Perguntas Frequentes

OLÁ, SEJA BEM-VINDO À NOSSA CENTRAL DE AJUDA.

Para ajudar a esclarecer suas dúvidas, temos algumas respostas que podem te ajudar. Escolha um dos temas abaixo, talvez já tenhamos a resposta para você.

ABRAMGE

  • O que é ABRAMGE?

    ABRAMGE é Associação Brasileira de Planos de Saúde, o qual congrega planos de saúde e fazem atendimento entre os associados em casos de urgência e emergência, quando o beneficiário está fora de área de abrangência do produto contratado. A listagem dos planos associados e locais de atendimento estão presentes no site desta associação.
     
    Lembrando que o atendimento é urgência e emergência e quando fora de área de abrangência do produto original.

Alteração Cadastral

  • CPF: Como faço para solicitar alteração do CPF cadastrado no meu plano?

    Se o plano é individual (pessoa física):
    Qualquer alteração no contrato deverá ser solicitada pelo titular do plano contratado.
    A solicitação para alteração do CPF pode ser feita presencialmente no Atendimento do Cadastro da sua filial.
    Caso o titular não possa comparecer, outra pessoa, tendo em mãos uma procuração reconhecida em cartório para este fim, poderá solicitar a alteração. Neste caso, é necessário apresentar no Atendimento do Cadastro:
    - Procuração reconhecida em cartório (original ou cópia autenticada);
    - Documento de identificação com foto e CPF do titular;
    - Ter os dados do contrato que deseja fazer a alteração.

    ou 

    O titular do plano também pode entrar em contato com o nosso SAC para realizar a sua solicitação. 

    - Através do nosso atendimento on-line, em nosso chat
    - Hapvida SAC 24h (exclusivo para telefones fixos): 0800 280 9130
    - Hapvida +Odonto SAC 24h: 0800 275 9092

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):
    Por favor entrar em contato com o RH da sua empresa.

    Se o plano é empresa com recibo (pessoa jurídica):
    Seguir a mesma orientação do plano individual.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):
    Por favor entrar em contato com a sua Administradora.

     

     

  • Nome: Como faço para solicitar alteração do nome cadastrado no meu plano?

    Se o plano é individual (pessoa física):
    Qualquer alteração no contrato deverá ser solicitada pelo titular do plano contratado.
    A solicitação para alteração do nome pode ser feita presencialmente no Atendimento do Cadastro da sua filial.
    Caso o titular não possa comparecer, outra pessoa, tendo em mãos uma procuração reconhecida em cartório para este fim, poderá solicitar a alteração. Neste caso, é necessário apresentar no Atendimento do Cadastro:
    - Procuração reconhecida em cartório (original ou cópia autenticada);
    - Documento de identificação com foto e CPF do titular;
    - Ter os dados do contrato que deseja fazer a alteração.

    ou 

    O titular do plano também pode entrar em contato com o nosso SAC para realizar a sua solicitação. 

    - Através do nosso atendimento on-line, em nosso chat
    - Hapvida SAC 24h (exclusivo para telefones fixos): 0800 280 9130
    - Hapvida +Odonto SAC 24h: 0800 275 9092

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):
    Por favor entrar em contato com o RH da sua empresa.

    Se o plano é empresa com recibo (pessoa jurídica):
    Seguir a mesma orientação do plano individual.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):
    Por favor entrar em contato com a sua Administradora.

     

  • Titularidade: Como faço para solicitar alteração de titularidade do meu plano?

    Se o plano é individual (pessoa física):
    Qualquer alteração no contrato deverá ser solicitada pelo titular do plano contratado.
    A solicitação para alteração de titularidade deve ser feita presencialmente no Atendimento do Cadastro da sua filial.Caso o titular não possa comparecer, outra pessoa, tendo em mãos uma procuração reconhecida em cartório para este fim, poderá solicitar a alteração de titularidade. Neste caso, é necessário apresentar no Atendimento do Cadastro:
    - Procuração reconhecida em cartório (original ou cópia autenticada);
    - Documento de identificação com foto de quem receberá a titularidade e da pessoa presente à solicitação;
    - Ter os dados pessoais do titular; 
    - Ter os dados do contrato que deseja fazer a alteração.

    Em caso de falecimento do titular, o dependente do plano deverá se dirigir ao Atendimento do Cadastro da sua filial, substituindo a procuração pelo atestado de óbito do titular do plano. 
    Caso nenhum dependente possa comparecer, outra pessoa poderá solicitar a alteração, apresentando: procuração reconhecida do dependente,  atestado de óbito do titular e os demais documentos.

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):
    Por favor entrar em contato com o RH da sua empresa.

    Se o plano é empresa com recibo (pessoa jurídica):
    Seguir a mesma orientação do plano individual.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):
    Por favor entrar em contato com a sua Administradora.
     

Atendimento Hospitalar

  • Como faço para solicitar prontuário médico?

    O solicitante deve ser o próprio paciente ou responsável legal através de uma procuração reconhecida em cartório para este fim.

    Prazo de entrega: 30 a 45 dias.
    Documentos: RG e CPF do paciente e do responsável que está solicitando. Em caso de óbito, familiar de 1º grau deve levar a certidão de óbito.

    Fortaleza - CE: Deverá comparecer ao setor de arquivo, localizado na Rua Nogueira Acioly, 365, Centro.
    Horário: De segunda a sexta das 08h às 18h. 

    Demais localidades: Deverá comparecer na recepção do hospital onde esteve internado e preencher ficha solicitando o prontuário médico.  
    Horário: De domingo a domingo.
     

  • Como ocorre a marcação de procedimentos no hospital?

    O médico ou secretária do mesmo entra em contato com a central de marcação via telefone ou e-mail para realizar a marcação do procedimento conforme agenda do centro cirúrgico de cada unidade. 
    Após realizar o agendamento com o hospital, o médico ou secretária entra em contato com o paciente para passar as informações do agendamento.
     

  • É permitido acompanhante durante o parto?

    Deve ser acordado com o médico que irá realizar o procedimento. 

  • É permitido fotógrafo particular na hora do parto?

    Deve ser acordado com o médico que irá realizar o procedimento. 

  • No ambulatório do hospital são realizados curativos?

    Aracaju: Curativos são realizados no Hospital Gabriel Soares nos seguintes horários: das 08h às 11h e das 14h às 18h.

    Bahia: Curativos são realizados no Pronto Atendimento Costa Azul.

    Ceará: Curativos são realizados no Hospital Antonio Prudente após avaliação do cirurgião geral. Esse atendimento funciona 24h.

    Maceió: Curativos são realizados no Hospital Maceió. O paciente dá entrada no serviço de urgência e o médico prescreve a realização do curativo. Procedimento é realizado das 08h às 11h e das 14h às 18h.

    Manaus: No Hospital Rio Negro são realizados apenas curativos ortopédicos, medicante encaminhamento do ortopedista. 
    Curativos de cirurgias geral são realizados no Pronto Atendimento Adrianópolis de segunda a sexta das 07h às 19h, mediante encaminhamento do cirurgião. Sábado e domingo, havendo necessidade, são realizados no Hospital Rio Negro.

    Mossoró: Curativos são realizados no Hospital Rodolfo Fernandes nos seguintes horários: das 07h às 11h.

    Paraíba: Curativos são realizados no Hospital João Pessoa, somente em pacientes internados.

    Pernambuco: Curativos são realizados na unidade Pronto Atendimento de Caxangá, de segunda a sexta, das 07h às 17h. 
    Observação: o paciente deverá estar acompanhado da indicação do cirurgião.

    Rio Grande do Norte: Curativos são realizados no Hospital Antonio Prudente de Natal. Dispomos de uma sala de curativo no térreo. 
    Curativos limpos são realizados no período matutino. Curativos contaminados são realizados no vespertino.

    Teresina: Curativos são realizados no Hospital Rio Poty. Na urgência, abre -se atendimento, o médico prescreve e encaminha o paciente para realizar na sala de PQA.    
     

  • Nos casos de internação, obrigatoriamente o acompanhante tem que ser do mesmo sexo do paciente?

    Orientamos que o acompanhante seja do mesmo sexo, as exceções são tratadas e avaliadas pelo serviço social. 

  • Os hospitais próprios do Hapvida atendem outros convênios?

    Fortaleza – CE: Hospital Antônio Prudente atende os seguintes convênios:
    Allianz, Assefaz, Banco Central, Cafaz, Camed, CAPESESP, Cassi, April (Coris Brasil), Embratel, Telos, Amap, Fachest, Famed,  Pame, Petrobras Petróleo, Petrobras Distribuidoras, Postal Saúde, Proasa, Vale do Rio Doce.

    Fortaleza – CE: Hospital Luís França atende os seguintes convênios:
    ASSEFAZ, CAFAZ, CAMED, CORREIOS, FACHESF, FAMED, PETROBRAS/ASFOR/PETRÓLEO, PETROBRAS/DISFOR/ DISTRIBUIDORA.

    Demais hospitais o atendimento é exclusivo aos clientes do convênio Hapvida.
     

