Políticas de Privacidade

   

Política de Privacidade

Nós, do Grupo Hapvida (“Nós” ou “Hapvida”), somos um grupo de empresas que, atualmente, está entre os maiores planos de saúde do Brasil (“Plano de Saúde”). Além dos serviços relacionados aos planos de saúde, o Grupo Hapvida presta serviços de medicina diagnóstica, por meio dos seus centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial (“Laboratórios”), e serviços hospitalares, por meio da sua rede de atendimento próprio nas regiões, composta atualmente por hospitais, hapclínicas e Prontos Atendimentos (“Clínicas e Hospitais”).

 

Quando um paciente ou beneficiário contrata nossos serviços e/ou produtos (“Serviços”), podemos tratar as suas informações (“Dados” ou “Dados Pessoais”). Elaboramos esta Política de Privacidade (“Política”) para esclarecer como os Dados Pessoais dos nossos beneficiários e pacientes (“Você”) podem ser coletados, usados, compartilhados e armazenados por Nós.

Quais tipos de Dados a Hapvida utiliza?

A quantidade e o tipo de informações coletadas pela Hapvida variam conforme o uso que Você faz dos nossos Serviços. Coletaremos diferentes dados, por exemplo, caso Você seja beneficiário de nossos Planos de Saúde, esteja realizando um tratamento em alguma de nossas Clínicas ou Hospitais, fazendo um exame de saúde em algum de nossos Laboratórios ou visitando nossos sites. 

 

Para tornar mais acessível essas informações, listamos abaixo o modo e finalidades pelos quais coletamos seus dados pessoais.

 

Observação: alguns dos nossos serviços poderão ser prestados a crianças, ou seja, pessoas menores de 12 anos. Nesses casos, sempre que for o caso, buscaremos a autorização de seus representantes legais, nos termos das legislações aplicáveis.

Visitantes do site

Caso Você seja um visitante dos nossos sites, seus Dados serão utilizados de acordo com as formas apresentadas nas tabelas abaixo, com suas respectivas bases legais:

 

Finalidade

Dados Pessoais

Base Legal

Acesso ao site

IP, data e hora de acesso, cookies.

Obrigação Legal e Legítimo interesse 

Agendamento de consultas e exames

E-mail, número da carteirinha do plano, código do beneficiário, data de nascimento e CPF.

Consentimento

Agendamento de consultas odonto

E-mail

Consentimento

Solicitação de autorização ao Plano de Saúde

E-mail, CPF, número da carteirinha do plano ou telefone.

Exercício regular de direitos em contrato

Emissão de 2ª via de boleto

E-mail, número da carteirinha do plano, data de nascimento e CPF.

Exercício regular de direitos em contrato

Solicitação de Plano de Saúde e Odonto

Nome completo, cidade, e-mail celular e telefone fixo.

Consentimento

Atendimento (dúvidas, reclamações e chat bot)

Nome, e-mail e telefone.

Consentimento, Obrigação legal ou Legítimo interesse

(dependendo do atendimento)


Planos de Saúde

Caso Você seja um beneficiário dos nossos Planos de Saúde, seus Dados podem ser utilizados de acordo com as finalidades apresentadas abaixo:

 

