Dúvidas

Adesão ao Plano

  • Quem pode ingressar em um plano Hapvida +Odonto?

    O plano oferece o tipo de contratação individual ou familiar. No plano coletivo por adesão, indivíduo com vínculo à pessoa jurídica por relação profissional, classista ou setorial. Já no plano coletivo empresarial, indivíduo com vínculo a pessoa jurídica por relação empregatícia ou estatutária. 

    Você pode entrar em contato através do Call Center 24h no número 4002 2722 ou através do 0800 284 9131.

Aposentados ou demitidos

  • Se aposentou ou foi desligado da sua empresa? Saiba como continuar com seu plano:

    Se você foi demitido sem justa causa e contribuiu no pagamento de seu plano de saúde, você tem até 30 dias do seu afastamento para continuar com benefício.

    Veja a documentação necessária:

    APOSENTADOS:

    - Termo de Aposentadoria;

    - Comprovante de residência;

    - CPF e RG do titular e dependentes maiores de 18 anos;

    - Certidão de nascimento (no caso de dependentes menores de idade);

    - Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável (Caso tenha cônjuge);

    - Termo (Opção de Manutenção do Beneficiário do plano Hapvida);

    - Carteira profissional (página da carteira profissional que contem a assinatura do beneficiário e da qualificação civil, página que possui o registro de contrato com a empresa, página seguinte do registro, enviar a página se houver ressalva na carteira);

    - Contra-cheque  (3 últimos)

    DEMITIDOS SEM JUSTA CAUSA:

    -Rescisão assinada e homologada pela empresa;

    -Comprovante de residência;

    -CPF e RG do titular e dependentes maiores de 18 anos;

    -Certidão de Nascimento (no caso de dependentes menores de idade);

    - Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável (Caso tenha cônjuge);

    - Termo (Opção de Manutenção do Beneficiário do plano Hapvida);

    - Carteira profissional (página da carteira profissional que contem a assinatura do beneficiário e da qualificação civil, página que possui o registro de contrato com a empresa, página seguinte do registro, enviar a página se houver ressalva na carteira);;

    - Contra-cheque (3 últimos)

    CONDIÇÕES

    -O beneficiário deverá comparecer para firmar novo contrato até 30 dias da data da sua rescisão, caso tenha contribuído no pagamento do seu plano, veja locais:

    Juazeiro do Norte - Rua Pe. Cícero, 529, Centro.
    Campina Grande (PB) - Rua Dr. Severino Cruz, 277, Centro.
    Manaus: Rua João Valério, 606, São Geraldo
    Belém: Tv. Lomas Valentinas, 1176, Pedreira
    São Luís: Av. Guaxenduba, 260, Centro
    Teresina: Rua Eliseu Martins, 1672, Centro
    Fortaleza: Avenida Heráclito Graça, 406, Centro
    Natal: Rua Felipe Camarão, 417, Cidade Alta
    Mossoró: Av. Augusto Severo, 237, Centro
    Paraíba: Av. Julia Freire, 1058, Expedicionários
    Recife: Rua Pacífico dos Santos, 25, Boa Vista
    Maceió: Av. Comendador Francisco Amorim Leão, 430, Farol
    Aracaju: Rua Campo do Brito, 1180, São José
    Salvador: Av. Vasco da Gama, 206, Engenho Velho de Brotas

    - Para os clientes que não estiverem na área de abrangência das sedes citadas (Norte e Nordeste) você poderá realizar a solicitação através do e-mail aposentados_demitidos@hapvida.com.br 

    - A solicitação via e-mail só é válida para quem não estiver nas localidades informadas acima.
    -Clique aqui, preencha o formulário de adesão e envie escaneado para o e-mail aposentados_demitidos@hapvida.com.br juntamente com as demais documentações informadas. 

    - A empresa deverá realizar o pré-cancelamento do beneficário no site e enviar o termo de Opção de Manutenção do Beneficiário carimbado e assinado pelo usuário e pela empresa com até 30 dias de afastamento.

    IMPORTANTE

    Em caso de migração de carteira, incluir no envio o documento comprobatório da operadora de origem que o usuário ainda possui tempo remanescente de beneficio a ser cumprindo.

    Passado o prazo de 30 dias do afastamento, o beneficiário perde totalmente o direito da continuidade do plano. A coparticipação NÃO é uma forma de contribuição, por isso não entra nesta condição.

Cancelamento

  • Cancelar o plano exime o cliente do pagamento?

    Para o período seguinte sim.

    Para os serviços já executados até a data da solicitação do cancelamento, incluindo período de cobertura ao qual não foi solicitado serviço, faz-se necessário pagamento dos vencimentos, como uma fatura normal, inclusive relativos a coparticipação.

  • Com o cancelamento do plano e na necessidade de uma nova adesão em um novo contrato, como irá ficar a carência?