  • Qual a idade inicial e a idade limite para acompanhante no hospital?

    Inicial - 18 anos.
    Limite - Não há uma idade exata, mas deverá atender as seguintes condições: seja um acompanhante saudável e sem limitações dos movimentos.

Autorização

  • Meu médico solicitou uma cirurgia, como devo proceder?

    Com a guia do Hapvida totalmente preenchida pelo médico solicitante, vá até uma central de autorização, portando também a carteirinha do plano, RG, exames complementares e laudos, caso haja, relacionados ao procedimento cirúrgico. É muito importante que você mesmo, que fará o procedimento, esteja presente na central de autorização para ser periciado, caso seja necessário.

  • Não posso comparecer no posto de autorização, como devo proceder?

    Um representante deve comparecer ao posto de autorização munido de carteira do plano e documentação pessoal do usuário  (RG ou CPF) e, então, solicitar a autorização do procedimento.

     

    IMPORTANTE: usuários que se encontram em carência, que necessitem de avaliação da auditoria médica ou que necessitem de perícia médica no processo de autorização de cirurgias eletivas, deverão comparecer pessoalmente ao setor de autorização, não podendo ser representados. Os suários menores de 18 anos deverão estar acompanhados do seu responsável legal. 

  • Quais os exames que posso autorizar e marcar pelo Contact Center?

    Os seguintes procedimentos:

     

    •    Holter 24hs

    •    Teste ergométrico

    •    Monitoração Ambulatorial de Pressão Arterial (MAPA)

    •    Ultrassonografia morfológica 

    •    Ultrassom transvaginal 

    •    Ultrassom abdominal

    •    Ultrassonografia obstétrica 

    •    Ultrassonografia obstétrica com Dopller colorido

    •    Ultrassonografia mamária 

    •    Mamografia

    •    Endoscopia 

    •    Biópsia da endoscopia (Deve ser marcada junto com a endoscopia)

    •    Ultrassonografia MMII (Estudo de 3 ou mais vasos – varizes)

    •    Densitometria óssea

    •    Ecocardiograma e Ecocardiograma com fluxo à cores 

    •    Ecodoppler fetal

    •    Teste de uréase para h-pylori 

    •    Raio-X simples e contrastado 

    •    Audiometria tonal

    •    Audiometria vocal

    •    Impedanciometria 

    •    Remoção de cerume

    •    Teste vestibular 

    •    Eletroencefalograma em vigília

    •    Eletroencefalograma em sono

    •    Eletroencefalograma em sono e vigília 

    •    Acuidade visual 

    •    Campimetria manual 

    •    Curva tensional 

    •    Mapeamento de retina 

    •    Tonometria  

    •    Motilidade ocular 

    •    Exercício ortóptico 

    •    Retinografia 

    •    Paquimetria ultrassonica 

  • Quais os procedimentos devo autorizar nos postos de autorização?

    Somente os procedimentos eletivos devem ser autorizados nas centrais de atendimento, como tomografia, ressonâncias, pequenas cirurgias e cirurgias eletivas.

  • Qual a documentação que devo levar para autorizar os meus procedimentos?

    Você deve levar a carteirinha de usuário do plano, documento de identificação com foto (RG) e guia do Hapvida totalmente preenchida pelo médico. Quando se tratar de exames complexos ou cirurgias, levar os exames anteriores já realizados.

Bebê Hap

  • O que é o Bebê Hap?

    Plano Com Obstetrícia:
    A(o) cliente que tiver o plano Hapvida, com obstetrícia e com carência cumprida para parto, terá até 30 (trinta) dias, do nascimento ou da adoção de seu filho, para fazer a inclusão da criança no plano Hapvida e torná-lo um “Bebê Hap”. Com isso, o bebê não cumprirá qualquer tipo de carência.
     
    No caso de plano empresarial (pessoa jurídica), a inclusão do recém-nascido deverá ser realizada diretamente com o RH da sua empresa, em até 30 dias do nascimento da criança.
     
    Lembre-se: O prazo é, de no máximo, 30 dias do nascimento ou da adoção. Caso você perca o prazo, já não será possível a inclusão do seu filho como “Bebê Hap”. Ele poderá ser incluído no plano Hapvida como seu dependente, porém deverá cumprir todas as carências descritas no contrato. 
     
    Plano Sem Obstetrícia:
    Se você é cliente (independente do sexo) do Hapvida, mas o seu plano não tem cobertura para o módulo obstetrícia, faça a adesão da cobertura obstétrica antes do nascimento ou da adoção da criança, para que o seu bebê possa ser beneficiado com o tempo de carência a partir da adesão do módulo obstetrícia.

  • Qual a documentação necessária para a inclusão do bebê no plano?

    Plano Individual: Caso o titular do plano não possa comparecer à nossa administração para a inclusão do bebê, deverá encaminhar uma declaração escrita a próprio punho, assinada com reconhecimento de firma em cartório, autorizando a inclusão do bebê. Também é necessário apresentar cópia do RG e certidão de nascimento do bebê. Caso possa comparecer, deverá apresentar o seu RG e a carteira do plano Hapvida.

    A(o) cliente receberá boleto para pagamento da primeira mensalidade do bebê, de acordo com a tabela vigente,  e o pagamento deverá ser efetuado nas redes bancárias, casas lotéricas ou correspondentes bancários.

     Plano Empresa: A(o) cliente deve se dirigir ao setor de RH da sua empresa, pois a inclusão do bebê será feita pela própria empresa.
     

Biometria

  • Caso a minha digital não seja reconhecida, onde posso recadastrar?

    Nos locais que possuem Setor de Digitais.
    De segunda a quinta, das 7h às 17h30. 
    Na sexta-feira, das 7h às 16h30.

    ARACAJU – SE
    Rua Campos, 927, São José

    BELÉM - PA                        
    Travessa Lomas Valentino, 1140, Pedreira

    CAMPINA GRANDE – PB
    Rua Severino Cruz, 277, Centro

    FORTALEZA – CE
    Av. Heráclito Graça, 406, Centro

    JOÃO PESSOA – PB
    Av. Júlia Freire, 1058, Expedicionários 

    JOINVILLE – SC
    Rua Itaiópolis, 128, América

    JUAZEIRO DO NORTE – CE
    Rua Padre Cícero, 529, Centro

    MACEIÓ – AL
    Rua Ivan Wolf, 09, Farol

    MANAUS – AM
    Av. João Valério, 60, São Geraldo
    Av. Silves, 1658, Crespo
    Av. Duque de Caxias, 1905, Praça 14 de Janeiro

    MOSSORÓ – RN
    Av. Augusto Severo, 237, Centro

    NATAL – RN
    Rua Felipe Camarão, 417, Cidade Alta
    Rua Presidente Quaresma, 967, Alecrim
    Rua Dr. João Medeiros Filho, 301, Igapó
    Av. Tomaz Landim, 1022, Jardim Lola, São Gonçalo do Amarante - RN

    RECIFE – PE
    Rua Pacífico dos Santos, 25, Paissandu
    Av. Presidente Vargas, 428 , Cabo de Santo Agostinho 
    No Cabo de Santo Agostinho, o recadastramento é de segunda a quinta, das 7h às 11h30 e de 13h às 16h30. Na sexta-feira, de 7h às 11h30 e de 13h às 15h30.

    SALVADOR – BA
    Rua Frederico Simões, 98, Ed. Advanced Trade, Caminho das Árvores
    Av. Radial B, S/N – Alto da Cruz – Camaçari/BA
    Rua Professor Edelvira de Oliveira, 140, Centro - Feira de Santana/BA

    SÃO LUIS – MA
    Av. Kennedy, 1620, Fatima

    SOBRAL – CE
    Rua Coronel Frederico Gomes, 21, Centro

    TERESINA – PI
    Rua Eliseu Martins, 1672, Centro 

  • Como é realizado o cadastro da Biometria Digital?

    Realizado no 1º atendimento médico, sendo obrigatório entre as idades de 04 à 79 anos.

  • Como é realizado o cadastro da Biometria Facial?

    Realizado no 1º internamento ou no 1º atendimento em uma das nossas Hapclínicas, após 5 tentativas frustradas da digital. Sendo obrigatório a partir de 03 anos de idade.

  • Onde posso cadastrar a digital e qual a documentação necessária?

    A digital é cadastrada no primeiro atendimento, em qualquer prestador da Rede Própria ou Rede Credenciada e o cliente terá que apresentar a seguinte documentação:

    Adulto
    Carteira do Plano (Se possuir);
    Documento oficial com foto (RG, Carteira Profissional, Identidade Militar ou Habilitação).

    Menor de 18 anos
    Carteira do Plano (Se possuir);
    Documento (RG, Certidão de Nascimento);
    Documento do responsável legal maior de 18 anos (RG, Carteira Profissional, Identidade Militar ou Habilitação).
     

  • Qual a finalidade da Biometria Digital?

    É o mecanismo, utilizado pela operadora, para identificar o cliente e confirmar a realização do atendimento. 