  • Adesão ao Plano de Saúde e Odontológico. Podemos utilizar seus dados se Você quiser contratar nossos Planos de Saúde e Odontológicos. Para esse processo podem ser necessários dados como: nome, dada de nascimento, estado civil, endereço, telefone, nome da mãe e CPF.
  • Inclusão, reativação, isenção de carência de beneficiários no Plano de Saúde. Para a inclusão de beneficiários no Plano de Saúde, bem como outras solicitações correlatas como reativação de plano e isenção de carência, é necessário que a Hapvida tenha acesso a determinadas informações como: RG, CPF, GFIP, Declaração de saúde, certidão de nascimento, data de nascimento, certidão de casamento, código do usuário, cidade, mensalidade, custos, dados de pagamento, entre outros.  
  • Permitir acesso e uso das nossas plataformas. Desenvolvemos algumas plataformas e aplicativos que permitem o uso de alguns de nossos Serviços por meio de produtos digitais, tais como o Aplicativo Beta. Utilizaremos os seus dados pessoais e de saúde como nome, e-mail, telefone, número da carteira do plano, para que Você possa ter acesso a esses Serviços e funcionalidades.  
  • Participação em programas de benefícios. Oferecemos alguns programas de benefícios aos nossos beneficiários. Caso Você aceite participar desses programas, podemos coletar dados como Nome, CPF, CNS, RG, data de nascimento, e-mail, telefone e receituário e compartilhar com nossos parceiros de benefícios.  
  • Liberação de guias e procedimentos e reembolso. Para que possamos prestar devidamente nossos Serviços, é necessário coletar determinadas informações sobre seus procedimentos para que possamos liberar sua realização por meio do seu Plano de Saúde ou Odontológico e fazer seu reembolso. Para que essas liberações possam ocorrer, podemos tratar os seguintes dados: Nome completo, número da carteirinha, idade, gênero, endereço, telefone, e-mail, produto ou procedimento contratado e informações bancárias do beneficiário para reembolso.
  • Auditoria de procedimentos. Para que possamos dar continuidade ao procedimento solicitado pelo seu médico, por vezes é necessário verificar a pertinência da solicitação. Essa análise é feita por profissionais da área da saúde e pode envolver, por exemplo, as informações do pedido médico, laudos de exames e fotos dos procedimentos para confirmar a pertinência do tratamento solicitado pelo médico.  
  • Análise atuária, estudos estatísticos e financeiros. Coletamos informações para realizar análise e projeção de custo dos Planos de Saúde, o que auxilia na tomada de decisão estratégica. Essa análise pode envolver todos os dados sobre os procedimentos autorizados pela Hapvida, bem como informações médicas que constam no prontuário, como anamnese, exame físico, evolução, conduta etc.
  • Oferecimento de novos produtos e serviços. Coletamos informações para enviar comunicações a respeito de novos serviços, eventos, oportunidades e iniciativas promovidas pela Hapvida que talvez Você tenha interesse como Hapvida 1k, Bike Belém e o projeto Vamo.
  • Responder dúvidas, solicitações e fornecer suporte. Quando Você entra em contato conosco, inclusive por meio de redes sociais (facebook, instagram, twitter e reclame aqui), trataremos seus dados pessoais para processar as suas solicitações, fornecer as devidas informações e suporte para uso dos nossos Serviços, bem como tirar dúvidas. Para isso, podemos coletar os seguintes dados: nome completo, motivo do contato, números de contato, informações sobre seu plano de saúde, bem como outras informações fornecidas por Você durante suas interações. 

Clínicas, Hospitais e Laboratórios

Caso Você seja um paciente das nossas Clínicas e Hospitais, seus Dados podem ser utilizados de acordo com as finalidades apresentadas abaixo:

 

