saúde Hapvida.

  • Tenho que ter câmera e áudio para a Teleconsulta?

    Câmera e áudio em condições ótimas são itens necessários para que a consulta por Telemedicina seja efetivada com sucesso. Sem isso, você não conseguirá ser atendido.

  • Todas as especialidades estão disponíveis para marcação de Teleconsultas eletivas?

    Temos a disposição, inicialmente, 03 (três) especialidades: Gastroenterologia adulto e pediátrica, Endocrinologia adulto e pediátrica e Dermatologia. Posteriormente, teremos a expansão do serviço para as demais especialidades.