  • Sou o titular do plano, posso cadastrar minha digital no lugar da digital do meu dependente?

    Não. Cada cliente deve cadastrar a sua digital, que é sua identificação individual.

  • Tenho consulta marcada, e minha digital não foi reconhecida, terei direito ao atendimento?

    Sim, desde que esteja portando o documento de identificação com foto.

    Para cliente menor de 18 anos de idade que não possui o RG, a certidão de nascimento e o documento de identificação do responsável legal, são obrigatórios.

    Caberá ao atendente da unidade de atendimento seguir os protocolos internos para que seu atendimento seja realizado. 

     

    OBS: É de extrema importância que logo após o atendimento você compareça em uma de nossas Centrais de Atendimento para realizar o recadastramento da sua digital.

Canal de comunicação para clientes no exterior

Cancelamento

  • Cancelar o plano exime o cliente do pagamento?

    Para o período seguinte, sim.
    Para os serviços já executados até a data da solicitação do cancelamento, incluindo período de cobertura ao qual não foi solicitado serviço, faz-se necessário pagamento dos vencimentos, como uma fatura normal, inclusive relativos a coparticipação.
     

  • Com o cancelamento do plano e na necessidade de uma nova adesão em um novo contrato, como ficará a carência?

    - Novo cumprimento de períodos de carência;

    - Perda do direito ao exercício da portabilidade de carências (quando aplicável);

    - No preenchimento de nova declaração de saúde e, caso haja doença ou lesão preexistente (DLP), no cumprimento de cobertura parcial temporária (CPT), por um período ininterrupto de até 24 meses, a partir da data da contratação ou adesão em novo plano, a suspensão de: procedimentos de alta complexidade (PAC), leitos de alta tecnologia e procedimentos cirúrgicos;

    - Perda imediata do direito de remissão, quando houver, devendo o cliente arcar com o pagamento de um novo contrato de plano de saúde que venha a contratar.

    OBS: Remissão é a continuidade do atendimento aos dependentes após a morte do titular, por períodos que variam entre 3 e 5 anos, sem cobrança de mensalidades, constante em alguns contrato de planos de saúde.

  • Como faço para cancelar meu contrato ou excluir alguém do contrato?

    Qualquer alteração no contrato deverá ser solicitada pelo titular do plano contratado.

    - O cancelamento do contrato e/ou exclusão de dependente(s) pode ser feito presencialmente em uma de nossas Centrais de Atendimento;

    - Por meio de atendimento telefônico, através dos números  4020-1885 (contratos de assistência médica com ou sem odontologia) e 4020-3255 (contratos de assistência exclusivamente odontológica). O horário de funcionamento é de 8h às 20h de segunda a sexta e de 8h às 16h aos sábados (exceto aos domingos e feriados nacionais); 

    - Também pode entrar em contato com o nosso atendimento on-line através do nosso chat ou entrar em contato com o nosso SAC para realizar a sua solicitação. Hapvida SAC 24h (exclusivo para telefones fixos): 0800 280 9130. Hapvida +Odonto SAC 24h: 0800 275 9092;

    - Por meio da página da Hapvida (www.hapvida.com.br) , mediante acesso PIN-SS ( Portal de Informações do Beneficiário), no seguinte link: https://www.hapvida.com.br/pls/webhap/pk_portal_transparente.login .

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):
    Por favor entrar em contato com o RH da sua empresa.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):
    Por favor entrar em contato com a sua Administradora.

     

  • Depois de solicitado cancelamento, qual o prazo para ele efetivamente ser cancelado?

    A solicitação de cancelamento do contrato ou exclusão de dependente(s) ocorre a partir da ciência da operadora ou da Administradora de Beneficiários.

     

  • Quem poderá solicitar o cancelamento do plano?

    Se o plano é individual (pessoa física):
    Esse serviço é regulamentado conforme a ANS e trata-se de uma rescisão unilateral do(s) contrato(s) de plano de saúde, devendo ser realizado apenas a pedido do cliente titular do plano.

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):
    Por favor entrar em contato com o RH da sua empresa.

    Se o plano é empresa com recibo (pessoa jurídica):
    Seguir a mesma orientação do plano individual.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):
    Por favor entrar em contato com a sua Administradora.

  • Quem poderá solicitar o cancelamento do plano, no caso de falecimento do titular do plano?

    Se o plano é individual (pessoa física):

    Caso o paciente falecido for o titular do plano, o cancelamento poderá ser solicitado por um familiar próximo, mediante apresentação da cópia do documento de identificação do titular juntamente com a certidão de óbito no setor de Atendimento do Cadastro da sua filial.

    Se na localidade não houver setor de Atendimento do Cadastro, o cancelamento do contrato poderá ser feito em uma de nossas Centrais de Atendimento; 

    - Por meio de atendimento telefônico, através dos números  4020-1885 (contratos de assistência médica com ou sem odontologia) e 4020-3255 (contratos de assistência exclusivamente odontológica). O horário de funcionamento é de 8h às 20h de segunda a sexta e de 8h às 16h aos sábados (exceto aos domingos e feriados nacionais);

    - Também pode entrar em contato com o nosso atendimento on-line através do nosso chat ou entrar em contato com o nosso SAC para realizar a sua solicitação. Hapvida SAC 24h (exclusivo para telefones fixos): 0800 280 9130. Hapvida +Odonto SAC 24h: 0800 275 9092;

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):

    Por favor entrar em contato com o RH da empresa.

    Se o plano é empresa com recibo (pessoa jurídica):

    Seguir a mesma orientação do plano individual.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):

    Por favor entrar em contato com a Administradora. 

  • Reativação de contrato individual cancelado:

    O titular do plano deve entrar em contato com o nosso SAC para realizar a sua solicitação. 
    Hapvida SAC 24h (exclusivo para telefones fixos): 0800 280 9130
    Hapvida +Odonto SAC 24h: 0800 275 9092

    Também pode entrar em contato com o nosso atendimento on-line através do nosso chat.

Carência

  • O que é carência?

    É o tempo de plano a ser cumprido para começar a utilizar os benefícios médicos do seu plano de saúde. Esses prazos estão estipulados na cláusula “DAS CARÊNCIAS” do seu contrato. 

    Assim como ocorre no plano de saúde, no plano odontológico os períodos de carência são informados no contrato.

    A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) define carência como período para começar a usar o plano.

  • Quais são os prazos de Carência?

    Esses prazos estão estipulados na cláusula “DAS CARÊNCIAS” no seu contrato firmado com o Hapvida.

  • Qual é o prazo de carência para o plano odontológico?

    Atendimento de urgência ou emergência são fornecidos a partir de 24 horas após a efetivação do contrato. Para início do tratamento eletivo é necessário que o cliente tenha cumprido o prazo de carência de 60 (sessenta) dias.

Centrais de Atendimento

  • Cadastro: Endereços de Atendimento do Cadastro:

    Endereços de Atendimento do Cadastro

    ARACAJU - SERGIPE
    Rua Campos do Brito, 1180, São José
    Horário: segunda a quinta 08:00 às 18:00h. Sexta: 08:00 às 17:00h.

    BELÉM  - PARÁ
    Travessa Lomas Valentina, 1176, Pedreira
    Horário: segunda a quinta 08:00 às 17:30h. Sexta: 08:00 às 16:30h. 

    CAMPINA GRANDE – PARAÍBA
    Rua Dr. Severino Cruz, 277, Centro
    Horário: Horário: segunda a quinta: 08:00hs ás 11:00hs / 12:00 ás 18:00h. Sexta: 08:00 ás 11:00hs / 13:00 ás 17:00h.

    FORTALEZA - CEARÁ
    Av. Heráclito Graça, 406, Centro
    Horário: segunda a quinta 07:00 às 17:30h. Sexta: 07:00 às 16:30h.

    JOÃO PESSOA - PARAÍBA
    Av. Julia Freire, n°1058, Expedicionários
    Horário: segunda a quinta: 08:00hs ás 12:00hs / 13:00 ás 16:00h. Sexta: 08:00 ás 12:00hs / 13:00 ás 15:00h. 

    JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ
    Rua Padre Cícero, 529, Centro
    Horário: segunda a sexta: 08:00hs ás 12:00hs / 14:00 ás 18:00h. 

    MACEIÓ - ALAGOAS
    Rua Ivan Wolf, n°09, Pinheiro
    Horário: segunda a quinta 07:00 às 17:30h. Sexta: 07:00 às 16:30h. 

    MANAUS - AMAZONAS
    Rua João Valério, 60, São Geraldo
    Horário: segunda a quinta 07:00 às 17:30h. Sexta: 07:00 às 16:30h / sábado: 07: às 11:00h. 

    MOSSORÓ  - RIO GRANDE DO NORTE
    Rua Augusto Severo, 273, Centro
    Horário: segunda a quinta 07:30 às 12:00 / 13:00 às 17:30h. Sexta: 07:30 às 12:00 / 13:00 às 16:30h.