  • Realizar exames e procedimentos. Coletamos dados compatíveis com a finalidade de cada exame que Você vier a realizar em uma das Clínicas, Hospitais e/ou Laboratórios  da Hapvida. Esses dados podem ser utilizados para a realização e entrega de resultados de exames, bem como para enviar comunicações necessárias sobre andamento e agendamento de exames. 
  • Prestar serviços hospitalares. Podemos coletar e tratar dados necessários para o provimento de serviços hospitalares, como serviços de internação, nutrição hospitalar e de hotelaria, bem como dados para atendimento ao paciente e aos familiares. 
  • Programas especiais de cuidados preventivos. Nessas situações podemos coletar e tratar dados necessários para prover os serviços de cuidados preventivos à sua saúde.   
  • Gestão da Teleconsulta ou Teleorientação. Podemos tratar determinados dados para realizar o processo de gestão da Telemedicina, que vai desde o acolhimento inicial ao beneficiário e/ou paciente até a finalização do seu atendimento. Nesses casos podemos tratar dados de saúde dos pacientes (como sintomas, plano de saúde, comorbidades, entre outros), dados da consulta, tempo de atendimento, anotações sobre a consulta, prescrição médica digital e avaliações sobre a plataforma.  
  • Acesso ao Wi-Fi em nossas unidades. Em algumas de nossas unidades Você poderá ter acesso ao Wi-Fi e, para tanto, será necessário fornecer informações como CPF e e-mail, para que possamos identifica-lo.  
  • Oferecimento de novos produtos e serviços. Coletamos informações para enviar comunicações a respeito de novos serviços, eventos, oportunidades e iniciativas promovidas pela Hapvida que talvez Você tenha interesse. 
  • Responder Dúvidas, solicitações e fornecer suporte. Quando Você entra em contato conosco, inclusive por meio de redes sociais (facebook, instagram, twitter e reclame aqui), trataremos seus dados pessoais para processar as suas solicitações, fornecer as devidas informações e suporte para uso dos nossos Serviços, bem como tirar dúvidas. Para isso, podemos coletar os seguintes dados: nome completo, motivo do contato, números de contato, informações sobre seu plano de saúde, bem como outras informações fornecidas por Você durante suas interações.
  • Pesquisas de satisfação e de acolhimento. Para que possamos melhorar nossos Serviços, ao final do seu atendimento podemos solicitar a realização de pesquisas de satisfação. Nesses casos, apenas se Você aceitar participar de tais pesquisas, podemos coletar seu nome completo, idade, telefone, tipo de plano, tempo de utilização do plano, código do usuário, local de atendimento ou internação, procedimento realizado, tempo de atendimento, CID, dados do do prontuário, entre outras informações necessárias ao bom desenvolvimento da pesquisa.

Como utilizamos Cookies no nosso website?

Caso Você esteja utilizando algum website da Hapvida, podemos coletar determinados Dados Pessoais por meio do seu navegador de internet através do uso de tecnologia de cookies e similares.


O que é um cookie?


Cookies são pequenos arquivos de texto armazenados em seu navegador ou dispositivo. Eles permitem que determinadas informações sobre Você sejam coletadas. Por exemplo, é por meio de um cookie que podemos identificá-lo como um sendo o mesmo visitante caso Você retorne ao nosso website.


Os cookies geralmente têm uma data de expiração. Alguns cookies são excluídos automaticamente quando Você fecha o navegador (os chamados cookies de sessão), enquanto outros podem ser armazenados por mais tempo no dispositivo até serem excluídos manualmente (os chamados cookies persistentes).


Por que usamos cookies?


A Hapvida utiliza os seguintes tipos de cookies em seus websites:


  • cookies estritamente necessários: garantem que nosso website funcione corretamente. Por isso, não é possível recusar estes cookies se Você quiser visitar nossa Website.
  • cookies de funcionalidade: permitem a implementação de funcionalidades otimizadas no website (p. ex. visualização de vídeos).
  • cookies de desempenho: permite a coleta de informações estatísticas sobre como nosso website é utilizado (p. ex. quantas vezes determinada página ou funcionalidade foi acessada), a fim de que possamos melhorar nosso website e para que possamos entender o perfil de nossos usuários.
  • cookies de publicidade: permitem a disponibilização de ofertas de produtos e serviços, de acordo com seus interesses.
  • cookies de redes sociais: cookies de mídias sociais: para habilitar plugins de determinadas redes sociais, quando o usuário escolhe acessar nosso site por meio dessas redes.


Assim, caso Você deseje recusar a instalação desses cookies no seu dispositivo, acesse a qualquer momento nosso Aviso de Cookies para configurar os cookies utilizados.


Importante esclarecer que a Hapvida não se responsabiliza pelo uso de cookies por terceiros. Fique atento, pois os cookies colocados por terceiros podem eventualmente continuar a monitorar as suas atividades online mesmo depois de ter saído do nosso website, sendo recomendável que Você limpe seus histórico de navegação regularmente pelas configurações do seu navegador.

Com quem a Hapvida compartilha os seus dados?

