Perguntas Frequentes

Alteração de Titularidade

  • Como faço para alterar a titularidade do meu plano Hapvida?

    Se seu plano é individual (pessoa física):

    Qualquer alteração de contrato deverá ser feita pelo titular do plano contratado.
    Caso o titular não possa comparecer, um terceiro, munido de procuração específica registrada em cartório, poderá solicitar qualquer alteração cadastral.
    Em caso de falecimento do titular, o dependente do plano deverá se dirigir ao Atendimento do Cadastro da sua filial e apresentar o atestado de óbito do titular do plano.

    Se seu plano é empresarial (pessoa jurídica):

    Procure o RH de sua empresa.

Autorização

  • Meu médico solicitou uma cirurgia, como devo proceder?

    Com a guia do Hapvida totalmente preenchida pelo médico solicitante, vá até uma central de autorização, portando também a carteirinha do plano, RG, exames complementares e laudos, caso haja, relacionados ao procedimento cirúrgico. É muito importante que você mesmo, que fará o procedimento, esteja presente na central de autorização para ser periciado, caso seja necessário.

  • Não posso comparecer no posto de autorização, como devo proceder?

    Um representante deve comparecer ao posto de autorização munido de carteira do plano e documentação pessoal do usuário  (RG ou CPF) e, então, solicitar a autorização do procedimento.

     

    IMPORTANTE: usuários que se encontram em carência, que necessitem de avaliação da auditoria médica ou que necessitem de perícia médica no processo de autorização de cirurgias eletivas, deverão comparecer pessoalmente ao setor de autorização, não podendo ser representados. Os suários menores de 18 anos deverão estar acompanhados do seu responsável legal. 

  • Quais os exames que posso autorizar e marcar pelo Contact Center?

    Os seguintes procedimentos:

     

    •    Holter 24hs

    •    Teste ergométrico

    •    Monitoração Ambulatorial de Pressão Arterial (MAPA)

    •    Ultrassonografia morfológica 

    •    Ultrassom transvaginal 

    •    Ultrassom abdominal

    •    Ultrassonografia obstétrica 

    •    Ultrassonografia obstétrica com Dopller colorido

    •    Ultrassonografia mamária 

    •    Mamografia

    •    Endoscopia 

    •    Biópsia da endoscopia (Deve ser marcada junto com a endoscopia)

    •    Ultrassonografia MMII (Estudo de 3 ou mais vasos – varizes)

    •    Densitometria óssea

    •    Ecocardiograma e Ecocardiograma com fluxo à cores 

    •    Ecodoppler fetal

    •    Teste de uréase para h-pylori 

    •    Raio-X simples e contrastado 

    •    Audiometria tonal

    •    Audiometria vocal

    •    Impedanciometria 

    •    Remoção de cerume

    •    Teste vestibular 

    •    Eletroencefalograma em vigília

    •    Eletroencefalograma em sono

    •    Eletroencefalograma em sono e vigília 

    •    Acuidade visual 

    •    Campimetria manual 

    •    Curva tensional 

    •    Mapeamento de retina 

    •    Tonometria  

    •    Motilidade ocular 

    •    Exercício ortóptico 

    •    Retinografia 

    •    Paquimetria ultrassonica 

  • Quais os procedimentos devo autorizar nos postos de autorização?

    Somente os procedimentos eletivos devem ser autorizados nas centrais de atendimento, como tomografia, ressonâncias, pequenas cirurgias e cirurgias eletivas.

  • Qual a documentação que devo levar para autorizar os meus procedimentos?

    Você deve levar a carteirinha de usuário do plano, documento de identificação com foto (RG) e guia do Hapvida totalmente preenchida pelo médico. Quando se tratar de exames complexos ou cirurgias, levar os exames anteriores já realizados.

Bebê Hap

  • O que é o Bebê Hap?

    Plano com Obstetrícia:

     

    A beneficiária que tiver o plano Hapvida, com obstetrícia e com carência cumprida para parto, terá até 30 dias após o nascimento de seu filho para fazer a inclusão da criança no plano Hapvida e torná-lo um “Bebê Hap”. Com isso, o recém-nascido não cumprirá qualquer tipo de carência.