    NATAL - RIO GRANDE DO NORTE 
    Rua Felipe Camarão, 417, Cidade Alta
    Horário: segunda a quinta 08:00 às 18:00h. Sexta: 08:00 às 17:00h.

    RECIFE  - PERNAMBUCO
    Rua Pacífico dos Santos, 25, Paissandu
    Horário: segunda a quinta 07:00 às 17:30h. Sexta: 07:00 às 16:30h. 

    SALVADOR - BAHIA
    Frederico Simões, n°98, Ed. Advanced Trade, Caminho das Árvores
    Horário: segunda a quinta 07:00 às 17:30h. Sexta: 07:00 às 16:30h.

    SÃO LUÍS  - MARANHÃO
    Av. Guaxenduba, 260, Centro
    Horário: segunda a quinta 07:00 às 17:00h. Sexta: 07:00 às 16:00h. 

    TERESINA - PIAUÍ
    Rua Eliseu Martins, 1672, Centro
    Horário: segunda a quinta: 07:30h ás 12:00h / 13:00 ás 17:30h. Sexta: 07:30 ás 12:00h / 13:00 ás 16:30h.

  • Digital: Endereços para recadastramento da digital:

    Nos locais que possuem Setor de Digitais, os horários de atendimento são:
    De segunda a quinta, das 7h às 17h30. 
    Na sexta-feira, das 7h às 16h30.

    ARACAJU – SE
    Rua Campos, 927, São José

    BELÉM - PA                         
    Travessa Lomas Valentino, 1140, Pedreira

    CAMPINA GRANDE – PB
    Rua Severino Cruz, 277, Centro

    FORTALEZA – CE
    Av. Heráclito Graça, 406, Centro

    JOÃO PESSOA – PB
    Av. Júlia Freire, 1058, Expedicionários

    JOINVILLE – SC
    Rua Itaiópolis, 128, América

    JUAZEIRO DO NORTE – CE
    Rua Padre Cícero, 529, Centro

    MACEIÓ – AL
    Rua Ivan Wolf, 09, Farol

    MANAUS – AM
    Av. João Valério, 60, São Geraldo
    Av. Silves, 1658, Crespo
    Av. Duque de Caxias, 1905, Praça 14 de Janeiro

    MOSSORÓ – RN
    Av. Augusto Severo, 237, Centro

    NATAL – RN
    Rua Felipe Camarão, 417, Cidade Alta
    Rua Presidente Quaresma, 967, Alecrim
    Rua Dr. João Medeiros Filho, 301, Igapó
    Av. Tomaz Landim, 1022, Jardim Lola, São Gonçalo do Amarante - RN

    RECIFE – PE
    Rua Pacífico dos Santos, 25, Paissandu
    Av. Presidente Vargas, 428 , Cabo de Santo Agostinho 
    No Cabo de Santo Agostinho, o recadastramento é de segunda a quinta, das 7h às 11h30 e de 13h às 16h30. Na sexta-feira, de 7h às 11h30 e de 13h às 15h30.

    SALVADOR – BA
    Rua Frederico Simões, 98, Ed. Advanced Trade, Caminho das Árvores
    Av. Radial B, S/N – Alto da Cruz – Camaçari/BA
    Rua Professor Edelvira de Oliveira, 140, Centro - Feira de Santana/BA

    SÃO LUIS – MA
    Av. Kennedy, 1620, Fatima

    SOBRAL – CE
    Rua Coronel Frederico Gomes, 21, Centro

    TERESINA – PI
    Rua Eliseu Martins, 1672, Centro 

     

Consultas

  • Após consulta oftalmológica, uma vez receitado os óculos de grau, no caso de revisão destes óculos, será necessário marcar uma nova consulta com o oftalmologista?

    Não, basta que você se dirija ao mesmo local da consulta oftalmológica, com os óculos e a receita, de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.

  • Como posso ver os médicos da Rede Própria de Atendimento do Hapvida?

     Acesse o Guia Médico Online e tenha a listagem completa de médicos, clínicas, laboratórios e hospitais do Hapvida.

    O guia médico também está disponível no nosso APP:

    Clique para baixar:

    Google Play 

    App Store 

    Windows Store 

  • Não vou poder comparecer à minha consulta, como faço para desmarcá-la?

    Você pode desmarcar sua consulta através do nosso site, aplicativo Hapvida, terminais de autoatendimento (Totens) na nossa rede própria (clique aqui) ou ligando para o nosso Contact Center 24h (discagem direta, sem DDD) através dos números 4002.3633 e 4020.3633 para as capitais; 4002.2870,somente para Recife; e 0300 313 3633 para cidades do interior.

    Saiba mais no nosso vídeo:

  • No dia da consulta, com quanto tempo de antecedência devo chegar para o atendimento?

    O ideal é que você chegue 15 minutos antes do horário marcado.

  • Onde posso marcar a minha consulta?

    Você tem várias opções para marcar sua consulta:

    - Pelo nosso aplicativo HAPVIDA. 

    Clique nas opões abaixo para baixar:

    Google Play 

    App Store 

    Windows Store 

    - No site do Hapvida, acessando Marcação de Consultas

    -Terminais de Autoatendimento, em todas as unidades Hapvida (Totens).

    -Contact Center 24h (discagem direta, sem DDD) através dos números, 4002.3633 e 4020.3633 para as Capitais; 4002.2870 somente para Recife; e 0300 313 3633 para quem está no interior.

    Veja o video com mais orientações:

  • Tenho uma consulta de retorno, é necessário marcar?

    Sim, toda consulta tem que ser marcada através site do Hapvida, digitando www.hapvida.com.br e escolhendo o menu Marcar / Visualizar Consulta ou através do Contact Center no número 4002.3633. A exceção é para as consultas obstétricas, que a marcação do retorno acontece na própria Hapclínica.

Convênio Hapvida e Pague Menos

  • A partir de quanto tempo de plano o desconto com a Pague Menos pode ser utilizado?

    A partir de 15 dias do início do contrato o cliente já pode comprar medicamentos com o desconto do convênio. Basta se dirigir a qualquer farmácia Pague Menos e informar o CPF do titular do contrato antes de passar no caixa. 
    Mas lembre-se, este benefício são para os clientes Hapvida cadastrados no programa de Fidelidade da Pague Menos na categoria “SEMPRE AZUL”.

  • Como é o convênio entre o Hapvida e a Farmácia Pague Menos?

    Trata-se de uma parceria onde os clientes Hapvida poderão ser beneficiados com descontos nos medicamentos que fazem parte do Programa de Fidelidade da Farmácia Pague Menos.

  • Como sei qual a minha categoria no programa de fidelidade da Farmácia Pague Menos ?

    Na própria Farmácia Pague Menos os clientes devem ser informados sobre sua categoria: SEMPRE AZUL, SEMPRE OURO e SÊNIOR. 
    Clientes da categoria SEMPRE OURO e SÊNIOR terão o desconto direto da própria Pague Menos, desta forma, não terão  o desconto pelo Convênio Hapvida. 

  • Como sei se faço parte do convênio Hapvida e Farmácia Pague Menos?

    A Pague Menos possui 3 (três) perfis de clientes em seu programa de fidelidade: SEMPRE AZUL, SEMPRE OURO e SÊNIOR. 
    Os clientes Hapvida cadastrados no programa de Fidelidade da Pague Menos na categoria “SEMPRE AZUL” serão beneficiados com um maior desconto nos medicamentos que fazem parte do programa de fidelidade da farmácia. 
    Para saber se você faz parte do programa, forneça o número do CPF do titular do plano na própria farmácia. 

Glossário

  • Glossário de especialidades em saúde:

    Especialidades médicas, odontológicas e da área de saúde:

    Acupuntura: Ramo da medicina que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos no corpo para obter efeito terapêutico.

    Alergologia e Imunologia: Especialidade específica que trata de alergias e do sistema imunológico.

    Anestesiologia: Ramo da medicina que estuda e proporciona ausência ou alívio da dor.

    Angiologia: É a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos.

    Cardiologia: Tratamento das doenças do coração.

    Cardiologia Pediátrica: Diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração em crianças.

    Cirurgia Cardiovascular: É a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico das doenças do coração. 

    Cirurgia Buco Maxilo Facial: Tratamento odontológico na região do osso hióide e do osso frontal. 

    Cirurgia da Mão: É a especialidade médica que se ocupa da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das patologias que acometem as mãos.

    Cirurgia de Cabeça e Pescoço: Especialidade médica que se ocupa da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das patologias que acometem tecidos moles da região da cabeça e do pescoço.

    Cirurgia Cardíaca: Procedimento cirúrgico no coração e/ou grandes vasos.

    Cirurgia do Aparelho Digestivo: Ramo da medicina que estuda, sob o ponto de vista cirúrgico, as doenças que são oriundas dos órgãos responsáveis pela digestão.

    Cirurgia Ginecológica: Refere-se a cirurgia realizada no trato genital das mulheres.

    Cirurgia Geral: Tratamento cirúrgico, principalmente da parte abdominal.