    Novo cumprimento de períodos de carência;

    Perda do direito ao exercício da portabilidade de carências (quando aplicável);

    No preenchimento de nova declaração de saúde e, caso haja doença ou lesão preexistente (DLP), no cumprimento de cobertura parcial temporária (CPT), por um período ininterrupto de até 24 meses, a partir da data da contratação ou adesão em novo plano, a suspensão de: procedimentos de alta complexidade (PAC), leitos de alta tecnologia e procedimentos cirúrgicos.

    Perda imediata do direito de remissão, quando houver, devendo o beneficiário arcar com o pagamento de um novo contrato de plano de saúde que venha a contratar. Remissão é a continuidade do atendimento aos dependentes após a morte do titular, por períodos que variam entre 3 e 5 anos, sem cobrança de mensalidades, constante em alguns contrato de planos de saúde.

  • Como faço para cancelar meu contrato ou excluir alguém do contrato?

    Qualquer alteração no contrato deverá ser solicitada pelo titular do plano contratado.

    - O cancelamento do contrato e/ou exclusão de dependente(s) pode ser feito presencialmente em uma de nossas Centrais de Atendimento; 

    - Por meio de atendimento telefônico, através dos números  4020-1885 (contratos de assistência médica com ou sem odontologia) e 4020-3255 (contratos de assistência exclusivamente odontológica). O horário de funcionamento é de 8h às 20h de segunda a sexta e de 8h às 16h aos sábados (exceto aos domingos e feriados nacionais);

    - Também pode entrar em contato com o nosso atendimento on-line através do nosso chat ou entrar em contato com o nosso SAC para realizar a sua solicitação. Hapvida SAC 24h (exclusivo para telefones fixos): 0800 280 9130. Hapvida +Odonto SAC 24h: 0800 275 9092;

    - Por meio da página da Hapvida (www.hapvida.com.br)  mediante acesso PIN-SS (Portal de Informações do Beneficiário), no seguinte link: https://www.hapvida.com.br/pls/webhap/pk_portal_transparente.login .

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):

    Por favor entrar em contato com o RH da sua empresa.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):

    Por favor entrar em contato com a sua Administradora.

  • Depois de solicitado cancelamento, qual o prazo para ele efetivamente estar cancelado?

    A solicitação de cancelamento do contrato ou exclusão de beneficiário têm efeito imediato e caráter irrevogável, a partir da ciência da operadora ou da administradora de beneficiários.

    Portanto, a reativação em caso de arrependimento não será possível.

  • Quem poderá solicitar o cancelamento?

    Se o plano é individual (pessoa física):

    Esse serviço é regulamentado conforme a ANS e trata-se de uma rescisão unilateral do(s) contrato(s), devendo ser realizado apenas a pedido do cliente titular do plano.

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):

    Por favor entrar em contato com o RH da sua empresa.

    Se o plano é empresa com recibo (pessoa jurídica):

    Seguir a mesma orientação do plano individual.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):

    Por favor entrar em contato com a sua Administradora.

  • Quem poderá solicitar o cancelamento do plano, no caso de falecimento do titular do plano?

    Se o plano é individual (pessoa física):

    Caso o paciente falecido for o titular do plano, o cancelamento poderá ser solicitado por um familiar próximo.

    - Por meio de atendimento telefônico, através do número 4020-3255 (contratos de assistência exclusivamente odontológica). O horário de funcionamento é de 8h às 20h de segunda a sexta e de 8h às 16h aos sábados (exceto aos domingos e feriados nacionais);

    - Também pode entrar em contato com o nosso atendimento on-line através do nosso chat ou entrar em contato com o nosso SAC para realizar a sua solicitação. Hapvida +Odonto SAC 24h: 0800 275 9092;

    Se o plano é empresa (pessoa jurídica):

    Por favor entrar em contato com o RH da empresa.

    Se o plano é empresa com recibo (pessoa jurídica):

    Seguir a mesma orientação do plano individual.

    Se o plano é através de uma Administradora de Benefícios (coletivo por adesão):

    Por favor entrar em contato com a Administradora.

Carência

  • O que é carência?

    É o tempo de plano a ser cumprido para começar a utilizar os benefícios médicos do seu plano de saúde. Esses prazos estão estipulados na cláusula “DAS CARÊNCIAS” do seu contrato. 

    Assim como ocorre no plano de saúde, no plano odontológico os períodos de carência são informados no contrato.

    A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) define carência como período para começar a usar o plano.

     

  • Qual é o prazo de carência para o plano odontológico?

    Atendimentos de urgência ou emergência são fornecidos a partir de 24 horas após a efetivação do contrato. Para início do tratamento eletivo é necessário que o cliente tenha cumprido o prazo de carência de 60 (sessenta) dias.

Carteira Online

  • Como retiro minha carteira online?

    Acesse o nosso site, clique em Portal do Cliente e preencha com o seu CPF e data de nascimento. Quando acessar, aparecerá um campo chamado "Carteira Online", no qual você deve clicar para imprimir a carteira do titular e/ou dependente.