A Hapvida poderá operar em conjunto com outras empresas para que ela possa fornecer os seus Serviços. Quando o compartilhamento dos seus Dados Pessoais for necessário adotaremos, sempre que for possível, mecanismos de anonimização ou pseudonimização desses Dados.

 

Utilizamos cláusulas sobre proteção de dados pessoais em nossos contratos com terceiros, visando preservar ao máximo a sua privacidade e a segurança da informação. 

 

Nós poderemos vir a compartilhar seus Dados Pessoais nos seguintes casos:

 

  • Nossos Fornecedores: Temos determinadas categorias de fornecedores que precisamos contratar para oferecer os nossos Serviços, e alguns deles podem tratar em nosso nome os Dados Pessoais que recebemos. Por exemplo, contratamos os serviços de call center para nos auxiliar no seu atendimento. Da mesma forma, contratamos serviços de diversos outros terceiros como de auditoria, advocatícios e serviços de hospedagem em nuvem, por exemplo.    
  • Hospitais, Clínicas e Laboratórios: Quando Você é um beneficiário dos nossos Planos de Saúde e Odontológicos, para que possamos prestar devidamente nossos Serviços, é necessário compartilhar determinadas informações com os hospitais, clínicas e laboratórios de sua escolha sobre seus procedimentos para que possamos liberar sua realização por meio do seu Plano de Saúde ou Odontológico e fazer seu reembolso. 
  • Empresa onde Você trabalha: Se a empresa onde Você trabalha contratou nossos Serviços de Plano de Saúde e Odontológico, é possível que determinadas informações sejam compartilhadas com sua empresa para que Você possa exercer seus direitos relacionados ao nosso contrato.  
  • Para resguardar e proteger direitos da Hapvida: A Hapvida se reserva no direito de acessar, preservar e fornecer quaisquer Dados e informações sobre Você, caso sejam necessários para cumprir uma obrigação legal ou uma ordem judicial; para fazer cumprir ou aplicar nossos contratos; ou proteger os direitos, propriedade ou segurança da Hapvid a, bem como de nossos funcionários e/ou outros usuários. Por exemplo, podemos compartilhar determinadas informações com o Ministério Público e/ou com a polícia quando solicitado por esses órgãos, apenas na medida do que for autorizado legalmente. 
  • Empresas pertencentes ao grupo societário Hapvida: Podemos transferir os Dados entre as empresas pertencentes ao grupo societário da Hapvida para ofertar nossos Serviços. Todas as nossas empresas estão sujeitas a obrigações contratuais nas quais se comprometem a tratar seus Dados Pessoais com o mesmo nível de segurança e de acordo com as legislações aplicáveis.

Quais são os direitos dos Titulares de dados?

Você, como titular dos Dados Pessoais, possui direitos relativos à privacidade e à proteção dos seus Dados. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar como Você pode exercê-los junto à Hapvida. A lei brasileira lhe garante os seguintes direitos:


Direito
Conceito
Requisição de acesso aos seus Dados Pessoais

Este direito permite que Você possa obter informações sobre como seus Dados Pessoais são utilizados, com quem eles são compartilhados, e o de requisitar uma cópia dos mesmos, respeitando eventuais direitos de propriedade intelectual.

Requisição de retificação dos seus Dados Pessoais
Este direito permite que Você, a qualquer momento, solicite a correção e/ou retificação dos seus Dados Pessoais, caso Você identifique que alguns deles estão incorretos
Requisição de exclusão ou cancelamento dos seus Dados Pessoais
Este direito permite que Você solicite a exclusão dos seus Dados Pessoais, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de Dados ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos
Direito de objeção ao tratamento de Dados Pessoais

Você também tem o direito de contestar onde e em que contexto a Hapvida trata seus Dados Pessoais para diferentes finalidades. Em determinadas situações, podemos demonstrar que tem motivos legítimos para tratar seus Dados

Solicitar a portabilidade
Você tem o direito de solicitar que seja entregue a Você, ou a terceiros que Você escolher, seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável, respeitando eventuais direitos de propriedade intelectual
Direito de retirar o consentimento a qualquer momento

Você tem o direito de retirar o seu consentimento, no entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer processamento realizado antes de Você retirá-lo. 