     

    No caso de plano empresarial (Pessoa Jurídica), a inclusão do recém-nascido deverá ser realizada diretamente com o RH da sua empresa, em até 30 dias do nascimento da criança.

     

    Lembre-se: O prazo é de no máximo 30 dias após o nascimento. Caso você perca o prazo, já não será possível a inclusão do seu filho como Bebê Hap. Ele poderá ser incluído no plano Hapvida como seu dependente, porém deverá cumprir todas as carências estipuladas pelo seu contrato. 

     

    Plano sem Obstetrícia:

     

    Se você é beneficiária (independente do sexo) do Hapvida, mas o seu plano não tem cobertura para o módulo obstetrícia, faça a adesão da cobertura obstétrica antes do nascimento da criança, para que o seu recém-nascido possa ser beneficiado com o tempo de carência do seu módulo obstetrícia;

  • Qual a documentação necessária para a inclusão do bebê no plano?

    Plano Individual: Caso o titular do plano não possa comparecer à nossa administração para a inclusão do recém-nascido, deverá encaminhar uma declaração escrita a próprio punho, assinada com reconhecimento de firma em cartório, autorizando a inclusão do bebê, com cópia do RG, que será o valor da tabela vigente e certidão de nascimento do bebê. Caso possa comparecer, deverá levar o seu RG e a carteira de usuário do Hapvida.

     

    O cliente receberá boleto para pagamento da primeira mensalidade do BEBÊ que deverá ser efetuado SOMENTE nas redes bancárias e casas lotéricas.  
     

     

    Plano empresa: A usuária deve se dirigir ao setor de RH da sua empresa, pois a inclusão do Bebê Hap neste caso será feita pela própria empresa.

     

Boleto

  • Como faço para alterar a data de vencimento do meu boleto?

    Para clientes de plano individual, essa mudança deverá ser realizada pelo titular do contrato no atendimento do cadastro de sua filial, de posse do RG e comprovante de pagamento (boleto) em dia.

    Para clientes de plano empresa, favor entrar em contato com nossa equipe de relacionamento empresarial.

    Se por algum motivo o titular não puder comparecer, um representante só fará essa alteração com um procuração específica autenticada em cartório. 

     

    IMPORTANTE: Após a mudança da data de vencimento solicitada pelo beneficiário, o mesmo deverá arcar com o custo dos dias proporcionais devido à alteração.

  • Como faço para pagar um boleto em atraso?

    O boleto pode ser retirado pelo site do Hapvida no campo 2ª via de boleto. O vencimento do boleto sairá prorrogado automaticamente para o dia seguinte à emissão e os juros já inclusos no valor da fatura. O boleto também pode ser retirado nos Terminais de Autoatendimento (Totens) da unidade Hapvida mais perto de você . Após a impressão do boleto pode ser pago em bancos ou casas lotéricas.

     

  • Como faço para solicitar o serviço de débito em conta para minha fatura Hapvida?

    Para solicitar a inclusão do serviço de débito em conta , o titular deverá comparecer à sede administrativa da sua filial, trazendo RG e comprovante de dados bancários (preferencialmente cartão bancário com as informações de agência e conta bancária). A conta deverá ser do titular do plano. A solicitação também pode ser feita pelo titular através do SAC Hapvida no 0800 280 9130.

  • Está precisando falar com a Central de Negociação?

    Ligue no número 4020.9093 

    Horário de atendimento:

    Segunda a sexta das 08h às 20h

    Sábados de 10h às 16h

  • Onde posso pagar o meu boleto Hapvida?

    Os boletos podem ser pagos em bancos e casas lotéricas.

  • Onde posso solicitar a emissão da 2ª via do boleto de pagamento?

    A 2ª via do boleto pode ser retirada no site do Hapvida, no campo  2ª Via de Boleto ; ou nos Terminais de Autoatendimento (Totens) da unidade Hapvida mais perto de você .

  • Quais são as datas disponíveis para o vencimento do boleto?

    As datas disponíveis são dia 5, 10, 15, 20,25 e 30.

