Confira o reajuste anual 2019 referente a planos de saúde individuais divulgados pela ANS

02/08/2019

Confira o reajuste anual 2019 referente a planos de saúde individuais divulgados pela ANS

Anualmente, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) autoriza as operadoras a reajustarem o valor dos planos de saúde. Este ano o reajuste foi de 7,35% para planos individuais e familiares. O acréscimo é válido para o período de maio deste ano a abril de 2020

  Você sabia?

Existem 2 tipos de reajustes: o anual e o por faixa de idade. Se coincidirem a mudança da faixa de idade e o aniversário do seu plano, você terá dois reajustes no mesmo ano ou até no mesmo mês.

Fique por dentro!

IMPORTANTE: Em julho deste ano de 2019, a ANS divulgou o percentual de reajuste anual de 7,35% dos contratos individuais que fazem aniversário no período de maio/2019 a abril/2020 , permitindo que as Operadoras cobrem a diferença do reajuste que deveria ter sido aplicado nos meses de maio, junho, julho e agosto, de forma retroativa.

O que é reajuste anual retroativo?

O reajuste anual entra em vigor em maio, mas como somente foi divulgado pela ANS em julho, esta permite a sua cobrança retroativa. Assim, se o seu contrato foi assinado em maio, junho, julho ou agosto, você fará os pagamentos retroativos a este(s) mês(es) nos boletos com vencimento a partir de setembro/2019, em 4 (quatro) parcelas. Se o seu contrato foi firmado em setembro, não haverá cobrança retroativa.;

Desta forma, as cobranças só acontecerão nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, não havendo mais cobranças nos demais meses que seguirão. Veja:

O seu boleto irá detalhar também a cobrança do reajuste. Confira:

  O que é o reajuste por faixa etária?

É o reajuste que ocorre quando você muda de uma faixa de idade para outra. Se seu plano foi contratado após 1º de janeiro de 2004, estas são as faixas:

0 a 18 anos    19 a 23 anos    24 a 28 anos    29 a 33 anos    34 a 38 anos
39 a 43 anos    44 a 46 anos    49 a 53 anos    54 a 56 anos    59 anos ou mais

Se seu plano é anterior a 2004, as faixas etárias são outras. Consulte o seu contrato.

Por que o reajuste?

Todo ano, a ANS atualiza a cobertura dos planos de saúde, disponibilizando novos procedimentos e tratamentos. Além disso, os custos médicos assistenciais têm uma inflação própria, bem acima da inflação geral, fazendo com que o reajuste seja necessário.

Haverá reajuste odontológico?

Se você tem Hapvida+odonto, o reajuste seguirá as condições contratuais, respeitando-se a data base de aniversário do contrato, de acordo com as regras da ANS. Esteja atento ao seu boleto, ele trará todas as informações.

Ainda não tem plano?

Venha para o Hapvida e conte com os cuidados exclusivos do Sistema de Saúde que mais cresce no Brasil.