    Cirurgia Odontológica: É a especialidade relacionada ao tratamento cirúrgico da cavidade bucal, realizada em consultório odontológico.

    Cirurgia Oncológica: Especialidade médica responsável por realizar o tratamento cirúrgico dos diversos tipos de câncer. 

    Cirurgia Oncológica: Especialidade médica responsável por realizar o tratamento cirúrgico dos diversos tipos de câncer. 

    Cirurgia Pediátrica: Cirurgia em crianças.

    Cirurgia Plástica: Intervenção cirúrgica para correção de lesões deformantes, defeitos congênitos ou adquiridos.

    Cirurgia Torácica: Tratamento de patologias pulmonares e torácicas passíveis da abordagem cirúrgica.

    Cirurgia Vascular: Tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos.

    Cirurgia Vascular Periférica: Cirurgia realizada para o tratamento de varizes e veias.

    Clínica Médica: Tratamento clínico de doenças diversas.

    Coloproctologia: É uma especialidade médica cirúrgica das doenças do intestino grosso (cólon), do reto e ânus. 

    Dentista: Ou odontologia estética é o ramo da odontologia que atua na área da cosmética e restauração dental. Entre outros serviços, os profissionais desta especialidade tratam de clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações estéticas.

    Dermatologia: Diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem a pela.

    Endocrinologia e Metabologia: Estudo do funcionamento dos hormônios/glândulas no organismo humano.

    Endocrinologia Pediátrica: Estudo do funcionamento dos hormônios/glândulas nas crianças.

    Endodontia: Especialista no tratamento de canais e lesões provocadas por infecções no nervo do dente. 

    Endoscopia: Especialidade médica que se ocupa de obter imagens diagnósticas utilizando-se de um endoscópio.

    Fisioterapeuta: Especialista focado no estudo, diagnóstico, prevenção e reabilitação dos pacientes que possuam algum distúrbio de movimento ou funcionamento (cinético funcional) dos órgãos ou sistemas corporais.

    Fonoaudiologia:  Área especializada nos distúrbios da linguagem/comunicação.

    Gastroenterologia: Tratamento das doenças do sistema digestivo.

    Gastroenterologia Pediátrica: Tratamento das doenças dos sistema digestivo em crianças.

    Genética Médica: Utilização de várias técnicas para a identificação de doenças genéticas.

    Geriatria: Ramo da medicina que enfoca o estudo, prevenção e tratamento das doenças e da incapacidade em idades avançadas.

    Ginecologia e Obstetrícia: Pré-natal, partos e doenças do aparelho genital feminino.

    Hematologia e Hemoterapia: Área especializada nas doenças e emprego terapêutico do sangue.

    Homeopatia: Trata as diversas doenças através da medicina natural.

    Homeopatia Pediátrica: Método terapêutico natural em crianças.

    Infectologia: Ramo da medicina que estuda as doenças infecto contagiosas.

    Mastologia: Ramo da medicina que  trata as doenças das mamas.

    Medicina de Família e Comunicada: Especialidade médica que presta assistência a saúde de forma continuada e centrada na pessoa, com foco na família e orientada para a comunidade. 

    Medicina Intensiva: É a especialidade médica dedicada ao suporte  a vida ou suporte de sistemas e órgãos em pacientes em estado crítico, que necessitam de um acompanhamento intensivo e monitorado.

    Medicina Nuclear: Especialidade médica que utiliza materiais radioativos com finalidade diagnóstica e terapêutica.

    Nefrologia: Ramo da Medicina que trata das doenças dos rins.

    Nefrologia Pediátrica: Área especializada em doenças dos rins em crianças.

    Neurocirurgia: É a especialidade médica que trata de doenças do sistema nervoso central e periférico, traumas crânio-encefálicos e raqui-medulares passíveis de abordagem cirúrgica. 

    Neurologia: É a especialidade médica especializada no estudo do sistema nervoso (central e periféricos). 

    Nutrologia: É a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar.

    Nutrição: Ciência que estuda os alimentos e suas relações com a saúde.

    Oftalmologia: Tratamento de doenças dos olhos.

    Odontologia Clínica: Especialista na identificação e diagnóstico de problemas bucais e problemas odontológicos básicos.

    Odontopediatria: Atendimento a crianças e adolescentes, utilizando técnicas de prevenção para evitar o aparecimento de cáries e para a correção dos dentes entre outros.

    Oncologia Clínica: Ramo da medicina que trata dos tumores, incluindo o estudo de seu desenvolvimento, diagnóstico, tratamento e prevenção.

    Ortodontia: Especialista na instalação de aparelhos fixos e removíveis para correção dos dentes. 

    Ortopedia e Traumatologia: Tratamento de doenças dos ossos e articulações, fraturas, deslocamento repentino e contusões.

    Ortopedia Pediátrica: Especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações em crianças.

    Otorrinolaringologia: Tratamento de doenças do ouvido, nariz e garganta.

    Patologista: É o especialista pelos diagnósticos anatomopatológicos.

    Pediatria: Especialidade médica dedicada a assistência a saúde infantil.

    Periodontia: Especialista no tratamento das estruturas de suporte (ossos) e proteção (gengiva e mucosa) dos dentes. 

    Pneumologia: Tratamento de doenças do pulmão.

    Pneumologia Pediátrica: Tratamento de doenças do pulmão em crianças.

    Proctologia: Tratamento de doenças do intestino grosso, reo e ânus.

    Prótese Odontológica: Especialista nas restaurações extensas e substituição de um ou mais dentes por meio de serviços envolvendo um protético. Exemplos de próteses: coroas, dentaduras, próteses-fixas/móveis.

    Psiquiatria: Tratamento de doenças mentais e do comportamento.

    Radiologia e Diagnóstico por Imagem: É a especialidade médica que se dedica ao estudo e emprego dos exames de imagem com fins diagnósticos.

    Radiologia Odontológica: É a especialidade que se dedica ao estudo dos exames radiológicos empregados para diagnóstico e orientação dos tratamentos de cáries e canais, no planejamento de cirurgias, tratamentos ortodônticos, protéticos entre outros.

    Radioterapia: É uma especialidade médica focada no tratamento oncológico utilizando radiação ionizante.

    Reumatologia: Estudo das doenças que acometem os tecidos conjuntivos.

    Terapia Ocupacional: É uma área voltada aos estudos, a prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras.

    Urologia: Tratamento das doenças das vias urinárias.

Hapvida+Odonto

  • Como faço para marcar minha consulta odontológica?

    As consultas podem ser marcadas pelo site https://www.hapvida.com.br/site/maisodonto, terminais de autoatendimento (Totens) presentes em nossa rede de atendimento ou através do Call Center 24h no número 4002 2722 (Capitais e Região Metropolitana) ou 0300.313.9094 (Outras localidades). 
     

  • Como faço para saber sobre a cobertura do meu plano odontológico?

    Os dados sobre cobertura contratual podem ser acessados via campo CLIENTE na área PIN-SS (Portal de Informações do Beneficiário da Saúde Suplementar) em nosso site www.hapvida.com.br. 

    Caso permaneça alguma dúvida, pedidos que entre em contato conosco nos números abaixo: 
    Call Center (Capitais): 4002.2722 
    Call Center (Interior): 0300 313.9094 

  • Não vou poder comparecer à minha consulta odontológica, como faço para desmarcá-la?

    Você pode desmarcar sua consulta através do nosso site https://www.hapvida.com.br/site/maisodonto, terminais de autoatendimento (Totens) presentes em nossa rede de atendimento ou através do Call Center 24h no número 4002 2722 (Capitais e Região Metropolitana) ou 0300.313.9094 (Outras localidades). 
     

  • No dia da minha consulta odontológica, que documentação devo levar?

    Você deve levar documento com foto. Dê preferência ao RG.  
    Certidão de Nascimento para menores de 18 anos que não possuem carteira de identificação com foto, junto com a identidade do responsável.
     

  • O dentista que realiza meu tratamento hoje não é credenciado ao Hapvida +Odonto. Como devo proceder?

    Agende sua consulta em nossa rede credenciada, onde você poderá dar continuidade ao seu tratamento na especialidade desejada.
     

  • Onde posso encontrar a rede credenciada do Hapvida+Odonto?

    Acesse o nosso site https://www.hapvida.com.br/maisodonto ou infome-se pelo telefone no número 4002.2722.

  • Quais procedimentos posso realizar na urgência?

    Qualquer procedimento que cause dor, entre eles: controle de hemorragias, drenagem de abscessos, fraturas dentárias, e reimplantes de dentes avulsionados.

    Não serão realizados na urgência procedimentos eletivos como canais, restaurações e demais onde o beneficiário pode se programar para tratar.

  • Qual é o prazo de carência para o plano odontológico?

    Atendimentos de urgência ou emergência são fornecidos a partir de 24 horas após a efetivação do contrato. Para início do tratamento eletivo é necessário que o cliente tenha cumprido o prazo de carência de 60 (sessenta) dias.

  • Quando ocorre o reajuste no plano exclusivamente odontológico?