Cancelamento

  • Cancelar o plano, exime o beneficiário do pagamento?

    Para o período seguinte sim.

    Para os serviços já executados até a data da solicitação do cancelamento, incluindo período de cobertura ao qual não foi solicitado serviço, ainda faz-se necessário pagamento dos vencimentos, como uma fatura normal, inclusive relativos a coparticipação.

  • Com o cancelamento do plano e na necessidade de uma nova adesão em um novo contrato, como irá ficar a carência?

    Novo cumprimento de períodos de carência;

    Perda do direito ao exercício da portabilidade de carências (quando aplicável);

    No preenchimento de nova declaração de saúde e, caso haja doença ou lesão preexistente (DLP), no cumprimento de cobertura parcial temporária (CPT), por um período ininterrupto de até 24 meses, a partir da data da contratação ou adesão em novo plano, a suspensão de: procedimentos de alta complexidade (PAC), leitos de alta tecnologia e procedimentos cirúrgicos.

    Perda imediata do direito de remissão, quando houver, devendo o beneficiário arcar com o pagamento de um novo contrato de plano de saúde que venha a contratar. Remissão é a continuidade do atendimento aos dependentes após a morte do titular, por períodos que variam entre 3 e 5 anos, sem cobrança de mensalidades, constante em alguns contrato de planos de saúde.

  • Como faço para cancelar meu contrato ou excluir alguém do contrato?

    O cancelamento do contrato e/ou exclusão de beneficiário(s) pode ser feito:

    • Presencialmente,  em uma de nossas centrais de atendimento;
    • Por meio de atendimento telefônico, através dos números  4020-1885 (contratos de assistência médica com ou sem odontologia) e   4020-3255 (contratos de assistência exclusivamente odontológica);
    • Por meio da página da Hapvida (www.hapvida.com.br) , mediante acesso PIN-SS ( Portal de Informações do Beneficiário), no seguinte link: https://www.hapvida.com.br/pls/webhap/pk_portal_transparente.login .
  • Depois de solicitado cancelamento, qual o prazo para ele efetivamente estar cancelado?

    A solicitação de cancelamento do contrato ou exclusão de beneficiário têm efeito imediato e caráter irrevogável, a partir da ciência da operadora ou da administradora de beneficiários.

    Portanto, a reativação em caso de arrependimento não será possível.

  • Quem poderá solicitar o cancelamento?

    Esse serviço é regulamentado conforme a ANS e trata-se de uma rescisão unilateral do(s) contrato(s) de plano de saúde, devendo ser realizado apenas a pedido do beneficiário Titular.

Carência

  • O que é carência?

    É o tempo de plano a ser cumprido para começar a utilizar os benefícios médicos do seu plano de saúde. Esses prazos estão estipulados na cláusula “DAS CARÊNCIAS” do seu contrato. 

  • Quais são os prazos de Carência?

    Esses prazos estão estipulados na cláusula “DAS CARÊNCIAS” no seu contrato firmado com o Hapvida.

Consultas

  • Após consulta oftalmológica, uma vez receitado os óculos de grau, no caso de revisão destes óculos, será necessário marcar uma nova consulta com o oftalmologista?

    Não, basta que você se dirija ao mesmo local da consulta oftalmológica, com os óculos e a receita, de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.

  • Como posso ver os médicos da Rede Própria de Atendimento do Hapvida?

     Acesse o Guia Médico Online e tenha a listagem completa de médicos, clínicas, laboratórios e hospitais do Hapvida.

    O guia médico também está disponível no nosso APP:

    Clique para baixar:

    Google Play 

    App Store 

    Windows Store 

  • Não vou poder comparecer à minha consulta, como faço para desmarcá-la?

    Você pode desmarcar sua consulta através do nosso site, aplicativo Hapvida, terminais de autoatendimento (Totens) na nossa rede própria (clique aqui) ou ligando para o nosso Contact Center 24h (discagem direta, sem DDD) através dos números 4002.3633 e 4020.3633 para as capitais; 4002.2870,somente para Recife; e 0300 313 3633 para cidades do interior.

