Nanopartículas podem ajudar na saúde dos dentes

01/12/2015

Nanopartículas podem ajudar na saúde dos dentes

Sabe aquele barulho assustador do motorzinho do aparelho de cárie? Ele pode estar com os dias contados. Isso porque os pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisas Estratégicas do Nordeste testam uma fórmula com nanopartículas de prata – partículas 50 mil vezes menores do que a espessura de um fio de cabelo - que tem ação bactericida.

O produto foi capaz de interromper 85% dos processos de cárie uma semana depois da aplicação. “É um resultado muito animador, sobretudo quando levamos em conta que o método pode ser aplicado fora da clínica”, disse o coordenador do Cetene, André Galembeck.

A partir desta constatação, os pesquisadores decidiram usar partículas com dimensões de uma escala equivalente a um bilionésimo do metro, as nanopartículas. “Os estudos mostraram que o produto feito a partir dessa tecnologia tem uma ação mais controlada. Ela mantém a ação bactericida, mas não provoca a escuridão nos dentes, pois o teor de prata é 600 vezes menor do que a formulação tradicional.”

A equipe que trabalha em cooperação com o Cetene, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, concentra agora esforços no desenvolvimento de produtos para prevenção das cáries, feitos a partir das nanopartículas de prata.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.