Consultas

  • Como faço para marcar minha consulta odontológica?

    As consultas podem ser marcadas pelo site https://www.hapvida.com.br/site/maisodonto, terminais de autoatendimento (Totens) presentes em nossa rede de atendimento ou através do Call Center 24h no número 4002 2722 (Capitais e Região Metropolitana) ou 0300.313.9094 (Outras localidades). 

  • Não vou poder comparecer à minha consulta odontológica, como faço para desmarcá-la?

    Você pode desmarcar sua consulta através do nosso site https://www.hapvida.com.br/site/maisodonto, terminais de autoatendimento (Totens) presentes em nossa rede de atendimento ou através do Call Center 24h no número 4002 2722 (Capitais e Região Metropolitana) ou 0300.313.9094 (Outras localidades). 

  • No dia da minha consulta odontológica, que documentação devo levar?

    Você deve levar documento com foto. Dê preferência ao RG.  

    Certidão de Nascimento para menores de 18 anos que não possuem carteira de identificação com foto, junto com a identidade do responsável.

  • Tenho uma consulta de retorno, é necessário marcar?

    Sim, toda consulta deve ser marcada.

Gestantes

  • Estou gestante. Posso ter atendimento normalmente?

    O dentista precisará utilizar anestésicos específicos e evitar exposição radiográfica. Por isso ele tem que estar ciente da gestação. Alguns procedimentos devem ser adiados ou precisarão da autorização do obstetra para realização.

Imposto de Renda

  • É possível separar o Imposto de Renda por beneficiários do plano?

    Não, o informe de rendimentos sempre será emitido no nome do titular do plano que é o responsável financeiro pelo contrato.

  • Não sou titular do contrato e preciso do informe de rendimentos no meu nome, é possível?

    Não, o informe de rendimentos sempre será emitido no nome do titular do plano que é o responsável financeiro pelo contrato.

  • O informe de rendimentos do plano de saúde e plano odontológico são emitidos juntos?

    Se você tem um único contrato com saúde e odontologia será emitido um único informativo no site Hapvida. Se você possui apenas o contrato odontológico será emitido somente o informativo do plano odonto no site Hapvida+Odonto.

Início de Tratamento

  • Como faço para saber sobre a cobertura do meu plano odontológico?

    Os dados sobre cobertura contratual podem ser acessados via campo CLIENTE na área PIN-SS (Portal de Informações do Beneficiário da Saúde Suplementar) em nosso site www.hapvida.com.br

    Caso permaneça alguma dúvida, pedidos que entre em contato conosco nos números abaixo: 

    Call Center (Capitais): 4002.2722 

    Call Center (Interior): 0300 313.9094

  • Como inicio meu tratamento?

    Inicialmente, você deve marcar uma consulta com um de nossos prevencionistas. Ele dará início ao seu tratamento e lhe encaminhará para o dentista especializado.

  • O dentista que realiza meu tratamento hoje não é credenciado ao Hapvida +Odonto. Como devo proceder?

    Agende sua consulta em nossa rede credenciada, onde você poderá dar continuidade ao seu tratamento na especialidade desejada.

Pagamento

  • Boleto: Onde posso solicitar a emissão da 2ª via do boleto de pagamento no caso de não recebimento ou perda?

    A 2ª via do boleto pode ser retirada no site, no campo  2ª Via de Boleto ou nos Terminais de Autoatendimento (Totens) da unidade Hapvida mais perto de você.

    O Titular do plano também pode entrar em contato com a nossa central para solicitar a 2ª via através dos telefones abaixo: 

    Call Center (Capitais): 4002.2722 

    Call Center (Interior): 0300 313.9094 

     

    Plano Empresa 

    O responsável pela empresa deve acessar o site. É necessário que o responsável tenha o código da empresa para ter acesso à emissão do boleto.

Programa de Prevenção

  • Quais os procedimentos são feitos na prevenção?

    A cada 6 meses um atendimento preventivo é realizado. A prevenção contempla os seguintes procedimentos:

    • Limpeza;
    • Remoção de tártaro;
    • Aplicação de flúor;
    • Remoção da placa bacteriana e possíveis manchas;
    • Instrução para a correta higiene bucal. 

Reajuste

  • Quando ocorre o reajuste do plano exclusivamente odontológico?

    O reajuste é anual, ou seja, no aniversário da assinatura do contrato. 

    O índice percentual é o estabelecido pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). 

    Esta informação está presente na cláusula “Reajuste” do contrato.

Rede Credenciada

Urgência

  • Quais procedimentos posso realizar na urgência?

    Qualquer procedimento que cause dor, entre eles: controle de hemorragias, drenagem de abscessos, fraturas dentárias, e reimplantes de dentes avulsionados. 

    Não serão realizados na urgência procedimentos eletivos como canais, restaurações e demais onde o cliente pode se programar para tratar.