    Saiba mais no nosso vídeo:

  • No dia da consulta, com quanto tempo de antecedência devo chegar para o atendimento?

    O ideal é que você chegue 15 minutos antes do horário marcado.

  • Onde posso marcar a minha consulta?

    Você tem várias opções para marcar sua consulta:

    - Pelo nosso aplicativo HAPVIDA. 

    Clique nas opões abaixo para baixar:

    Google Play 

    App Store 

    Windows Store 

    - No site do Hapvida, acessando Marcação de Consultas

    -Terminais de Autoatendimento, em todas as unidades Hapvida (Totens).

    -Contact Center 24h (discagem direta, sem DDD) através dos números, 4002.3633 e 4020.3633 para as Capitais; 4002.2870 somente para Recife; e 0300 313 3633 para quem está no interior.

    Veja o video com mais orientações:

  • Tenho uma consulta de retorno, é necessário marcar?

    Sim, toda consulta tem que ser marcada através site do Hapvida, digitando www.hapvida.com.br e escolhendo o menu Marcar / Visualizar Consulta ou através do Contact Center no número 4002.3633. A exceção é para as consultas obstétricas, que a marcação do retorno acontece na própria Hapclínica.

Data de vencimento

  • Como efetuar a mudança da data de vencimento?

    Para clientes individuais:
    -Alteração de vencimento é feito de forma presencial, pelo titular do contrato ou por um terceiro, munido de procuração específica registrada em cartório;

    -Se, alteração de vencimento menor para maior, haverá cobrança dos dias proporcionais ao novo vencimento. EXEMPLO: se vencimento 10 e solicita-se alteração para o dia 15, será emitido a cobrança dos 5 dias.

    Para os responsáveis por empresas, favor entrar em contato com nossa equipe de relacionamento empresarial

Digitais

  • Caso a minha digital não esteja sendo reconhecida, onde posso recadastrar?

    Nos locais que possuem Setor de Digitais (ver a lista de endereços abaixo) para realizar o recadastramento. De segunda a quinta, das 7h às 17h30 e na sexta-feira, de 7h às 16h30. Em Pernambuco, no Cabo, o recadastramento deve ser feito de segunda a quinta, das 7h às 11h30 e de 13h às 16h30 e na sexta-feira, de 7h às 11h30 e de 13h às 15h30.

    Endereço dos Setores de Digitais:
    Confira a relação das unidades abaixo, onde pode realizar o recadastro:
     
    FORTALEZA - CE      
    Av. Heráclito Graça, 406 - Centro
     
    SOBRAL - CE         
    Rua Coronel Frederico Gomes, 21 - Centro
     
    JUAZEIRO - CE    
    Rua Padre Cícero, 529 - Centro
     
    NATAL - RN      
    Rua Felipe Camarão, 417 - Centro
                               
    Av. Tomaz Landim, 1022 - Jardim Lola
                               
    Rua Presidente Quaresma, 967 - Alecrim
     
    MOSSORÓ - RN    
    Av. Augusto Severo, 237 - Centro
     
    TERESINA - PI      
    Rua Eliseu Martins, 1672 – Centro
     
     BELÉM - PA      
    Rua Claudio Barbosa da Silva,1494 Marituba (Ananindeua)
                               
    Travessa Lomas Valentino, 1140 - Pedreira
     
    SÃO LUIS - MA     
    Av. Kennedy, n°1620 - Fatima
     
    MACEIÓ - AL            
    Rua Francisco Amorim Leão, 430 - Farol
     
    SALVADOR - BA     
    Rua Rio de Janeiro, 253 - Pituba 1
     
    MANAUS - AM   
    Av. João Valério, 68 - São Geraldo
                                  
    Rua Comendador Luis Alexandre Amorim, 5114 - Aparecida
     
    CAMPINA GRANDE -PB  
    Rua Severino Cruz, 277 - Centro
     
    JOÃO PESSOA - PB   
    Av. Júlia Freire, 1058  - Torre
     
    ARACAJU - SE           
    Rua Campos do Brito, 927 - São José
                                     
    RECIFE - PE 
    Rua Pacífico dos Santos, 25 - Paissandu Derby
                         
    Av. Presidente Vargas, 428 - Cabo de Santo Agostinho

     

  • Onde posso cadastrar a digital e qual a documentação necessária?