    O reajuste é anual, ou seja, no aniversário da assinatura do contrato. 
    O índice percentual é o estabelecido pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). 
    Esta informação está presente na cláusula “Reajuste” do contrato.

  • Quem pode ingressar em um plano Hapvida +Odonto?

    O plano oferece o tipo de contratação individual ou familiar. No plano coletivo por adesão, indivíduo com vínculo à pessoa jurídica por relação profissional, classista ou setorial. Já no plano coletivo empresarial, indivíduo com vínculo a pessoa jurídica por relação empregatícia ou estatutária. 

    Você pode entrar em contato através do Call Center 24h no número 4002 2722 ou através do 0800 284 9131.
     

  • Tenho uma consulta de retorno, é necessário marcar?

    Sim, toda consulta deve ser marcada.

Imposto de Renda

  • É possível separar o Imposto de Renda por beneficiários do plano?

    Não, o informe de rendimentos sempre será emitido no nome do titular do plano que é o responsável financeiro pelo contrato junto ao Hapvida.

  • Meu plano já está cancelado, como faço para conseguir meu informe de rendimentos?

    Os informes de rendimentos dos planos individuais cancelados ficam disponíveis normalmente no site Hapvida. Basta acessar com os dados solicitados.

  • Não sou titular do contrato e preciso do informe de rendimentos no meu nome, é possível?

    Não, o informe de rendimentos sempre será emitido no nome do titular do plano que é o responsável financeiro pelo contrato junto ao Hapvida.

  • O informe de rendimentos do plano de saúde e plano odontológico são emitidos juntos?

    Se você tem um único contrato com saúde e odontologia será emitido um único informativo no site Hapvida.

    Se você possui apenas o contrato odontológico será emitido somente o informativo do plano odonto no site Hapvida+Odonto.

  • O titular do plano foi alterado, o informe de rendimentos já poderá ser emitido no nome do novo titular?

    O informe sairá com o nome do novo titular a partir do mês que foi feito a alteração da titularidade. O informe referente aos meses anteriores permanece com o nome do titular anterior.

  • Preciso que no informe de rendimentos conste o valor pago por cada dependente do meu plano, isso é possível?

    Em nosso site fica disponível o informe referente ao valor total pago pelo contrato mês a mês. Caso necessite do detalhamento pago mensal por beneficiário, entre em contato com o nosso SAC. Mas lembre-se, no documento vai constar o nome do titular como responsável financeiro.

Inclusão de Novos Dependentes

  • Como proceder para solicitar a inclusão de dependente(s)?

    Se o plano é individual (pessoa física):
    Qualquer inclusão no contrato deverá ser solicitada pelo titular do plano contratado.
    A solicitação para inclusão de dependente(s) deve ser feita presencialmente no Atendimento do Cadastro da sua filial. 
    É necessário apresentar no Atendimento do Cadastro:
    - RG e CPF do(s) dependente(s) maior(es) de idade;
    - Certidão de Nascimento do(s) menor(es) de idade e CPF;
    - Comprovante de residência.

    Caso o titular não possa comparecer, outra pessoa, tendo em mãos uma procuração reconhecida em cartório para este fim, poderá solicitar a inclusão. Neste caso, é necessário apresentar no Atendimento do Cadastro:
    - Procuração reconhecida em cartório (original ou cópia autenticada);
    - Documento de identificação com foto do titular e da pessoa presente à solicitação;
    - E demais documentos já informados.

    OBS: Independente do seu tipo de plano, no momento da inclusão do(s) dependente(s), você será informado sobre as carências que devem ser cumpridas.  

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):
    Por favor entrar em contato com o RH da sua empresa.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):
    Por favor entrar em contato com a sua Administradora.
     

  • Quem pode ser dependente?

    Se o plano é individual (pessoa física):
    - Cônjuge ou companheiro (a) desde que comprove esta condição legalmente;
    - Os filhos menores, naturais até 21 anos ou até 24 se estiverem cursando a universidade;
    - Os filhos adotivos menores de 12 anos, com aproveitamento das carências já cumpridas pelo titular do plano nos termos do art.12, VII, da Lei 9.656/98;
    - O recém-nascido, filho adotivo ou natural, com isenção de carência nos termos do art. 12, III, alínea “b” da Lei 9.656/98 (quando incluir atendimento obstétrico), desde que a inscrição ocorra no prazo máximo de 30 (trinta) dias do nascimento ou da adoção.

    OBS: Será cobrado valor adicional pelo dependente de acordo com a tabela vigente no momento da inclusão e de acordo com a idade e cobertura dos benefícios. 

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):
    Por favor entrar em contato com o RH da sua empresa.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):
    Por favor entrar em contato com a sua Administradora.

Medicina Preventiva

  • Na Medicina Preventiva quais são os grupos de atendimento existentes?

    Você pode fazer parte dos seguintes grupos da medicina preventiva do Hapvida:

    VIVA LEVE  
        Tendo como objetivo incentivar a mudança no estilo de vida e promover a reeducação alimentar  dos nossos clientes, com foco nos pacientes hipertensos, diabéticos e obesos, o grupo conta com uma equipe multidisciplinar (Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Terapia ocupacional e Fonoaudiologia) que vai facilitar o alcance de uma via saudável.

    Presente nas filiais: Fortaleza / Belém / Natal / Recife / Salvador.

    GEO (Grupo Terapêutico de Enfrentamento à Obesidade)
        É um grupo terapêutico com o intuito de auxiliar na perda de peso e na adoção de um estilo de vida mais saudável a partir da resolução de problemas emocionais. A proposta é dar suporte, conscientizar e incentivar a reeducação alimentar através do compartilhamento de experiências, informações para o entendimento da obesidade tanto no aspecto psicológico como nutricional.

    Presente nas filiais: Fortaleza / Belém / Natal / Recife / Salvador.

    REVIVER
        Grupo com atividades educativas e terapêuticas voltadas para a Promoção da Saúde da Terceira Idade com foco no estímulo para que os idosos adquiram maior autonomia, melhorem sua auto estima, qualidade de vida, senso de humor e promovam sua inclusão social. São realizadas palestras com equipe multidisciplinar, oficinas de memória, dinâmicas de grupos, oficinas expressivas, contoterapia, atividades de sociabilização (passeios e eventos em datas comemorativas) e circuitos psicomotores. O grupo atende clientes com idade a partir de 55 anos.

    Presente nas filiais: Fortaleza / Belém / Natal / Recife / Salvador.

    CRESCER BEM
        O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento é de fundamental importância para a promoção à saúde da criança e prevenção de doenças. A equipe da Medicina Preventiva orienta os pais com relação a todos os cuidados com o bebê; desde o aleitamento, higiene, alergias, banho de sol, vacinação, testes neonatais (pezinho, olhinho, ouvidinho) e alimentação das lactantes. 

    O agendamento do atendimento é realizado na Maternidade Eugênia Pinheiro.
    Presente em: Fortaleza

    NASCER BEM
       O programa Nascer Bem, oferece serviços especializados, garantindo a melhoria do acompanhamento pré- natal o visando minimizar riscos desnecessários e melhorar a segurança da gestante e a experiência do cuidado para mães e bebês, o programa conta com uma alta rede de atendimento volta para as gestantes.
    - Central de Atendimento: O Hapvida disponibilizar uma Central de atendimento exclusiva às gestantes: por meio de uma central telefônica, operadores e enfermeiro treinados para atender as futuras mamães orientam sobre possíveis duvidas e complicações da gestação. Ligue 4020 1785.
    - Curso para Gestantes: O curso é um momento especial que foi preparado com informações essenciais aos pais sobre gestação, momento do parto, cuidados com o recém-nascido, amamentação, esses assuntos são os que mais geram medo e insegurança durante a gestação.
    - Oficinas sobre cuidados com o recém-nascido nas maternidades da rede Hapvida: Todas as mamães que têm filho (a) em nossas maternidades, podem participar de oficinas de cuidados com o bebê, orientação sobre amamentação, cuidados no pós-parto e tirar dúvidas com equipe de saúde especializada.

    Presente nas filiais: Fortaleza / Belém / Manaus / Recife / Salvador.

  • No dia da consulta, com quanto tempo de antecedência devo chegar para o atendimento?

    O ideal é que você chegue 15 minutos antes do horário marcado.
     

  • O atendimento realizado pela Central de Gestante Hapvida precisa ser agendado?

    Sim. Toda primeira consulta de pré-natal deve ser agendada na Central de Gestante Hapvida no número 4020 1785 ou através do chat na nossa página www.hapvida.com.br.

  • Onde posso encontrar o curso para gestantes do programa Nascer Bem?

    Os cursos são ofertados em Fortaleza, Belém, Manaus, Recife e Salvador, aos sábados e são elaborados por trimestre para facilitar as duvidas de nossas gestantes.

    A inscrição é gratuita e deve ser feita pela Central de Gestante Hapvida no número 4020 1785 ou no consultório pela equipe do pré-natal.

