Dia Mundial do Sorriso: Importância de cuidar da saúde bucal

26/04/2024

Dia Mundial do Sorriso: Importância de cuidar da saúde bucal

Cuidar do sorriso não é apenas uma questão de estética, mas também de saúde e bem-estar. No Dia Mundial do Sorriso, lembramos da importância de manter a saúde bucal em dia para prevenir doenças e evitar complicações de pacientes com baixa imunidade, HIV e diabetes. 

Escovar os dentes após as refeições e usar o fio dental diariamente são hábitos essenciais que devem estar presentes em nossa rotina. Também é importante ir ao dentista a cada seis meses para manutenção e prevenção de doenças que possam interferir na saúde bucal, como gengivite, periodontite e cárie.

É importante ficar atento a sinais como sangramento na gengiva e mau hálito, que podem indicar problemas bucais sérios. Manter a glicemia controlada e limpar regularmente placas e gengivas também são medidas importantes, especialmente para pessoas com diabetes.

Pessoas com HIV ou lúpus também devem ficar atentas, pois a baixa imunidade aumenta a propensão de doenças bucais, entre elas a candidíase, provocada por um fungo. Qualquer alteração, como feridas que não cicatrizam ou ardência, são também sinais de atenção.

A boca é repleta de bactérias e, em caso de inflamação, elas podem entrar na corrente sanguínea, atingir órgãos como cérebro e coração e gerar complicações; daí a importância de cuidar da saúde bucal. Os pacientes acamados ou internados também estão mais propensos a infecções.

No Dia Mundial do Sorriso, lembre-se que cuidar da saúde bucal é cuidar da saúde como um todo. Uma boca saudável não contribui somente para o bem-estar físico e mental, mas também aumenta a autoestima e proporciona melhor qualidade de vida. 

“Saúde não é a ausência de doença, é o bem-estar físico e mental. E o sorriso é o nosso cartão-postal, a forma de expressar um dos sentimentos mais interessantes: a alegria. Por isso, é importante sempre cuidar dele para se manter saudável e esteticamente satisfatório, já que impacta na autoestima”, conclui a dentista consultora da Hapvida Interodonto, Caroline Cavalcante
 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.