    A digital é cadastrada no primeiro atendimento, em qualquer prestador da Rede Própria ou Rede Credenciada e o beneficiário terá que apresentar a seguinte documentação:

    Adulto
    Carteira do Plano (Se possuir);
    Documento oficial que possua foto  (RG, Carteira Profissional, Identidade Militar, Habilitação).

    Menor de 18 anos
    Carteira do Plano (Se possuir);
    Documento do beneficiário(a): (RG, Certidão de nascimento);
    Documento do responsável legal maior de 18 anos: (RG, Carteira Profissional, Identidade Militar, Habilitação).
     

  • Sou o titular do plano, posso cadastrar minha digital no lugar da digital do meu dependente?

    Não. Cada cliente deve cadastrar a sua digital, que é sua identificação individual.

  • Tenho consulta marcada, e minha digital não foi reconhecida, terei direito ao atendimento?

    Sim, desde que esteja portando o documento de identificação com foto e para usuário menor de 18 anos de idade que não possui o RG, a certidão de nascimento e o documento de identificação do responsável legal, são obrigatórios. Caberá ao atendente da unidade de atendimento, seguir os protocolos internos para que seu atendimento seja realizado. 

Hapvida+Odonto

  • Como faço para marcar minhas consultas?

    As consultas podem ser marcadas pelo site  (https://www.hapvida.com.br/site/maisodonto), totens de autoatendimento ou através do Contact Center no número 4002 2722 (Capitais e Região Metropolitana) ou 0300.313.9094 (Outras localidades). 

  • No dia da minha consulta odontológica, que documentação devo levar?

    Qualquer documento com foto. Dê preferência ao RG. 

  • Onde posso encontrar a rede credenciada do Hapvida+Odonto?

    Acesse o site (http://www.maisodonto.com/) ou infome-se pelo telefone do Contact Center 4002.2722.

  • Quais procedimentos posso realizar na urgência?

    Qualquer procedimento que cause dor. Entre eles, controle de hemorragias, drenagem de abscessos, fraturas dentárias, e reimplantes de dentes avulsionados. Não serão realizados na urgência procedimentos eletivos como canais, restaurações e demais onde o beneficiário pode se programar para tratar.

  • Qual é o prazo de carência para o plano odontológico?

    Para iniciar qualquer tratamento odontológico pelo plano é necessário que você já tenha cumprido o prazo de dois meses.

Inclusão de Novos Dependentes

  • Como faço a inclusão de novos dependentes?

    Caso você seja o titular de um plano individual, dirija-se ao Atendimento do Cadastro de sua filial, levando a seguinte documentação:

    - RG e CPF dos dependentes maiores de idade, certidão de nascimento dos menores e comprovante de residência.

    Já se você for cliente empresa, dirija-se ao RH da sua empresa para mais informações.

    Atenção: Independente do seu tipo de plano, no momento da inclusão do(s) dependente(s), você será informado sobre as carências que devem ser cumpridas.  

  • Quais os dependentes que posso incluir?

    -Cônjuge ou companheiro(a) desde que comprove esta condição legalmente

    -Os filhos menores, naturais até 21 anos ou até 24 se estiverem cursando a universidade.

    -Os filhos adotivos menores de 12 anos, com aproveitamento das carências já cumpridas pelo usuário

    -Adotante, nos termos do art.12, VII, da Lei 9.656/98.

    -O recém-nascido, filho adotivo ou natural, com isenção de carência (artigo 12, III, alínea “b” da Lei 9656/98), desde que a inscrição ocorra no prazo máximo de trinta dias do nascimento ou da adoção.

    OBS: Será cobrado valor adicional pelo novo dependente, cobrado com tabela vigência a data da inclusão, de acordo com idade e cobertura dos benefícios. Este cumprirá carência para os procedimento a partir da data de sua inclusão.
     

Medicina Preventiva

  • Quais são os grupos de atendimento que existem na Medicina Preventiva?

