Doença da urina escura alerta para maior cuidado com a higiene

Doença da urina escura alerta para maior cuidado com a higiene

Depois de comerem peixe, alguns pacientes reclamam de dores abdominais e observam a urina escurecida. A doença, ainda misteriosa, tem sido considerada uma variação da mialgia epidêmica, causada por vírus ou bactéria.

Ainda não há nenhuma confirmação de que somente o peixe contaminado pode causar a enfermidade. Se a doença fosse transmitida pela respiração, o contágio seria muito maior e mais rápido, o que atingiria centenas ou milhares de pessoas rapidamente, por isso, a infecção está mais relacionada ao consumo de alimentos contaminados.

Automedicação

Por se tratar de uma doença nova, sem etiologia definida, a automedicação é ainda mais contraindicada. Diante de sintomas como dores musculares intensas, urina escura, dores nas articulações e sudorese, as pessoas devem procurar o médico para uma melhor avaliação do quadro. É importante que o paciente não tome remédios por sua própria vontade ou qualquer outra medicação, como anti-inflamatórios, para não sobrecarregar o funcionamento dos rins e do fígado.

Prevenção

A higiene sempre é importante. É recomendado lavar bem as mãos e os alimentos antes de preparar as refeições. Além disso, é bom lembrar que o corpo precisa de repouso e hidratação constante, principalmente no verão, pois a desidratação facilita as infecções.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias