ANS divulga o reajuste anual 2018 referente a planos de saúde individuais

13/07/2018

ANS divulga o reajuste anual 2018 referente a planos de saúde individuais

Anualmente, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) autoriza as operadoras a reajustarem o valor dos planos de saúde. Este ano foi de 10% para planos individuais e familiares contratados a partir de janeiro de 1999. O percentual é válido para o período de maio deste ano a abril de 2019.

  Você sabia?

Existem 2 tipos de reajustes: o anual e o por faixa de idade. Se coincidirem a mudança da faixa de idade e o aniversário do seu plano, você terá dois reajustes no mesmo ano ou até no mesmo mês.

Fique por dentro!

IMPORTANTE: Contratos cujo aniversário é nos meses de maio, junho e julho, não tiveram reajuste anteriormente, com isso a cobrança retroativa iniciará a partir de agosto deste ano, sendo parcelada em 3 vezes.

O que é reajuste anual retroativo?

O reajuste entrou em vigor em maio. Portanto, se o seu contrato foi assinado em maio, junho ou julho, você fará os pagamentos retroativos referentes a este(s) mês(es) no boleto com vencimento em agosto. Se seu contrato foi assinado a partir de agosto, não haverá cobrança do retroativo. Da seguinte forma: 

Contratos com aniversário em maio: será cobrado a diferença retroativa a maio, junho e julho, a partir de agosto, parcelado em 3 vezes;

Contratos com aniversário em junho: será cobrado a diferença retroativa a junho e julho, a partir de agosto, parcelado em 3 vezes;

Contratos com aniversário em julho: será cobrado a diferença retroativa julho, a partir de agosto, parcela em 3 vezes.

Desta forma, as cobranças só acontecerão nos meses de agosto, setembro e outubro, não havendo mais cobranças nos demais meses que seguirão. Veja:

O seu boleto irá detalhar também a cobrança do reajuste. Confira:

  O que é o reajuste por faixa etária?

É o reajuste que ocorre quando você muda de uma faixa de idade para outra. Se seu plano foi contratado após 1º de janeiro de 2004, estas são as faixas:

0 a 18 anos    19 a 23 anos    24 a 28 anos    29 a 33 anos    34 a 38 anos
39 a 43 anos    44 a 46 anos    49 a 53 anos    54 a 56 anos    59 anos ou mais

Se seu plano é anterior a 2004, as faixas etárias são outras. Consulte o seu contrato.

Por que o reajuste?

Todo ano, a ANS atualiza a cobertura dos planos de saúde, disponibilizando novos procedimentos e tratamentos. Além disso, os custos médicos assistenciais têm uma inflação própria, bem acima da inflação geral, fazendo com que o reajuste seja necessário.

Haverá reajuste odontológico?

Se você tem Hapvida+odonto, o reajuste seguirá as condições contratuais, respeitando-se a data base de aniversário do contrato, de acordo com as regras da ANS. Esteja atento ao seu boleto, ele trará todas as informações.

Ainda não tem plano?

Venha para o Hapvida e conte com os cuidados exclusivos do Sistema de Saúde que mais cresce no Brasil.