Se Você retirar o seu consentimento, talvez determinados serviços sejam interrompidos

Direito a revisão de decisões automatizadas

Você também tem o direito de solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de seus Dados Pessoais que afetem seus interesses


Talvez seja necessário solicitar informações específicas suas para nos ajudar a confirmar sua identidade e garantir o exercício dos seus direitos como Titular. Esta é uma medida de segurança para garantir que os Dados Pessoais não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também contatar o controlador para obter mais informações em relação à sua solicitação, a fim de acelerar nossa resposta. 


Caso Você tenha alguma dúvida sobre essas questões e sobre como Você pode exercer esses direitos, recomendamos que Você entre em contato com o responsável por fornecer o seu plano de saúde e/ou seu empregador, os quais são os controladores dos seus Dados Pessoais.

Por quanto tempo os dados serão armazenados?

Nós manteremos seus Dados Pessoais somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades estabelecidas a fim de fornecermos nossos Serviços, e, inclusive, para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes. 

 

Para determinar o período de retenção adequado para os Dados Pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos Dados Pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus Dados Pessoais, a finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, e os requisitos legais aplicáveis.

 

Após encerradas todas as finalidades que justificavam o tratamento dos Dados nos nossos sistemas, eles serão eliminados e/ou anonimizados, observando os meio técnicos disponíveis, salvo se for necessária a sua manutenção para cumprimento de obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Como funciona a Segurança da Informação na Hapvida?

A Hapvida toma providências técnicas e organizacionais para proteger seus Dados Pessoais contra perda, uso não autorizado ou outros abusos. Os Dados são armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

 

Com a finalidade de garantir a segurança de seus Dados Pessoais em nossos sistemas, adotamos as melhores práticas de segurança da informação disponíveis, incluindo:

 

  • A utilização de criptografia para transmissão e armazenamento de determinados dados pessoais;
  •  Adoção de controles de acesso rigorosos aos dados pessoais armazenados nos sistemas;
  •  Utilização de mecanismos técnicos contra acesso não autorizado aos sistemas por meio de firewalls, anti-malware, entre outros; e
  •  Implementação procedimentos preventivos contra incidentes de segurança da informação.

 

Nós nos esforçamos para proteger a privacidade de seus Dados Pessoais, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entrada ou uso não autorizado de conta, falha de hardware ou software e outros fatores podem comprometer a segurança dos seus Dados Pessoais.

 

Caso Você identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança da informação da Hapvida, por favor entre em contato conosco.

Transferência Internacional

A Hapvida possui sua sede no Brasil e todos os seus dados estão armazenados em servidores cuja infraestrutura está localizada no Brasil. Portanto, os Dados que coletamos são regidos e protegidos pela lei brasileira. 

 

Em determinadas situações podemos contratar parceiros e fornecedores que estão localizados no exterior. Nessas situações específicas seus Dados podem ser transferidos para tais países e poderão estar sujeitos à legislação local e regras pertinentes.

Como falar com a Hapvida?

Se Você tiver quaisquer outras dúvidas sobre como utilizamos seus Dados, comentários ou sugestões relacionados a esta Política, ou, ainda, Você acredita que seus Dados Pessoais foram usados de maneira incompatível com esta Política de Privacidade ou com legislação sobre proteção de Dados Pessoais, Você pode entrar em contato com nosso time por:

 

Encarregado de Proteção de Dados: Tatiana Moreira de Souza

Fale conosco sobre privacidade: http://bit.ly/privacidadehapvida

Atualizações dessa Política

Como estamos sempre buscando melhorar nossos Serviços e práticas de governança em privacidade e proteção de dados pessoais, esta Política pode passar por atualizações, visando fornecer a Você mais segurança. 

 

É por isso que recomendamos que Você acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre as modificações. Para facilitar, indicamos no final do documento a data da última atualização.

28/10/2022 14:45:37