     Você pode fazer parte dos seguintes grupos da HapPrev, medicina preventiva do Hapvida:

    Bem-Querer: 

    O programa Bem-Querer, da Medicina Preventiva do Hapvida (HapPrev), oferece serviços especializados com o objetivo de minimizar problemas na gestação e com o recém-nascido. Conheça o Programa de Atenção as Gestantes do Hapvida (Bem-Querer);  

    • Central de atendimento às gestantes: por meio de uma central telefônica, operadores e enfermeiro treinados para atender as futuras mamães orientam sobre possíveis complicações da gestação. Ligue 4020 1785
    • Pré natal de alto risco: as gestantes de risco, contam com atenção especializada no HapPrev. O obstetra e equipe multidisciplinar fazem o acolhimento e acompanhamento do pré natal, além de cuidar da saúde da mamãe e do bebê. A gestante pode fazer o teste para saber se sua gestação é de risco através de contato com a Central de Gestantes da HapPrev 4020 1785.
    • Curso para Gestantes com equipe multidisciplinar: o curso para gestantes do Hapvida é um momento especial que foi preparado baseado nos assuntos que mais geram medo e insegurança numa gestante. A inscrição é gratuita e deve ser feita pela Central da Gestante HapVida 4020 1785. Cada gestante tem direito de levar um acompanhante. 
    • Oficinas sobre cuidados com o recém-nascido nas maternidades da rede Hapvida: todas as mamães que têm filho (a) em nossas maternidades, podem participar de oficinas de cuidados com o bebê, orientação sobre amamentação, cuidados no pós-parto e tirar dúvidas com equipe de saúde.

    Geo

    Encarar a balança e fazer as pazes com ela pode até ser difícil, mas não impossível, principalmente com a ajuda do Grupo Terapêutico de Enfrentamento à Obesidade (Geo), da Medicina Preventiva do Hapvida (HapPrev). A proposta é dar suporte, conscientizar e incentivar a reeducação alimentar através do compartilhamento de experiências, informações para o entendimento da obesidade tanto no aspecto psicológico como nutricional. 

    Mãos dadas

    O programa Mão Dadas é um grupo de apoio para pais ou cuidadores de cianças com atrasos ou dificuldades no desenvolvimento global em decorrência de doenças biológicas ou psicológicas específicas que são atendidos pelos especialistas (Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicologia) do ambulatório da HapPrev.

    Primeiros passos

    As mães são orientas com relação a todos os cuidados com o bebê; desde o aleitamento, higiene, alergias, banho-de-sol, até vacinação, testes neonatais( pezinho, olhinho, ouvidinho) e alimentação das lactantes. 

    Reviver

    O Reviver é um grupo com atividades educativas e terapêuticas voltadas para a Promoção da Saúde da Terceira Idade. São realizadas palestras com temas sugeridos pela equipe multidisciplinar, oficinas de memória, dinâmicas de grupos, oficinas expressivas, contoterapia, atividades de sociabilização (passeios e eventos em datas comemorativas), circuitos sensoriais, circuitos psicomotores, oficinas produtivas e Gerontomotricidade.O grupo atende usuários do plano Hapvida com idade a partir de 55 anos. 

    Viva Leve

    É um Grupo Educativo, voltado para pessoas que apresentam diabetes, hipertensão arterial, obesidade ou, apenas, quem busca informações e qualidade de vida. Os encontros contam com uma equipe multidisciplinar – Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Terapia ocupacional e Fonoaudiologia. 

    Caso tenha interesse em participar de algum grupo, você pode marcar o encontro nos totens de autoatendimento nas unidades Hapvida. 

Reajuste

  • Quando são feitos os reajustes e qual é a tabela a ser seguida?

    Se seu plano é individual (Pessoa Física):

    Existem dois tipos de reajuste:

    Reajuste Anual: No aniversário da assinatura do contrato, o índice percentual é o estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

    Reajuste por faixa etária: Este se dá quando o beneficiário muda de faixa etária. Essas faixas são determinadas pela Lei 9656/98.

    Se seu plano é empresarial (Pessoa Jurídica):

    Procure o RH de sua empresa.