    O programa NASCER BEM tem como objetivo acolher a gestante com maior qualidade e segurança durante toda a gestação e pós parto. Dispomos de equipe especializada e comprometida com a saúde das nossas gestantes.

  • O que precisa para realizar a consulta?

    O cliente deve estar portando: guia de encaminhamento autorizada, carteirinha do plano e documento de identificação com foto.

  • Para agendar o atendimento: psicologia, fonoaudiologia, nutrição ou terapia ocupacional, como devo fazer?

    Será necessário encaminhamento médico e autorização prévia para estas especialidades. Após autorizado o procedimento, o agendamento deverá ser realizado através do Call Center de 06:00 às 22:00 (discagem direta, sem DDD) através dos números, 4002.3633 e 4020.3633 para as Capitais; 4002.2870 somente para Recife; e 0300 313 3633 para quem está no interior.

    Para a especialidade Nutrição, não há necessidade de encaminhamento médico. Você poderá agendar da seguinte forma:
    1. Site do Hapvida: www.hapvida.com.br 
    2. Através do aplicativo Hapvida APP.
    3. Terminais de Autoatendimento em todas as unidades Hapvida (Totens).
    4. Call Center de 06:00 às 22:00 (discagem direta, sem DDD) através dos números, 4002.3633 e 4020.3633 para as Capitais; 4002.2870 somente para Recife; e 0300 313 3633 para quem está no interior.

     

Pagamento

  • Boleto: Como faço para alterar a data de vencimento do meu boleto?

    Se o plano é individual (pessoa física):
    Qualquer alteração no contrato deverá ser solicitada pelo titular do plano contratado.
    A solicitação para alteração da data de vencimento do boleto deve ser feita presencialmente no Atendimento do Cadastro da sua filial. É necessário apresentar no Atendimento do Cadastro:
    - Comprovante de pagamento (boleto) em dia;
    - Documento de identificação com foto.

    Caso o titular não possa comparecer, outra pessoa, tendo em mãos uma procuração reconhecida em cartório para este fim, poderá solicitar a alteração. Neste caso, é necessário apresentar no Atendimento do Cadastro:
    - Procuração reconhecida em cartório (original ou cópia autenticada);
    - Comprovante de pagamento (boleto) em dia;
    - Documento de identificação com foto do titular e da pessoa presente à solicitação;
    - Ter os dados do contrato que deseja fazer a alteração.

    IMPORTANTE: Após a mudança da data de vencimento, o cliente arcará com o custo dos dias proporcionais devido alteração. Exemplo: Vencimento é dia 10 e solicita-se alteração para o dia 15, será emitido a cobrança dos 5 dias.

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):
    Por favor entrar em contato com o RH da sua empresa.

    Se o plano é empresa com recibo (pessoa jurídica):
    Seguir a mesma orientação do plano individual.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):
    Por favor entrar em contato com a sua Administradora.

     

  • Boleto: Como funciona a emissão de boleto registrado?

    Desde 27/10/2018, os boletos com valores a partir de R$ 0,01 (um centavo) passaram a ser do tipo registrado.
    O boleto registrado é uma modalidade criada pelo Banco Central. Desta forma, todo e qualquer banco possui as informações sobre o boleto, podendo este ser pago, mesmo em atraso, em qualquer banco, agência, internet, mobile ou caixas eletrônicos. 
    As informações são trazidas automaticamente no momento do pagamento, assim o cálculo de juros e multas ocorre no momento do pagamento. Com isto, nosso cliente não precisará mais solicitar a emissão da 2ª via do seu boleto, podendo ser pago em qualquer agência bancária até 90 dias após a data do vencimento.

  • Boleto: Onde posso pagar o meu boleto?

    O boleto pode ser pago em bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários ou por meio da internet banking.
     

  • Boleto: Onde posso solicitar a emissão da 2ª via do boleto de pagamento no caso de não recebimento ou perda?

    Plano Individual
    A 2ª via do boleto pode ser retirada no site do Hapvida, no campo  2ª Via de Boleto ou nos Terminais de Autoatendimento (Totens) da unidade Hapvida mais perto de você.
    O Titular do plano também pode entrar em contato com a nossa central para solicitar a 2ª via através dos telefones abaixo:
    Call Center 24h (Capitais): 4002.3633 ou 4020.3633 
    Call Center 24h (Pernambuco): 4002.2870 
    Call Center 24h (Interiores e capitais): 0300 313 3633 
    + Odonto
    Call Center (Capitais): 4002.2722 
    Call Center (Interior): 0300 313.9094 
    Plano Empresa 
    O responsável pela empresa deve acessar o site Hapvida. É necessário que o responsável tenha o código da empresa para ter acesso à emissão do boleto.

     

     

  • Boleto: Quais são as datas disponíveis para o vencimento do boleto?

    Se o plano é individual (pessoa física):
    As datas disponíveis são dia 5, 10, 15, 20,25 e 30.

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):
    Por favor entrar em contato com o RH da sua empresa.

    Se o plano é empresa com recibo (pessoa jurídica):
    As datas disponíveis são as mesmas do plano individual.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):
    Por favor entrar em contato com a sua Administradora.

  • Débito em Conta: Como faço para solicitar o serviço de débito em conta da minha fatura?

    Cliente de contrato individual pode aderir ao pagamento de débito em conta.
    Para isso, o titular precisa possuir conta corrente “Pessoa Física” em um dos bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Bradesco.
    A solicitação pode ser feita pelo titular através do número 4020.9093 nos seguintes horários (exceto aos domingos e feriados nacionais):
    Segunda a sexta das 08h às 20h.
    Sábados de 08h às 14h. 

    ou

    O titular pode comparecer a sede administrativa da sua filial, com seu RG, CPF e comprovante de dados bancários (preferencialmente cartão bancário com as informações da agência e conta corrente). A conta deve pertencer ao titular do plano. 

    OBS: A adesão à modalidade de débito em conta deverá ser confirmada pelo cliente junto ao banco onde possui a conta cadastrada. Ou seja, após solicitação, o cliente receberá o código do convênio e deverá ir ao seu banco para o desconto ser autorizado.  

  • Negociação: Como faço para negociar boletos atrasados?

    Se o plano é individual (pessoa física):
    O titular do plano deve entrar em contato com a nossa a Central de Negociação, através do número 4020.9093. O horário de funcionamento é de 08 às 20h de segunda a sexta e de 08 às 14h aos sábados (exceto aos domingos e feriados nacionais).
     
    Para contratos ativos, a negociação é feita, preferencialmente,  no cartão de crédito, para as faturas em aberto a partir de 05 dias de atraso.

    Contrato cancelado, o titular do plano deve entrar em contato com  o nosso SAC e realizar a sua solicitação. 

     

  • Negociação: Qual o telefone da Central de Negociação?

    O contato é 4020.9093 

    Horário de atendimento (exceto aos domingos e feriados nacionais):
    Segunda a sexta das 08h às 20h
    Sábados de 08h às 14h

  • Pagamento: Pagamento de boleto após 90 dias do vencimento:

     Após 90 dias de vencido, os boletos são cancelados nos sistemas bancários. 

    Para efetuar o pagamento há duas formas:

    Pagar no cartão de crédito: o titular do plano individual pode entrar em contato com a nossa Central de Negociação, através do número 4020.9093. O horário de funcionamento é de 08 às 20h de segunda a sexta e de 08 às 14h aos sábados (exceto aos domingos e feriados nacionais).

    Se não for possível o pagamento através do cartão de crédito é necessário registrar SAC. Entraremos em contato com o cliente informando a geração de um novo boleto ou, se for o caso, para informar os dados da conta do Hapvida para ser feito um depósito ou transferência do valor referente ao(s) boleto(s) em aberto. 

Portabilidade

  • A quem se aplica a portabilidade?

    A portabilidade se aplica a planos individuais (pessoa física) e planos empresariais (pessoa jurídica), tanto para o titular quanto para o(s) dependente(s) do plano.

  • O plano de destino pode ter coberturas não previstas no plano atual?

    Sim. Neste caso você irá cumprir carência para as novas coberturas. 

  • O que é portabilidade de plano de saúde?

    Portabilidade de plano de saúde é a possibilidade que o cliente tem de mudar seu tipo de plano ou mudar de operadora sem ter que cumprir nova carência.

  • Quais os documentos necessários para solicitar a portabilidade de carência?

    - Comprovante de que está em dia com o pagamento das mensalidades do seu plano atual, tais como: comprovante de pagamento das 3 (três) últimas mensalidades ou declaração da operadora informando que o cliente está em dia com as mensalidades;
    - Comprovante de prazo de permanência, tais como: proposta de adesão assinada ou contrato assinado ou declaração da operadora informando o prazo de permanência no plano;
    - Relatório de compatibilidade entre os planos (atual e de destino) ou número de protocolo de portabilidade, ambos emitidos pelo Guia ANS de Planos de Saúde;
    - Se o plano de destino for coletivo, comprovante de vínculo com a pessoa jurídica.
     

  • Quais são os requisitos necessários para mudar de plano ou de operadora sem cumprir novas carências?

    Para realizar a portabilidade de carências, devem ser atendidos simultaneamente os seguintes requisitos:

    - O contrato deve estar ativo, ou seja, o plano atual não pode estar cancelado;

    - O cliente deve estar adimplente, ou seja, deve estar em dia com o pagamento das mensalidades;

    - O plano atual deve ter sido contratado após 1 de janeiro de 1999 ou ter sido adaptado a Lei dos Planos de Saúde (Lei n. 9656/98);

    - Na primeira portabilidade de carências, o cliente deve ter cumprido o prazo mínimo de permanência de 2 anos no plano atual ou no mínimo 3 anos se tiver cumprido Cobertura Parcial Temporária (CPT) para uma doença ou lesão preexistente;

    - Na segunda portabilidade e nas posteriores, o cliente deve ter cumprido o prazo mínimo de permanência de 1 ano no plano atual ou no mínimo 2 anos caso tenha feito portabilidade para o plano atual com coberturas contratuais não previstas no plano anterior;

    - A faixa de preço do plano de destino deve ser igual ou inferior que a do plano atual (as faixas de preço são definidas pela ANS).  Sendo que a compatibilidade do preço refere-se ao valor pago individualmente e não ao valor total no caso de plano familiar.

    OBS: Não será exigida a compatibilidade por faixa etária de preço quando a portabilidade for realizada de um plano empresarial para outro empresarial (pessoa jurídica).

    OBS: Para os planos exclusivamente odontológicos, considera-se na mesma faixa de preço, o plano de destino cuja mensalidade seja igual ou inferior a mensalidade do plano atual acrescida de 30% (trinta por cento).

  • Quando pode ser solicitada a portabilidade de carências?

    Após cumprir o prazo mínimo de permanência no plano, a portabilidade pode ser solicitada a qualquer tempo.

    - Na primeira portabilidade de carências, o cliente deve ter cumprido o prazo mínimo de permanência de 2 anos no plano atual ou no mínimo 3 anos se tiver cumprido Cobertura Parcial Temporária (CPT) para uma doença ou lesão preexistente;

    - Na segunda portabilidade e nas posteriores, o cliente deve ter cumprido o prazo mínimo de permanência de 1 ano no plano atual ou no mínimo 2 anos caso tenha feito portabilidade para o plano atual com coberturas contratuais não previstas no plano anterior.

    Atenção:  Se o cliente estiver internado, a portabilidade só poderá ser solicitada após alta hospitalar.

Preexistência

  • O que é Cobertura Parcial Temporária (CPT) e qual o prazo?

    Cobertura Parcial Temporária (CPT) é o período de até 24 (vinte e quatro) meses contados a partir da contratação ou adesão ao plano de saúde, onde o cliente não poderá utilizar o plano nos casos de Doença ou Lesão Preexistente (DLP) informadas em sua declaração de saúde ao contratar o plano, para os procedimentos de alta complexidade (PAC), leitos de alta tecnologia – CTI e UTI – e cirurgia decorrente da doença preexistente.
     

  • O que é Declaração de Saúde?

    É o formulário preenchido na contratação ou adesão do plano para que sejam relacionadas as doenças ou lesões que o cliente tenha conhecimento de portar ou sofrer. Tanto o titular como o(s) dependente(s) que venham a integrar o plano de saúde. 

Reajuste

  • Quando ocorre o reajuste do plano exclusivamente odontológico?

    O reajuste é anual, ou seja, no aniversário da assinatura do contrato. 
    O índice percentual é o estabelecido pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). 
    Esta informação está presente na cláusula “Reajuste” do contrato. 

  • Quando são realizados os reajustes no plano de saúde?

    Se o plano é individual (pessoa física):
    Existem dois tipos:
    Reajuste Anual: No aniversário da assinatura do contrato. O índice percentual é o estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
    Reajuste por faixa etária: Este se dá quando o cliente muda de faixa etária, as quais são determinadas pela ANS. O índice percentual encontra-se no seu contrato.

    Atenção: Se os dois tipos coincidirem no ano vigente, você terá dois reajustes no mesmo ano.

    OBS: Se seu plano foi contratado antes do dia 1º de janeiro de 1999 e não foi adaptado à Lei 9656/98 os reajustes devem seguir o que estiver escrito no contrato.

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):
    Por favor entrar em contato com o RH da sua empresa.

    Se o plano é empresa com recibo (pessoa jurídica):
    Seguir a mesma orientação do plano individual.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):
    Por favor entrar em contato com a sua Administradora.

Telemedicina

  • A Telemedicina é regulamentada no Brasil?

    Sim. A telemedicina possui uma regulamentação desde 2002, que está desatualizada e necessita de uma revisão urgente para acompanhar as mudanças ocorridas na sociedade nos últimos 10 anos. Essa regulamentação permite que haja interação do médico pela telemedicina somente com a presença no local de um médico auxiliar ou assistente, formando assim um sistema de segunda opinião médica. No Hapvida seguimos rigorosamente essa regra em todas as consultas realizadas.

  • O que é Telemedicina?

    A telemedicina é definida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como o uso das tecnologias de comunicação e informação para a troca de informações de saúde. Portanto, usamos telemedicina todos os dias, sem mesmo perceber, quando , por exemplo, telefonamos para nossos médicos para tirar dúvidas de tratamentos e condições clínicas, e ao trocarmos e-mails , ou até mesmo mensagens de whatsApp sobre casos clínicos. Logo, a telemedicina faz parte do dia a dia dos profissionais de saúde, principalmente devido ao avanço das tecnologias digitais e smartphones. 

  • Para que serve a Telemedicina?

    A telemedicina ajuda a criar acesso a saúde de forma eficiente e segura, levando cuidados médicos e de outros profissionais a quem mais precisa. A única diferença esta no meio pelo qual ocorre a comunicação, que no caso da telemedicina é pela internet, ou telefone, utilizando as diversas plataformas hoje existentes.

  • Quais as especialidades atendidas?

    Hoje, no segmento da Telemedicina Ambulatorial temos 23 especialidades sendo atendidas. Entre elas estão a Neurologia, Cardiologia, Reumatologia, Alergologia, Neuropediatria, Nefropediatria, Reumato Pediatria, Hemato Pediatria, Genética Médica, Cardio Pediatria, Neurocirurgia, etc. 

    Nas emergências dos hospitais, temos suporte para os atendimentos de Neurologia e Cardiologia.

  • Quais os segmentos de atuação da Telemedicina?

    A telemedicina tem diversos segmentos de atuação. Podemos separar os segmentos principais trabalhados dentro do Hapvida em: Telemedicina Ambulatorial, Telessaúde Preventiva, Telessaúde Empresarial, e Telemedicina Hospitalar. Cada um desses segmentos apresenta ramificações de acordo com a particularidade do serviço prestado e do ambiente. 

  • Qual a realidade da Telemedicina no Brasil e no Hapvida ?

    No Brasil, a telemedicina ainda encontra vários desafios, principalmente a questão regulatória, além de não ter também uma base sólida de financiamento ou incentivo na legislação. Contudo, nos últimos 10 anos, a telemedicina teve um crescimento absurdamente alto no Brasil, levando o CFM (Conselho Federal de Medicina) a publicar  novas normas de utilização de aplicativos móveis , como o próprio WhatsApp, para troca de informações médicas e de saúde em geral. 

  • Quantas consultas ambulatoriais Hapvida faz por mês na Telemedicina?

    A Hapvida faz hoje aproximadamente 7500 consultas mensais por telemedicina.

  • Toda e qualquer especialidade pode atender pela Telemedicina?

    Depende do objetivo do atendimento. Toda especialidade pode atender pela telemedicina, por exemplo, num sistema de segunda opinião médica. 

Viver Bem

  • Como funciona o programa Viver Bem?

    Realizamos atendimentos personalizados, humanizados e acolhedor com equipe multidisciplinar formada por enfermeira, médico e nutricionista exclusivos e especializados no atendimento ao paciente com diabetes e doenças mais comumente associadas.

  • O que é o Programa Viver Bem?

    É um programa assistencial de prevenção secundária a saúde, voltada para clientes Hapvida maiores de 18 anos portadores de Diabetes tipo 2 compensados ou não.

    Presente nas filiais: Fortaleza e Salvador.

  • Sou diabético e não sei qual tipo. Como sei se posso participar do Programa?

    Ligue para nossa central telefônica (4020.1785) e solicite o agendamento de uma consulta.

  • Sou portador de diabetes tipo 1. Posso fazer parte do Programa Viver Bem?

    O Programa Viver Bem é um programa voltado para pacientes com diabetes tipo 2 e atua no estímulo à mudanças do estilo de vida e orientação de uma vida saudável baseada em exercícios físicos regulares e alimentação saudável, além do uso de medicações de baixo custo, alta eficácia e segurança comprovada. O diabetes tipo 1 é uma doença genética complexa que surge nos primeiros anos de vida do pacientes, de forma que seu tratamento deve ser gerenciado pelo médico especialista nesta doença, o endocrinologista.